Questões de Geografia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No tema transversal Saúde, proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que, ao final do Ensino Fundamental, os alunos sejam capazes de

  • A.

    compreender que a saúde é um direito individual, mediada pelo mercado e pela alta renda; portanto, com formas de acesso diferenciadas.

  • B.

    conhecer e utilizar os diferentes medicamentos, agindo como orientador da saúde da comunidade, principalmente naquela onde o acesso aos serviços de saúde é precário.

  • C.

    defender o direcionamento dos investimentos na saúde para recursos voltados para a promoção do lazer e da cultura, fundamentais para o desenvolvimento de um adolescente.

  • D.

    compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva.

  • E.

    adotar e divulgar o uso de produtos anticoncepcionais para o desenvolvimento de hábitos saudáveis em relação à sexualidade.

texto permite concluir que, na evolução histórica brasileira,

  • A.

    as medidas tomadas por Dom João podem ser definidas como liberais em razão de ter dado vida a órgãos de representação da sociedade brasileira.

  • B.

    a instalação da sede da monarquia portuguesa no Brasil acabou com o controle do mercado colonial inglês, garantindo o sistema escravista de produção.

  • C.

    a Corte portuguesa, ao transferir as principais instituições culturais portuguesas para a colônia, estimulou o desenvolvimento de uma cultura nacional.

  • D.

    a Coroa, ao transferir-se para a colônia, deixou de ser portuguesa, passando a defender os interesses dos brasileiros e o processo de independência.

  • E.

    a vinda da família real deslocou definitivamente o eixo da vida administrativa da Colônia para o Rio de Janeiro, mudando a fisionomia da cidade.

Leia os textos a seguir.

Comparando os conteúdos dos dois textos pode-se afirmar que

  • A.

    são complementares, posto que o texto I destaca as principais mudanças para que o Brasil se torne competitivo no mercado mundial, enquanto o texto II reforça a ideia de que estas ações devem ser prioridades dos governos.

  • B.

    o texto I trata da relação econômica do Brasil com o resto do mundo, enquanto o texto II mostra que não existe nenhuma relação entre globalização e pobreza, pois esta é causada pela falta de investimentos governamentais.

  • C.

    ambos os textos destacam os esforços de países em desenvolvimento, como o Brasil, em participar da globalização através de investimentos sociais crescentes, que são necessários para aumentar a competitividade.

  • D.

    o texto II faz uma crítica aos esforços de países como o Brasil em adaptar-se aos imperativos da globalização econômica, em detrimento das políticas sociais, enquanto o texto I argumenta como sendo necessária esta adaptação.

  • E.

    o texto I destaca a importância de políticas protecionistas para as indústrias brasileiras, que sofrem com a concorrência internacional, enquanto o texto II defende uma economia nacional voltada para o mercado interno.

Considere o mapa e as afirmações a ele referentes.

I. Oferecer informações sobre a localização do fenômeno industrial em São Paulo.

II. Identificar o movimento de expansão da industrialização.

III. Distinguir os tipos de indústria por região do estado.

O mapa oferece a possibilidade de se atingir os objetivos apresentados APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II.

  • E.

    II e III.

Considerando a taxa de crescimento populacional mundial, estima-se que em 2050 haverá cerca de 9 bilhões de pessoas. Com isso, antevê-se problemas relacionados à produção suficiente de alimento, o que leva à necessidade de ampliação das fronteiras agrícolas. Quais as consequências possíveis dessa expansão?

  • A.

    Aumento das áreas cultivadas igualmente em todas as regiões da Terra e aprimoramento da eficiência tecnológica.

  • B.

    Inalteração da matéria orgânica disponível do solo, inundação e salinização de terras irrigadas.

  • C.

    Aumento da diversidade biológica devido ao cultivo de espécies melhoradas geneticamente e consequentemente redução de poluentes.

  • D.

    Erosão e compactação do solo, poluição do ar e do solo e redução dos recursos hídricos.

  • E.

    Redução da desertificação devido ao aumento das áreas cultivadas e áreas de pastagens e queda na disponibilidade hídrica.

As florestas tropicais têm sido alvo de grandes preocupações em virtude da significativa diminuição de suas áreas. Este fato está associado, sobretudo,

  • A.

    aos efeitos das mudanças climáticas no sul da Ásia e América Central.

  • B.

    ao avanço da desertificação em áreas da África e sul da Ásia.

  • C.

    à redução da biodiversidade que restringe o crescimento dos vegetais.

  • D.

    à expansão das atividades econômicas em países africanos, sul-americanos e asiáticos.

  • E.

    ao estresse ambiental provocado pelo aumento das temperaturas no verão.

Leia a letra da música.

De acordo com a classificação do geógrafo Aziz Ab'Sáber, temos a seguinte sequência de domínios morfoclimáticos na viagem a partir do Triângulo Mineiro descrita na música

  • A.

    Faixa de transição – Cerrado – Amazônia.

  • B.

    Araucárias – Mares de morros – Cerrado.

  • C.

    Caatingas – Pradarias – Amazônia.

  • D.

    Pradarias – Araucárias – Cerrado.

  • E.

    Cerrado – Pradarias – Araucárias.

Leia o texto.

O conteúdo do texto refere-se às consequências da construção da rodovia

  • A.

    Anchieta, na década de 1940, como parte do esforço do governo de São Paulo para mudar o centro econômico do país, que ainda era o Rio de Janeiro.

  • B.

    Belém-Brasília, na década de 1950, como parte das estratégias governamentais de integração da Amazônia.

  • C.

    do Pacífico, na década de 1990, que abriu a primeira comunicação rodoviária entre o Brasil e a Bolívia.

  • D.

    Presidente Dutra, a primeira ligação rodoviária entre o Rio de Janeiro e São Paulo construída no início do século XX.

  • E.

    Transamazônica, na década de 1950, que se tornou a principal via de ligação entre o Sul e o Norte do Brasil.

Considere o perfil topográfico e o mapa do Nordeste apresentados a seguir.

O perfil apresentado destaca as formas de relevo atravessadas pela linha

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

A região de agricultura irrigada aparece como um verdadeiro oásis, após quilômetros e quilômetros de paisagens áridas, com solos endurecidos e quebradiços e arbustos ressecados. Com seus pomares e hortas cultivados em solos umedecidos, graças a numerosos canais que transportam água em todas as direções. Na paisagem vemos cultivos de frutas variadas, justificando o que dizem seus moradores: "Isso aqui é uma grande salada d e frutas".

O texto faz referência à área baiana indicada pelo número

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

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