Questões de Geografia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Analise comparativamente osTextos I e II.

Aanálise dosTextos I e II leva à conclusão de que:

  • A.

    oTexto I nega a análise doTexto II.

  • B.

    oTexto I contradiz a visão doTexto II.

  • C.

    oTexto II corrobora as ideias doTexto I.

  • D.

    oTexto II retifica o argumento doTexto I.

  • E.

    osTextos I e II tratam de temas distintos entre si.

A charge a seguir apresenta a crise na Europa, principalmente, na zona do euro, mostrando uma medida que resultou em:

  • A.

    aumento do número de funcionários públicos.

  • B.

    atração de capital especulativo internacional.

  • C.

    diminuição das dívidas interna e externa.

  • D.

    promoção de políticas de contenção de despesas.

  • E.

    aplicação de políticas econômicas independentes.

Aprojeção cartográfica a seguir é denominada de:

  • A.

    plana.

  • B.

    cilíndrica

  • C.

    anamorfose.

  • D.

    azimutal.

  • E.

    cônica

Com base nos dados do mapa, o valor da produção de animais de grande porte é mais elevado na seguinte unidade da federação:

  • A.

    Pará.

  • B.

    Paraná.

  • C.

    Mato Grosso.

  • D.

    Mato Grosso do Sul.

  • E. Rio Grande do Sul.

Milton Santos desenvolveu a teoria da Globalização percebida com base de três perspectivas: fábula, perversidade e possibilidade. Uma característica da globalização enquanto fábula é:

  • A.

    o aumento da pobreza e a perda de qualidade de vida.

  • B.

    o mercado global é capaz de homogeneizar o planeta.

  • C.

    a estabilização das taxas de mortalidade infantil.

  • D.

    a inacessibilidade da educação de qualidade.

  • E.

    a formação do conceito de Choque de Civilizações.

Perrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, consequentemente, do desenvolvimento do aluno. De acordo com o conceito da avaliação formativa discutido por Perrenoud, afirma-se que faz parte de suas características ser:

  • A.

    diagnóstica e sumativa.

  • B.

    investigativa e niveladora.

  • C.

    generalista e diagnóstica.

  • D.

    sumativa e quantitativa.

  • E.

    qualitativa e generalista.

De acordo com Moretto (2010, p. 48), “Três conceitos são determinantes na orientação tanto para o planejamento como para a práxis do professor: o aprender, o ensinar e o avaliar a aprendizagem.” À luz de uma perspectiva construtivista sociointeracionista, identifique abaixo, qual alternativa NÃO se enquadra no aprender, ensinar e avaliar.

  • A.

    Oaluno aprende na medidaemque se apropria de informações, dando-lhes significado no universo simbólico de sua estrutura cognitiva.

  • B.

    O professor precisa planejar suas estratégias pedagógicas, respeitando as características psicossociais e cognitivas de seus estudantes.

  • C.

    A função do professor é organizar o contexto da apresentação de conhecimentos socialmente construídos, facilitando a aprendizagem significativa.

  • D.

    Aavaliação não é o produto final. Ela é o momento em que o professor recolhe os dados para sua reflexão-ação com vistas a redirecionar seu processo de ensino.

  • E.

    O aluno é o construtor de seus próprios conhecimentos. Através de suas concepções mais recentes serão construídas novas relações de conhecimento.

Quais atitudes devemos adotar na escola, para fomentar a discussão sobre a elaboração dos currículos a partir dos educandos? Marque a alternativa correta.

  • A.

    Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.

  • B.

    Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.

  • C.

    Questionar sobre como novas imagens e conceitos de alunos apontam para novos ordenamentos e prioridades nos conteúdos curriculares.

  • D.

    Ordenar os conteúdos por séries, níveis, disciplinas, gradeado e precedente, trabalhando a lógica avaliativa do mérito.

  • E.

    Pensar a função social das escolas e da docência para sustentar as políticas e propostas curriculares vigentes.

De acordo com Libâneo (2008, p. 120), “É sempre útil distinguir, nos estudos dos processos de organização e gestão, duas concepções bastante diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sociocrítica.” Na concepção sociocrítica, vigoram:

  • A.

    o planejamento, a organização e o controle, visando qualidade.

  • B.

    prescrições detalhadas de funções e tarefas que acentuam a divisão técnica do trabalho.

  • C.

    a valorização dos elementos instituintes da organização escolar e o poder instituído.

  • D.

    as relações de subordinação instituídas na estrutura organizacional.

  • E.

    formas democráticas de gestão e de tomada de decisões.

De acordo com MOREIRA (2001, p.24), do ponto de vista de David Ausubel, no que se refere à busca de evidências da aprendizagem significativa, uma alternativa é propor ao aluno:

  • A.

    a execução de atividades repetitivas para melhor fixação.

  • B.

    uma tarefa sequencialmente dependente da outra.

  • C.

    exercitar a memorização através da resolução de problemas propostos.

  • D.

    uma atividade que possa ser executada sem o perfeito domínio deumprecedente.

  • E.

    identificar ideias idênticas elencadas.

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