Lista completa de Questões de Geografia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre as principais manifestações e expressões da questão social no capitalismo globalizado destacam-se
a instabilidade no emprego, a precarização do trabalho e a efetiva organização dos trabalhadores.
a intervenção do Estado e a prevalência de políticas de inserção universalistas.
a expansão dos movimentos sociais e a participação popular.
as transformações das relações de trabalho e os padrões de proteção social.
a crise financeira e a refilantropização.
O texto descreve:
a planície do Pantanal Matogrossense.
a planície do rio Araguaia.
a planície do rio Amazonas.
a planície do rio São Francisco.
as planícies costeiras.
Ao estudar as atuais tendências da indústria na metrópole paulista, Lencioni refere-se a São Paulo utilizando-se da expressão metrópole
descentralizada porque cada vez mais as empresas oligopolísticas se expandem pelo interior do estado, levando consigo os empregos dos setores secundário e terciário, além de influírem no setor primário.
expandida porque a industrialização do interior recria uma nova divisão territorial e social do trabalho sem, contudo, gerar uma deseconomia interna na metrópole.
polinucleada para se referir ao surgimento de novas áreas metropolitanas industriais no entorno do núcleo metropolitano central que ainda ocupa o topo da hierarquia urbana.
desconcentrada para se referir ao processo de expansão da indústria para o interior porque este processo é organizado pela atuação dos grupos econômicos que centralizam o comando na cidade de São Paulo.
aglomerada para se referir ao fato de que mesmo com a reestruturação espacial da indústria, São Paulo continua sendo macrocéfala não só em relação ao estado como, também, no plano nacional.
Considere o gráfico abaixo.
Analisando a participação dos setores no PIB, pode-se afirmar que a instalação do processo de substituição das importações
alterou o comportamento do setor secundário, entre as décadas de 1950 e 60.
manteve a participação do setor secundário, entre as décadas de 1950 e 1985.
transformou o setor secundário como o de maior participação, entre as décadas de 1960 e 85.
manteve a indústria como geradora de 1/3 do PIB entre as décadas de 1985 e 1995.
esgotou seu potencial, rebaixando o setor secundário para a posição de vice-liderança no PIB.
Discutindo os conceitos de paisagem e espaço geográfico, Santos (1996) os distingue afirmando que a paisagem é
um conjunto de mercadorias que tem valores individuais e coletivos, enquanto o espaço é uma porção da configuração territorial de uma área maior.
animada pelas ações humanas atuais que lhe dão sentido universal, enquanto o espaço é um conjunto de elementos naturais e artificiais organizados no presente.
transtemporal porque junta objetos passados e presentes, enquanto o espaço é sempre um presente, uma construção horizontal, uma situação única.
a-histórica porque representa um arranjo momentâneo, passível de mudanças, enquanto o espaço é a imagem e o resultado do trabalho humano.
dotada de uma funcionalidade que lhe é atribuída pela sociedade, enquanto o espaço, obra social, é formado por elementos imateriais.
O texto acima pode ser exemplo do conceito de
fluxos terrestres e aéreos.
segunda natureza.
fluxo de informações.
meio técnico-científico-informacional.
automação industrial.
O novo espaço das empresas é o mundo (...) As maiores empresas não são, apenas, multinacionais, são empresas globais. (SANTOS, 2004:205)
Comparando-se a firma multinacional e a firma global pode-se afirmar que:
ambas possuem organização similar.
a diferença entre ambas vem da mudança no conceito de autonomia operacional.
as decisões, responsabilidades e recursos estratégicos são centralizados em ambas.
ambas funcionam em âmbito geográfico mais restrito.
ambas funcionam em rede.
Atenção: Para responder às questões de números 61 a 63, considere o texto abaixo.
Uma determinada área na região Norte foi desmatada ilegalmente. Os fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) autuaram o responsável. O Ministério Público da União instaurou o respectivo inquérito civil. O autuado apresentou defesa alegando, dentre outros argumentos, não ser o proprietário da área. O Ministério Público designou um engenheiro florestal para atuar como analista perito ambiental e entregar um relatório técnico para instruir o inquérito. Como informação de localização, o perito recebeu as coordenadas planas na projeção UTM.
Utilizando um receptor GPS (Global Positioning System) de navegação, o perito conseguirá localizar a área desmatada se, além das coordenadas, for informado
a altitude.
o datum vertical.
o hemisfério.
o fuso.
o meridiano central.
Considere os itens abaixo e seus conhecimentos sobre os mapas geomorfológicos para responder à questão.
I. Sistematizam o conhecimento espacial a respeito do modelado, das características dos materiais superficiais e das rochas que o constituem e dos processos passados e presentes responsáveis por essas características.
II. Prestam-se a instruir tecnicamente não só os processos de planejamento territorial como também os de planejamento ambiental, auxiliando, por exemplo, na interpretação de áreas potencialmente úteis para receber infra-estrutura viária, urbanização, dentre outros usos ou para identificar áreas prioritárias para conservação e recuperação.
III. Podem ser utilizados, dentre outras necessidades, para a definição de áreas de risco em ambientes urbanos e ajudar a compor interpretações e cartas geotécnicas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Considere a figura abaixo.
Os perfis A e B no mapa correspondem, respectivamente, a
formas retilíneas e côncavas.
formas retilíneas e convexas.
formas convexas e côncavas.
formas côncavas e retilíneas.
formas côncavas e convexas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...