Questões de Geografia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Em Valença (RJ), um Professor de Geografia planeja realizar o reconhecimento e o levantamento dos principais objetos geográficos do entorno imediato da Catedral, com sua turma do 6º ano. Nesse intuito, foi selecionado material cartográfico de apoio para que os alunos o usassememcampo. Visando à realização da tarefa planejada, a escala cartográfica mais adequada ao material selecionado é:

  • A.

    1: 2.000

  • B.

    1: 50.000

  • C.

    1: 200.000

  • D.

    1: 500.000

  • E.

    1: 2.000.000

É comum surgirem, no cotidiano escolar, práticas que simplesmente tentam transpor um conceito da geografia acadêmica para o ambiente das salas de aula. Este equívoco cria dificuldades na formação de uma perspectiva espacial por parte dos alunos, bem como confusões sobre as diferenças entre os conceitos. A utilização do conceito de região, muito importante no período escolar, é um exemplo dessa confusão, mas dever ia ter o seguinte encaminhamento:

  • A.

    Deve ser objetivo primeiro do ensino o pleno conhecimento conceitual da região.

  • B.

    As regiões mundiais são o primeiro passo do aluno na compreensão espacial.

  • C.

    O ensino da região deve ser iniciado no ensino médio por causa da complexidade conceitual.

  • D.

    A construção da noção de região deve ser estimulada por meio de diferentes atividades.

  • E.

    A observação e a comparação devem ser descartadas como método de entendimento da região.

Os valores da tabela a seguir são explicados principalmente pelo seguinte fator:

  • A.

    aprovação das novas fronteiras na Amazônia Legal, aumentando o território produtivo.

  • B.

    superação da área de produção de mamona em relação à produção de soja.

  • C.

    incentivo governamental pela mistura do biodiesel ao diesel tradicional.

  • D.

    crise da produção petrolífera, com a abertura das explorações do pré-sal.

  • E.

    aumento dos agricultores familiares, que se dedicaram à produção de biodiesel.

O fragmento apresenta um ponto central das teorias demográficas elaboradas ao longo do tempo. Um ponto central da teoria supracitada e uma crítica bastante atual são, respectivamente:

  • A.

    países subdesenvolvidos – formação imperialista.

  • B.

    diminuição da fecundidade – destruição ambiental.

  • C.

    geração da fome – evolução tecnológica da produção.

  • D.

    crescimento vegetativo – catástrofes naturais.

  • E.

    desigualdades sociais – produção de transgênicos.

No texto, a autora faz uma avaliação crítica acerca da seguinte iniciativa produtiva:

  • A.

    atuação de ONGs ambientalistas.

  • B.

    projetos estatais de colonização.

  • C.

    projetos particulares de colonização.

  • D.

    experiências alternativas comunitárias.

  • E.

    parcerias público-privado internacionais.

Dentre as regiões de governo do estado do Rio de Janeiro, encontra-se a região Sul Fluminense, onde o tomate é um gênero de destaque da sua produção agrícola. Na região mencionada, a maior produção desse gênero agrícola é realizada em:

  • A.

    Areal

  • B.

    Mendes

  • C.

    Três Rios.

  • D.

    Miguel Pereira.

  • E.

    Paty do Alferes.

O geógrafo inglês Robert Sack sistematizou um conceito geográfico, apresentando-o como a tentativa, por indivíduo ou grupo, de afetar, influenciar ou controlar pessoas fenômenos e relações, ao delimitar e assegurar seu controle sobre certa área geográfica.

O conceito apresentado pelo geógrafo refere-se à:

  • A.

    rugosidade.

  • B.

    colonialidade.

  • C.

    nacionalidade.

  • D.

    regionalidade.

  • E.

    territorialidade.

No Brasil, a disponibilidade de água é bastante razoável pelo fato de o país dispor de uma das mais extensas e ricas redes fluviais do mundo. Em relação aos recursos hídricos, qual é a região brasileira com a mais elevada disponibilidade?

  • A.

    Sul.

  • B.

    Norte.

  • C.

    Sudeste

  • D.

    Centro-Oeste

  • E.

    Nordeste.

Na sequência do raciocínio do autor, a terceira fase do processo corresponde à seguinte situação:

  • A.

    No campo, culturalmente, se interpõe a urbanização.

  • B.

    No campo , politicamente , ocorrea desmobilização social.

  • C.

    Na cidade, institucionalmente, é obstruído o pacto federativo.

  • D.

    Na cidade, economicamente, se desestruturam as comunidades.

  • E.

    Na cidade, oficialmente, são dificultados os intercâmbios sociais.

O acrônimo BRICS refere-se à iniciativa de cooperação internacional entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Do ponto de vista de sua estrutura produtiva, esses países apresentam, em comum, a seguinte característica:

  • A.

    indústrias armamentistas, produzindo componentes nucleares.

  • B.

    mercado interno retraído, reduzindo os investimentos externos.

  • C.

    economias intermediárias, caracterizando-se como emergentes.

  • D.

    agriculturas planificadas, seguindo o molde do socialismo real.

  • E.

    exportações incipientes, prejudicando a balança de pagamentos.

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