Lista completa de Questões de Geografia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise comparativamente osTextos I e II.
Aanálise dosTextos I e II leva à conclusão de que:
oTexto I nega a análise doTexto II.
oTexto I contradiz a visão doTexto II.
oTexto II corrobora as ideias doTexto I.
oTexto II retifica o argumento doTexto I.
osTextos I e II tratam de temas distintos entre si.
A charge a seguir apresenta a crise na Europa, principalmente, na zona do euro, mostrando uma medida que resultou em:
aumento do número de funcionários públicos.
atração de capital especulativo internacional.
diminuição das dívidas interna e externa.
promoção de políticas de contenção de despesas.
aplicação de políticas econômicas independentes.
Aprojeção cartográfica a seguir é denominada de:
plana.
cilíndrica
anamorfose.
azimutal.
cônica
Com base nos dados do mapa, o valor da produção de animais de grande porte é mais elevado na seguinte unidade da federação:
Pará.
Paraná.
Mato Grosso.
Mato Grosso do Sul.
Milton Santos desenvolveu a teoria da Globalização percebida com base de três perspectivas: fábula, perversidade e possibilidade. Uma característica da globalização enquanto fábula é:
o aumento da pobreza e a perda de qualidade de vida.
o mercado global é capaz de homogeneizar o planeta.
a estabilização das taxas de mortalidade infantil.
a inacessibilidade da educação de qualidade.
a formação do conceito de Choque de Civilizações.
Perrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, consequentemente, do desenvolvimento do aluno. De acordo com o conceito da avaliação formativa discutido por Perrenoud, afirma-se que faz parte de suas características ser:
diagnóstica e sumativa.
investigativa e niveladora.
generalista e diagnóstica.
sumativa e quantitativa.
qualitativa e generalista.
De acordo com Moretto (2010, p. 48), Três conceitos são determinantes na orientação tanto para o planejamento como para a práxis do professor: o aprender, o ensinar e o avaliar a aprendizagem. À luz de uma perspectiva construtivista sociointeracionista, identifique abaixo, qual alternativa NÃO se enquadra no aprender, ensinar e avaliar.
Oaluno aprende na medidaemque se apropria de informações, dando-lhes significado no universo simbólico de sua estrutura cognitiva.
O professor precisa planejar suas estratégias pedagógicas, respeitando as características psicossociais e cognitivas de seus estudantes.
A função do professor é organizar o contexto da apresentação de conhecimentos socialmente construídos, facilitando a aprendizagem significativa.
Aavaliação não é o produto final. Ela é o momento em que o professor recolhe os dados para sua reflexão-ação com vistas a redirecionar seu processo de ensino.
O aluno é o construtor de seus próprios conhecimentos. Através de suas concepções mais recentes serão construídas novas relações de conhecimento.
Quais atitudes devemos adotar na escola, para fomentar a discussão sobre a elaboração dos currículos a partir dos educandos? Marque a alternativa correta.
Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.
Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.
Questionar sobre como novas imagens e conceitos de alunos apontam para novos ordenamentos e prioridades nos conteúdos curriculares.
Ordenar os conteúdos por séries, níveis, disciplinas, gradeado e precedente, trabalhando a lógica avaliativa do mérito.
Pensar a função social das escolas e da docência para sustentar as políticas e propostas curriculares vigentes.
De acordo com Libâneo (2008, p. 120), É sempre útil distinguir, nos estudos dos processos de organização e gestão, duas concepções bastante diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sociocrítica. Na concepção sociocrítica, vigoram:
o planejamento, a organização e o controle, visando qualidade.
prescrições detalhadas de funções e tarefas que acentuam a divisão técnica do trabalho.
a valorização dos elementos instituintes da organização escolar e o poder instituído.
as relações de subordinação instituídas na estrutura organizacional.
formas democráticas de gestão e de tomada de decisões.
De acordo com MOREIRA (2001, p.24), do ponto de vista de David Ausubel, no que se refere à busca de evidências da aprendizagem significativa, uma alternativa é propor ao aluno:
a execução de atividades repetitivas para melhor fixação.
uma tarefa sequencialmente dependente da outra.
exercitar a memorização através da resolução de problemas propostos.
uma atividade que possa ser executada sem o perfeito domínio deumprecedente.
identificar ideias idênticas elencadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...