Lista completa de Questões de Geografia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao geógrafo cabe conhecer, além de técnicas próprias da Ciência Geográfica, determinadas técnicas de ciências afins, como por exemplo, técnicas básicas de pedologia, estatística ou hidrologia, dentre outras. Os estudos de bacias hidrográficas necessitam, por exemplo, que se reconheçam as quantidades de água que entram no sistema. Existem diversas metodologias para se estimar a entrada de água no sistema bacia hidrográfica.
As figuras I, II e III representam, respectivamente, os métodos:
No processo de urbanização, a remoção da cobertura vegetal e sua substituição por áreas construídas elevam o índice de albedo e, consequentemente, a superfície do solo passa a reter menor quantidade de energia, aumentando a refletância. Sabe-se que, quanto mais elevado é o volume de energia armazenado, maior é o equilíbrio térmico. Podemos dizer a partir dessas considerações que
a radiação que incide sobre as paredes e os tetos dos edifícios é totalmente refletida para a atmosfera, tornando a cidade mais fria à noite.
nas cidades verifica-se uma padronização do mecanismo climático.
a concentração de poluentes, motivada pela atividade industrial e de circulação de veículos diminui o processo de condensação do vapor de água.
a rugosidade representada pelos edifícios de grande porte estimula a instabilidade atmosférica.
nas grandes cidades a precipitação tem aumentado nas áreas centrais com o fenômeno de ilha de calor.
A expansão da produção da soja no Brasil atende a vários interesses econômicos. Assinale a afirmativa que NÃO apresenta corretamente interesses relacionados com a produção de soja.
Sua exportação contribui para a obtenção de superávits na balança comercial.
Sua ligação com o mercado de trabalho garante numerosos postos de trabalho.
Seu preço no mercado mundial envolve os mercados de ações e grupos financeiros.
Sua produção está associada aos complexos agroindustriais e ao agronegócio.
Seu cultivo exige grandes investimentos em insumos e máquinas produzidos pelas transnacionais.
No Brasil, a agricultura familiar é fundamental para a produção de grande parte dos alimentos que compõe a dieta da população. Sobre a produção de alimentos realizada pela agricultura familiar, considere as afirmativas a seguir.
I. Em função dos baixos rendimentos gerados pela agricultura familiar de pequena escala, parte das pessoas que a desenvolvem necessita buscar fontes alternativas de renda.
II. Os chamados cinturões verdes, em função de sua localização, possibilitam aos agricultores familiares condições mais favoráveis de comercialização da produção.
III. A dificuldade de acesso a técnicas adequadas diminui a produtividade da agricultura familiar, o que interfere na sustentabilidade econômica e social dessa atividade.
IV. A diversidade de produtos que caracteriza a agricultura familiar tradicional no Brasil atrelou o destino dessa produção ao mercado externo.
Estão corretas SOMENTE as afirmativas:
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
O Brasil é um país de intenso processo migratório interno. Observe o mapa e assinale a alternativa que indica as atividades e os eixos de expansão da população para os números 1 e 2.
Industrialização
1. Expansão da Agroindústria MT
2. Expansão da Indústria do Aço GO
Fronteira de mineração
1. Garimpo MT
2. Minério de Ferro MT
Fronteira agrícola
1. para o MS e MT
2. para GO e MT
Urbanização
1. Novas cidades MS e MT
2. Novas cidades GO
Rotas dos imigrantes europeus
1. Migração dos Italianos MT
2. Migração dos Espanhóis MS
Entre 1978 e 2002 a área desmatada no Brasil passou de 158.200 km2 para 617.727 km2. Os desmatamentos atuais atingem significativamente os Cerrados e as Florestas Amazônicas. A taxa anual de desmatamento na região Amazônica foi a que mais cresceu nas últimas décadas do século XX. Os estados que mais sofreram com o desmatamento foram: Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Pará. Indique uma conseqüência biogeográfica do desmatamento e uma explicação socioambiental desta progressão.
A diminuição do vapor de água na atmosfera na região produz secas mais prolongadas o que incentiva a migração de agricultores para os cerrados.
A substituição dos cerrados por culturas permanentes aumenta o vapor de água na atmosfera e foi produzida pelo grande afluxo de migrantes atraídos por crédito e infra-estrutura.
O desmatamento produz a perda de fertilidade natural dos solos e foi produzido por mudanças climáticas globais decorrentes da ocupação agrícola.
O desmatamento produz modificações extra-amazônicas que atingem os cerrados e foi produzido nas últimas décadas por mudanças no crédito agrícola.
O desmatamento modifica o tempo de permanência da água na bacia hidrográfica e foi provocado pelas frentes pioneiras incentivadas por políticas públicas agropastoris.
Nas últimas décadas, com a expansão do movimento ambientalista no mundo, entra em cena uma nova figura no processo de planejamento e gestão territorial: as ONGs, Organizações Não Governamentais. As ONGs têm se multiplicado em número e diversificado seu escopo, apresentando hoje múltiplos interesses e características.
Analise as frases abaixo quanto às características e funções desempenhadas atualmente pelas ONGs no Brasil.
I. Têm auxiliado o Estado em algumas ações de monitoramento e fiscalização do cumprimento de dispositivos legais.
II. Estão impedidas de estabelecer co-gestão de áreas protegidas do poder público e da iniciativa privada, apesar de poder apresentar quadros técnicos adequados.
III. Mobilizam poucos recursos financeiros, em geral insatisfatórios, no que se refere aos estudos aos quais se propõe a realizar.
IV. Têm dificultado o trabalho técnico-científico interdisciplinar.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
III.
III e IV.
I e II.
Observe a charge e considere as afirmações abaixo.
I. A formação de espaços de exclusão social são típicos das grandes cidades do mundo subdesenvolvido, não existindo nos países centrais.
II. As barreiras existentes entre riqueza e pobreza nas cidades nem sempre são materialmente visíveis, mas nem por isso deixam de separar as classes sociais.
III. A urbanização acelerada cria espaços aparentemente distintos, mas que se combinam em um todo coerente para uma sociedade capitalista.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
I e III.
II.
II e III.
Instruções: As questões de números 61 a 65 devem ser respondidas com base no texto que se segue.
Considerando essa diretriz e as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, é possível afirmar que
I. a maioria dessas regiões ainda apresentam situações alarmantes e pouco reversíveis quanto à sustentabilidade, tendo em vista o esgotamento de seus recursos naturais para as funções urbanas e as demandas sociais resultantes do processo de urbanização e metropolização das últimas décadas.
II. de forma geral, as regiões metropolitanas brasileiras têm demandado, obtido e utilizado recursos financeiros consideráveis para soluções parciais de serviços públicos, como por exemplo, o esgotamento sanitário.
III. a conscientização da maioria dos cidadãos a respeito de seus direitos, previstos nessa legislação, tem consolidado políticas públicas suficientes para o acesso geral de população à moradia nessas regiões metropolitanas.
Está correto SOMENTE o que se afirma em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Instruções: As questões de números 61 a 65 devem ser respondidas com base no texto que se segue.
A diretriz de número III coloca a necessidade de:
"... cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social."
Levando-se em consideração as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a concretização dessa diretriz pode ser exemplificada pela:
cooperação entre governo federal, governos estaduais e, algumas vezes, pelos governos municipais em obras viárias, como por exemplo, os metrôs e anéis viários.
crescente fluidez nos trâmites de cooperação entre os três níveis de governo na resolução de problemas, como por exemplo, nas questões ligadas à segurança pública.
ampliação de programas sociais, na qual a iniciativa privada vem participando substancialmente e em diversos níveis de governo.
pela crescente parceria entre ONGs, os diversos níveis de governo e a iniciativa privada, oferecendo soluções efetivas na recuperação ambiental de áreas periféricas.
pela recente entrada de recursos financeiros da iniciativa privada nas políticas habitacionais, especialmente, voltadas à classe pobre das periferias metropolitanas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...