Lista completa de Questões de Geografia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em Valença (RJ), um Professor de Geografia planeja realizar o reconhecimento e o levantamento dos principais objetos geográficos do entorno imediato da Catedral, com sua turma do 6º ano. Nesse intuito, foi selecionado material cartográfico de apoio para que os alunos o usassememcampo. Visando à realização da tarefa planejada, a escala cartográfica mais adequada ao material selecionado é:
1: 2.000
1: 50.000
1: 200.000
1: 500.000
1: 2.000.000
É comum surgirem, no cotidiano escolar, práticas que simplesmente tentam transpor um conceito da geografia acadêmica para o ambiente das salas de aula. Este equívoco cria dificuldades na formação de uma perspectiva espacial por parte dos alunos, bem como confusões sobre as diferenças entre os conceitos. A utilização do conceito de região, muito importante no período escolar, é um exemplo dessa confusão, mas dever ia ter o seguinte encaminhamento:
Deve ser objetivo primeiro do ensino o pleno conhecimento conceitual da região.
As regiões mundiais são o primeiro passo do aluno na compreensão espacial.
O ensino da região deve ser iniciado no ensino médio por causa da complexidade conceitual.
A construção da noção de região deve ser estimulada por meio de diferentes atividades.
A observação e a comparação devem ser descartadas como método de entendimento da região.
Os valores da tabela a seguir são explicados principalmente pelo seguinte fator:
aprovação das novas fronteiras na Amazônia Legal, aumentando o território produtivo.
superação da área de produção de mamona em relação à produção de soja.
incentivo governamental pela mistura do biodiesel ao diesel tradicional.
crise da produção petrolífera, com a abertura das explorações do pré-sal.
aumento dos agricultores familiares, que se dedicaram à produção de biodiesel.
O fragmento apresenta um ponto central das teorias demográficas elaboradas ao longo do tempo. Um ponto central da teoria supracitada e uma crítica bastante atual são, respectivamente:
países subdesenvolvidos formação imperialista.
diminuição da fecundidade destruição ambiental.
geração da fome evolução tecnológica da produção.
crescimento vegetativo catástrofes naturais.
desigualdades sociais produção de transgênicos.
No texto, a autora faz uma avaliação crítica acerca da seguinte iniciativa produtiva:
atuação de ONGs ambientalistas.
projetos estatais de colonização.
projetos particulares de colonização.
experiências alternativas comunitárias.
parcerias público-privado internacionais.
Dentre as regiões de governo do estado do Rio de Janeiro, encontra-se a região Sul Fluminense, onde o tomate é um gênero de destaque da sua produção agrícola. Na região mencionada, a maior produção desse gênero agrícola é realizada em:
Areal
Mendes
Três Rios.
Miguel Pereira.
Paty do Alferes.
O geógrafo inglês Robert Sack sistematizou um conceito geográfico, apresentando-o como a tentativa, por indivíduo ou grupo, de afetar, influenciar ou controlar pessoas fenômenos e relações, ao delimitar e assegurar seu controle sobre certa área geográfica.
O conceito apresentado pelo geógrafo refere-se à:
rugosidade.
colonialidade.
nacionalidade.
regionalidade.
territorialidade.
No Brasil, a disponibilidade de água é bastante razoável pelo fato de o país dispor de uma das mais extensas e ricas redes fluviais do mundo. Em relação aos recursos hídricos, qual é a região brasileira com a mais elevada disponibilidade?
Sul.
Norte.
Sudeste
Centro-Oeste
Nordeste.
Na sequência do raciocínio do autor, a terceira fase do processo corresponde à seguinte situação:
No campo, culturalmente, se interpõe a urbanização.
No campo , politicamente , ocorrea desmobilização social.
Na cidade, institucionalmente, é obstruído o pacto federativo.
Na cidade, economicamente, se desestruturam as comunidades.
Na cidade, oficialmente, são dificultados os intercâmbios sociais.
O acrônimo BRICS refere-se à iniciativa de cooperação internacional entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Do ponto de vista de sua estrutura produtiva, esses países apresentam, em comum, a seguinte característica:
indústrias armamentistas, produzindo componentes nucleares.
mercado interno retraído, reduzindo os investimentos externos.
economias intermediárias, caracterizando-se como emergentes.
agriculturas planificadas, seguindo o molde do socialismo real.
exportações incipientes, prejudicando a balança de pagamentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...