Questões de Geografia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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O´texto apresenta uma transformação nos estudos da geografia, identificada, principalmente, através de uma nova:

  • A.

    relação com o espaço público.

  • B.

    organização do Estado nação.

  • C.

    concepção da natureza.

  • D.

    possibilidade de migrações.

  • E.

    fluidez da economia.

Para tanto, deve-se aplicar a ideia de que:

  • A.

    a geografia escolar deve possibilitar ao aluno a compreensão das teorias acadêmicas.

  • B.

    a geografia propicia ao aluno a plena utilização de sistemas técnicos, tais como o GPS.

  • C.

    a geografia utiliza os conteúdos como pretexto para desenvolver o aluno como cidadão.

  • D.

    a geografia dispensa qualquer necessidade de mediação, pois é a disciplina do espaço.

  • E.

    a geografia ensinada deve ser comparada com a cultura geográfica do cotidiano do aluno.

A conexão da Geografia com outras disciplinas através da transdisciplinaridade é um ponto central no ensino fundamental. Dentre os temas mais comuns, o da Saúde possibilita ao professor uma amplitude de abordagem, realizando a construção de cidadãos conscientes. A melhor conexão realizada pela Geografia com o tema da “saúde” pode ser identificada através:

  • A.

    das diferenças salariais entre gêneros.

  • B.

    do aumento dos fluxos populacionais.

  • C.

    das deficiências do saneamento básico.

  • D.

    do incentivo à produção da fruticultura.

  • E.

    da formação dos polos universitários.

A cartografia é um dos conteúdos mais importantes na geografia e que possibilita uma série de metodologias ao longo dos estudos. A utilização de representações tradicionais, como os mapas, é importante, mas existem outras formas de abordar o conteúdo. Com base na tabela a seguir, pode-se aplicar o conhecimento geográfico-cartográfico do aluno para explicar o seguinte acontecimento:

  • A.

    a compreensão dos fusos horários das cidades através das longitudes.

  • B.

    a aplicação do horário de verão nos estados da região sul.

  • C.

    a localização dos lugares através do sistema de pontos cardeais.

  • D.

    a a melhor projeção cartográfica na representação das cidades.

  • E.

    a importância do Meridiano de Greenwich na determinação das horas.

Apartir do cartograma, pode-se afirmar que:

  • A.

    “D” representa o país que possui um intenso conflito com Israel pela territorialidade da cidade sagrada de Jerusalém.

  • B.

    “F” representa um dos países de origem árabeislâmica que não aceita o poder do Hamas no território da Palestina.

  • C.

    “A” representa o país cuja Revolução Islâmica Xiita resultou na queda do governo ditatorial e a disseminação de revoltas na região.

  • D.

    “E” representa um dos países cuja existência da nação curda em seu território promove conflitos internos, mesmo com a ocupação ocidental.

  • E.

    “H” representa o principal detentor de jazidas petrolíferas da região e que impõe taxas alfandegárias na circulação pelo mar Vermelho.

O censo de 2010, realizado pelo IBGE, constatou uma dinâmica no Brasil já existente em muitos países do mundo: o crescimento mais acelerado de cidades pequenas e médias do que o das tradicionais metrópoles. Este fato é explicado:

  • A.

    pela implementação de políticas de controle dos fluxos migratórios.

  • B.

    pelo aumento do processo de autossegregação embairros periféricos.

  • C.

    pela procura por cidades que não possuam a Lei de Zoneamento urbano.

  • D.

    pela expansão territorial do setor quaternário, gerando muitos empregos.

  • E.

    pela desconcentração produtiva possibilitada pela evolução tecnológica.

Assinale a alternativa que apresenta , respectivamente, um dos principais benefícios e um dos principais malefícios associados à construção da Usina Hidroelétrica de Belo Monte.

  • A.

    Aumento do potencial energético do Centro Sul / diminuição das áreas de várzea no estado do Pará.

  • B.

    Geração de energia elétrica para comunidades indígenas / perda de zonas turísticas relacionadas à ecologia.

  • C.

    Diminuição da pressão energética na Amazônia Oriental / desterritorialização de populações nativas.

  • D.

    Consolidação da infraestrutura para a Zona Franca de Manaus / perda de biodiversidade e biomassa.

  • E.

    Diversificação energética na região norte / custo elevado com indenizações para as populações deslocadas.

O fator que diferencia o Brasil dos outros três países que formam o BRIC é:

  • A.

    elevado volume de exportação em produtos agrícolas.

  • B.

    território com elevada concentração de matériaprima.

  • C.

    desvalorização da indústria bélica nas políticas externas.

  • D.

    população identificada como pequeno mercado consumidor.

  • E.

    participação na OMC como economia de livre mercado.

O grande ativo da Nike é sua marca, que vai estampada em todos os seus produtos esportivos. No capitalismo informacional, a marca é mais importante que o produto, que em muitos casos, pode ser fabricado por qualquer empresa terceirizada, localizada em qualquer lugar do mundo. O principal fator locacional buscado pela Nike em países, principalmente, da Ásia é:

  • A.

    recursos minerais.

  • B.

    logística de transporte.

  • C.

    substituição de importações.

  • D.

    jazidas de carvão mineral.

  • E.

    mão de obra barata.

A charge a seguir representa um dos problemas ambientais mais discutidos na atualidade. A principal causa e a principal consequência relacionadas a este problema são, respectivamente:

  • A.

    utilização de técnicas rudimentares – evolução científica.

  • B.

    revoluções indust r iais – aumento dos subempregos.

  • C.

    intensificação dos gases estufa – aumento do nível dos oceanos.

  • D.

    intensa urbanização – migração de retorno para áreas rurais.

  • E.

    aquecimento global – utilização de transportes individuais.

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