Questões de Geografia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Lista completa de Questões de Geografia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise comparativamente osTextos I e II.

Aanálise dosTextos I e II leva à conclusão de que:

  • A.

    oTexto I nega a análise doTexto II.

  • B.

    oTexto I contradiz a visão doTexto II.

  • C.

    oTexto II corrobora as ideias doTexto I.

  • D.

    oTexto II retifica o argumento doTexto I.

  • E.

    osTextos I e II tratam de temas distintos entre si.

A charge a seguir apresenta a crise na Europa, principalmente, na zona do euro, mostrando uma medida que resultou em:

  • A.

    aumento do número de funcionários públicos.

  • B.

    atração de capital especulativo internacional.

  • C.

    diminuição das dívidas interna e externa.

  • D.

    promoção de políticas de contenção de despesas.

  • E.

    aplicação de políticas econômicas independentes.

Aprojeção cartográfica a seguir é denominada de:

  • A.

    plana.

  • B.

    cilíndrica

  • C.

    anamorfose.

  • D.

    azimutal.

  • E.

    cônica

Com base nos dados do mapa, o valor da produção de animais de grande porte é mais elevado na seguinte unidade da federação:

  • A.

    Pará.

  • B.

    Paraná.

  • C.

    Mato Grosso.

  • D.

    Mato Grosso do Sul.

  • E. Rio Grande do Sul.

Milton Santos desenvolveu a teoria da Globalização percebida com base de três perspectivas: fábula, perversidade e possibilidade. Uma característica da globalização enquanto fábula é:

  • A.

    o aumento da pobreza e a perda de qualidade de vida.

  • B.

    o mercado global é capaz de homogeneizar o planeta.

  • C.

    a estabilização das taxas de mortalidade infantil.

  • D.

    a inacessibilidade da educação de qualidade.

  • E.

    a formação do conceito de Choque de Civilizações.

Perrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, consequentemente, do desenvolvimento do aluno. De acordo com o conceito da avaliação formativa discutido por Perrenoud, afirma-se que faz parte de suas características ser:

  • A.

    diagnóstica e sumativa.

  • B.

    investigativa e niveladora.

  • C.

    generalista e diagnóstica.

  • D.

    sumativa e quantitativa.

  • E.

    qualitativa e generalista.

De acordo com Moretto (2010, p. 48), “Três conceitos são determinantes na orientação tanto para o planejamento como para a práxis do professor: o aprender, o ensinar e o avaliar a aprendizagem.” À luz de uma perspectiva construtivista sociointeracionista, identifique abaixo, qual alternativa NÃO se enquadra no aprender, ensinar e avaliar.

  • A.

    Oaluno aprende na medidaemque se apropria de informações, dando-lhes significado no universo simbólico de sua estrutura cognitiva.

  • B.

    O professor precisa planejar suas estratégias pedagógicas, respeitando as características psicossociais e cognitivas de seus estudantes.

  • C.

    A função do professor é organizar o contexto da apresentação de conhecimentos socialmente construídos, facilitando a aprendizagem significativa.

  • D.

    Aavaliação não é o produto final. Ela é o momento em que o professor recolhe os dados para sua reflexão-ação com vistas a redirecionar seu processo de ensino.

  • E.

    O aluno é o construtor de seus próprios conhecimentos. Através de suas concepções mais recentes serão construídas novas relações de conhecimento.

Quais atitudes devemos adotar na escola, para fomentar a discussão sobre a elaboração dos currículos a partir dos educandos? Marque a alternativa correta.

  • A.

    Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.

  • B.

    Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.

  • C.

    Questionar sobre como novas imagens e conceitos de alunos apontam para novos ordenamentos e prioridades nos conteúdos curriculares.

  • D.

    Ordenar os conteúdos por séries, níveis, disciplinas, gradeado e precedente, trabalhando a lógica avaliativa do mérito.

  • E.

    Pensar a função social das escolas e da docência para sustentar as políticas e propostas curriculares vigentes.

De acordo com Libâneo (2008, p. 120), “É sempre útil distinguir, nos estudos dos processos de organização e gestão, duas concepções bastante diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sociocrítica.” Na concepção sociocrítica, vigoram:

  • A.

    o planejamento, a organização e o controle, visando qualidade.

  • B.

    prescrições detalhadas de funções e tarefas que acentuam a divisão técnica do trabalho.

  • C.

    a valorização dos elementos instituintes da organização escolar e o poder instituído.

  • D.

    as relações de subordinação instituídas na estrutura organizacional.

  • E.

    formas democráticas de gestão e de tomada de decisões.

De acordo com MOREIRA (2001, p.24), do ponto de vista de David Ausubel, no que se refere à busca de evidências da aprendizagem significativa, uma alternativa é propor ao aluno:

  • A.

    a execução de atividades repetitivas para melhor fixação.

  • B.

    uma tarefa sequencialmente dependente da outra.

  • C.

    exercitar a memorização através da resolução de problemas propostos.

  • D.

    uma atividade que possa ser executada sem o perfeito domínio deumprecedente.

  • E.

    identificar ideias idênticas elencadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...