Questões de Geografia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No contexto acima é verdadeiro afirmar que:

  • A.

    dentre outros fatores que influenciaram neste processo destaca-se a deseconomia de aglomeração, na área metropolitana de São Paulo, criação de economias de aglomeração em outros estados, a ação do estado em termos de incentivos fiscais e construção de infraestruturas e ainda a busca de recursos naturais (através da expansão da fronteira agrícola e mineral).

  • B.

    entre as regiões que mais atraíram indústrias no período recente, destaca-se o Nordeste, que ampliou em muito sua participação na produção industrial. Esse crescimento foi beneficiado pelos incentivos fiscais de uma Zona Franca no Pólo Petroquímico de Camaçari, com grande peso de investimentos públicos.

  • C.

    a região Centro-Oeste, apesar de sua baixa densidade econômica e populacional, teve significativa expansão na sua produção industrial, sendo um dos espaços de destaque de novas economias de aglomeração. Tal fato foi fortemente influenciado pela fundação de Brasília.

  • D.

    dentre os fatores que marcam as novas economias de aglomeração merece citação os incentivos liberados pelas Superintendências regionais: SUDAM, SUDENE, SUFRAMA, órgãos ainda plenamente atuantes no espaço econômico brasileiro e que são fortemente responsáveis pela nova distribuição territorial das indústrias, principalmente no caso da atração destas em direção aos estados meridionais do país.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O geógrafo Milton Santos, em sua obra A natureza do espaço, assim se expressa sobre a concepção de Espaço Geográfico: "No começo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois, cibernéticos, fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina. Através da presença desses objetos técnicos: hidroelétricas, fábricas, fazendas modernas, portos, estradas de rodagem, estradas de ferro, cidades, o espaço é marcado por acréscimos, que lhes dão um conteúdo extremamente técnico. O espaço é hoje um sistema de objetos cada vez mais artificiais, povoado por sistemas de ações igualmente imbuídos de artificialidade, e cada vez mais tendentes a fins estranhos ao lugar e a seus habitantes". A análise do conteúdo do texto acima nos permite concluir que Espaço Geográfico pode ser considerado como um espaço que...

  • A.

    possui apenas elementos culturais, sendo concebido exclusivamente pela ação antrópica, haja vista que o avanço da técnica e da ciência permite total domínio do homem sobre a natureza.

  • B.

    é anterior à presença das sociedades humanas na Terra, diferencia-se dos outros pelos elementos naturais que dominam as paisagens desses espaços e sua produção e organização independe da ação desses grupos sociais.

  • C.

    é estático e imutável, e suas paisagens são produzidas e organizadas pela ação da natureza, daí serem diferenciados principalmente pela localização no planeta Terra.

  • D.

    é concebido como resultado das relações sociais, que atuam diferentemente na natureza, e expressa em grande escala as opções técnicas, econômicas, políticas e culturais das diferentes sociedades que o concebeu e o produziu.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A construção da noção de espaço pelo homem ocorre numa preparação que atravessa sua vida cotidiana na sua relação com o espaço geográfico. As primeiras noções de relações espaciais construídas pelas crianças são consideradas as mais importantes, pois delam derivam posteriormente as demais relações. Qual das alternativas expressa uma verdade sobre essas relações?

  • A.

    São denominadas Projetivas e estabelecidas simultaneamente com as relações Euclidianas.

  • B.

    As relações Euclidianas são percebidas a partir do momento em que a criança já é capaz de localizar objetos ou pessoas, tendo como ponto de partida um referencial fixo, e sabe utilizar medidas de distância para a localização.

  • C.

    São chamadas de Concêntricas, sendo as últimas relações que o ser humano estabelece e só ocorrem a partir do domínio das coordenadas geográficas.

  • D.

    São denominadas Topológicas e se estabelecem no espaço mais próximo, usando referenciais elementares como: perto, longe, dentro, fora, na frente, atrás, ao lado e entre. Ocorrem na seguinte ordem: vizinhança, de separação, de ordem, de envolvimento e de continuidade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Ecossistema terrestre caracterizado por árvores de grande porte, com folhas perenes, clima quente e úmido, corresponde à (ao):

  • A.

    floresta tropical.

  • B.

    floresta temperada.

  • C.

    campo.

  • D.

    taiga.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qual medida governamental, dentre as abaixo listadas, contribui para a diminuição do efeito estufa?

  • A.

    Fiscalização da qualidade sanitária dos alimentos de consumo humano.

  • B.

    Criação de rede de coleta, tratamento e distribuição de água potável.

  • C.

    Adoção de veículos coletivos contendo filtros retentores de gases tóxicos.

  • D.

    Coleta sistemática do lixo urbano.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O Pará constitui um dos Estados brasileiros de grande extensão territorial, existindo algumas propostas de sua fragmentação política, com a criação, dentre outros, do Estado do Tapajós. Os defensores de tal proposta argumentam que:

  • A.

    o sul do estado, onde está localizado a região do Tapajós, possui grande dinamismo econômico, devido à presença do projeto Grande Carajás, que propicia suporte financeiro para sua autonomia.

  • B.

    o oeste paraense apresenta grande produção mineral de bauxita e ouro, considerada uma das maiores do Estado, sendo também uma fronteira agrícola em expansão devido a presença do cultivo de soja. Tal potencialidade de recursos favoreceria a instalação de uma nova unidade federativa.

  • C.

    as políticas de integração nacional implantadas pelo Governo Federal na década de 1960 possibilitaram ao oeste do Pará uma eficaz integração através da rodovia Santarém-Cuiabá, tornando esta sub-região a mais próspera, dinâmica e desenvolvida da Amazônia Legal, com condições de emancipação política.

  • D.

    o processo de desconcentração que ora ocorre no espaço industrial brasileiro favoreceu a transferência de várias unidades fabris do Centro-Sul para Santarém, tornando esse município e sua área circunvizinha muito dinâmicos e com condições de auto-sustentação e conseqüente emancipação.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Uma das formas de regionalizar o espaço brasileiro é através dos domínios morfoclimáticos. Nessa divisão, um dos domínios que se destaca pela grande extensão que ocupa é o domínio dos Cerrados, cuja maior parte encontra-se na Região Centro-Oeste. Sobre as características da atual apropriação antrópica desse domínio é verdadeiro afirmar que:

  • A.

    nele dominam as práticas agrícolas tradicionais, fato que tem arruinado esse rico ecossistema e ocasionado graves efeitos predatórios, como a intensificação da erosão e o empobrecimento do solo, antes de rara fertilidade.

  • B.

    se destaca o emprego de técnicas agrícolas preservacionistas como, por exemplo, o cultivo em curvas de nível, praticado principalmente nas encostas dos chapadões e serras do Planalto Central, em especial no Estado do Mato Grosso do Sul.

  • C.

    o grande destaque é para as práticas extrativas vegetais em áreas de preservação ambiental, que são as reservas extrativistas (RESEX), implantadas primeiramente no Acre, na Amazônia Ocidental, e depois no Centro-Oeste, organismos responsáveis pelo desenvolvimento sustentável praticado nesse domínio.

  • D.

    merecem realce as extensas áreas de agro-pecuária moderna, que ocupam principalmente as áreas desmatadas da vegetação original, sendo um fato a destacar o emprego de técnicas de correção do solo, antes considerado bastante ácido. Esses espaços são geralmente ocupados por cultivos destinados basicamente à exportação.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, no capítulo que aborda Conhecimentos de Geografia, destaca a necessidade da escolha de um corpo conceitual e metodológico que proporcione uma eficiente construção do conhecimento geográfico. Entre os conceitos-chave propostos destaca-se o de paisagem, sobre o qual é verdadeiro afirmar que:

  • A.

    é um espaço vazio de história e conteúdo, neutro, transitório, em geral de uma arquitetura de desnudamento, como por exemplo as auto-estradas, os shoppings centers, os caixaseletrônicos, os aeroportos e os grandes supermercados dentre outros.

  • B.

    é uma área organizada e delimitada para efeito de planejamento regional e urbano e cuja lógica de distribuição dos elementos geográficos reflete as práticas sociais que o produzem.

  • C.

    é a porção do espaço imediato de vivência e onde se processam as experiências cotidianas, onde o homem constrói sua identidade e estabelece relações de afetividade. Tem densidade técnica, comunicacional, informacional e normativa, guardando em si o movimento da vida, enquanto dimensão do tempo passado e presente A maioria dos seus elementos são de cunho abstrato.

  • D.

    é entendida como uma unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança. Tem um caráter social, pois é formada de movimentos impostos pelo homem através de seu trabalho, cultura, emoção. É percebida pelos sentidos e nos chega de maneira informal ou formal, ou seja, pelo senso comum ou de modo seletivo e organizado.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o tema Interdisciplinaridade no ensino de Geografia, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio assim expressam: "No esforço de estabelecer uma unidade na diversidade, de se abrir a outras possibilidades mediante uma visão de conjunto, a Geografia muito pode auxiliar para romper a fragmentação factual e descontextualizada. Sua busca por pensar o espaço enquanto totalidade, por onde passam todas as relações cotidianas e onde se estabelecem as redes sociais nas diferentes escalas, requer esse esforço interdisciplinar".

Do assunto em pauta é correto afirmar que:

  • A.

    devido às características próprias da Geografia, que exige do aluno acima de tudo a memorização de fatos e dados numéricos, é praticamente impossível dar a essa disciplina um caráter interdisciplinar.

  • B.

    a Geografia em si é um saber interdisciplinar e não deve ter a pretensão de constituir-se uma ciência de síntese, ou seja, capaz de explicar o mundo sozinha. Suas características propiciam condições de transcender seus limites conceituais e buscar a interatividade com as outras disciplinas sem perder sua identidade e especificidades.

  • C.

    sendo o espaço geográfico objeto de estudo e análise exclusivo da Geografia, essa disciplina passa a ter um caráter isolacionista, e caso seja dada uma feição interdisciplinar ao seu ensino, ela perderá suas especificidades.

  • D.

    os conceitos de natureza e sociedade devem ser concentrados, exclusivamente, no ensino de Geografia, visando ao favorecimento de uma ação pedagógica de caráter interdisciplinar.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Se Você fosse ministrar uma aula para a sexta série do ensino fundamental com a seguinte temática: os Grandes Projetos e a economia regional amazônica, qual dos roteiros abaixo escolheria para sua exposição didática:

  • A.

    O que são os Grandes Projetos?

    O projeto Ferro Carajás.

    Zona Franca de Macapá.

    Projeto Trombetas e as conseqüências ambientais.

    Projeto mineralógico Jari e sua área de atuação.

  • B.

    O que são os Grandes Projetos?

    O porquê da escolha da Amazônia para a implantação dos Grandes Projetos.

    Área de livre comércio do Amapá e a ICOMI (os primeiro projetos).

    Impactos ambientais do Projeto Carajás.

    A Celmar no Maranhão.

  • C.

    Os Grandes Projetos e a diminuição da dívida externa.

    A ICOMI e o Jari (os primeiros projetos).

    A E.F. Carajás: sua importância.

    Impactos ambientais e conseqüências dos Grandes Projetos.

  • D.

    O que são os Grandes Projetos?

    O que levou o governo a escolher a Amazônia.

    Os primeiros projetos: o projeto manganês e o projeto Jari. Programa Grande Carajás – as frentes integradas: ferro Carajás, projeto Trombetas e sua articulação com os projetos de alumínio, Usina Hidroelétrica de Tucuruí.

    Impactos ambientais e conseqüências dos Grandes Projetos nos contextos intra e inter regionais.

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