Questões de Geografia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Geografia da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Apesar de localizarem-se, as vezes, num mesmo formigueiro, as formigas são classificadas por suas características comportamentais dentro da sociedade que formam, em rainha, operária e soldado. Esses pequenos seres, apesar de anatomicamente diferentes, desempenham funções específicas e compõem uma mesma espécie. Assim, classificam-se como:

  • A.

    bioma.

  • B.

    ecótone.

  • C.

    comunidade.

  • D.

    população.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Cartas, para quem não aprendeu a lê-las e utilizá-las, sem dúvida, não tem qualquer sentido, como não teria uma página escrita para quem não aprendeu a ler".

Yves Lacoste

 Para se representar na realidade do mapa um espaço geográfico faz-se necessário uma correspondência entre as dimensões mapa/espaço. Para tal, usa-se o (a):

  • A.

    Símbolo ou sinal gráfico.

  • B.

    Legenda.

  • C.

    Escala.

  • D.

    Projeção cilíndrica.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Uma das formas de representação espacial apropriada ao ensino de Geografia são os mapas, considerados recursos didáticos inerentes a essa disciplina escolar e de grande utilidade nas aulas. Sobre essa forma de representação espacial é verdadeiro afirmar que:

  • A.

    sua significação prende-se ao fato de que permite, na maioria das vezes, uma representação do tamanho real do espaço representado, facilitando dessa forma o estudo desse espaço.

  • B.

    é uma representação plana bidimensional que utiliza na sua confecção símbolos e signos, que são geralmente convenções e sinais gráficos que expressam fatos ou fenômenos geográficos são traduzidos através da legenda A categoria símbolos, signos e legendas é responsável pela leitura da linguagem cartográfica.

  • C.

    é uma forma de representação detalhada de um lugar (sala de aula, apartamento, bairro, cidade, dentre outros), sendo necessariamente bidimensional, ou seja, representa apenas largura e comprimento do espaço representado.

  • D.

    é um modelo de representação tridimensional do espaço, funcionando como uma espécie de é "laboratório" geográfico onde as interações sociais do aluno no seu dia-a-dia são possíveis de ser percebidas quase na totalidade e são de grande utilidade na Educação Infantil.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A arcaica estrutura fundiária, com a existência de grandes latifúndios, é característica presente na distribuição das terras agriculturáveis do espaço brasileiro, cuja origem remonta à doação das capitanias aos donatários, que, por sua vez, doavam sesmarias a outros colonizadores. Sobre a distribuição territorial da concentração fundiária no Brasil pode-se afirmar que:

  • A.

    atualmente é igualitária nas diversas regiões, fato que não acontecia no período colonial, quando a Região Nordeste tinha o maior porcentual de grandes propriedades que eram ocupadas principalmente pela lavoura canavieira

  • B.

    o Centro-Oeste e a Amazônia representam uma espécie de "paraíso" do latifúndio e, por isso, também, nessas regiões, é constante e crescente a luta dos posseiros e lavradores "sem-terra" pelo acesso à terra, com elevado número de conflitos fundiários e assassinatos de líderes rurais e outros personagens que defendem a causa dos lavradores, a exemplo de religiosos.

  • C.

    é geral e desigual, apresentando em algumas regiões do país maior concentração, como é o caso da região Sul, que detém a maioria absoluta dos grandes estabelecimentos agro-pastoris, herança da colonização alemã realizada nessa região, que tinha como base a monocultura de exportação, o chamado "plantation".

  • D.

    o processo de concentração fundiária apresenta-se mais fortemente acentuado em alguns estados, que tiveram maior desenvolvimento técnico na agro-indústria da soja e da laranja, como é o caso de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

OS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA

"De 1980 pra cá [outubro do ano 2000], 1.517 trabalhadores rurais brasileiros foram assassinados no campo (....) O Pará, do internacionalmente célebre massacre de Eldorado dos Carajás, em que dezenove sem-terra foram executados pela Polícia Militar, em abril de 1996, é o Estado mais truculento do país, responsável por quase um terço de todas as mortes " exatas 406. No ranking da violência, Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais aparecem com índices de 183, 162 e 112 mortes, respectivamente. Rondônia, do massacre de Corumbiara, de 1995 (dez sem-terra mortos), registra o total de 44 óbitos." (Revista Caros Amigos, n.6, out. 2000, p. 15).

Sobre o assunto acima tratado constata-se que:

  • A.

    os estados que despontam no ranking da violência – Pará, Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais – são os que apresentam menor proporção de terras agroculturáveis, o que é principal elemento causador das disputas pela apropriação da terra rural.

  • B.

    a modernização da agricultura e a plena inserção da mão-de-obra do trabalhador rural, são os fatores responsáveis para que os Estados meridionais do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – não façam parte das estatísticas dos conflitos fundiários.

  • C.

    a agricultura familiar, de pouca rentabilidade, e o esgotamento do solo, com práticas tradicionais de cultivo, a exemplo da queimada e aragem manual são as principais causas que levam à constante busca por novas terras para serem usadas como meio de sobrevivência, desencadeando conflitos fundiários.

  • D.

    a expansão das fronteiras econômicas em direção à Amazônia e o modelo de ocupação desse espaço regional aceleraram o processo de expropriação do homem do campo, intensificando, assim, os conflitos fundiários em Estados como Pará e Rondônia.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O desmatamento na Amazônia para os mais diversos fins ocasiona diversas conseqüências, entre elas:

  • A.

    o aumento da biodiversidade.

  • B.

    o incremento da fauna local.

  • C.

    a formação de novas espécies.

  • D.

    a ocorrência da lixiviação.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise com atenção o mapa abaixo, que representa a divisão do território brasileiro em regiões geoeconômicas. Neste mapa, o norte do estado de Minas Gerais está incluído no Complexo Regional Nordestino. Que fato justifica tal inclusão?

  • A.

    Este espaço geo econômico se assemelha ao Nordeste úmido da Zona da Mata, onde a atividade predominante é a monocultura da cana-de-açúcar, que é a mesma que tem destaque na sub-região em questão.

  • B.

    Aí situa-se o Vale do Jequitinhonha, uma das mais prósperas e dinâmicas áreas de Minas Gerais e da Bahia, configurando-se como um pólo industrial de grande significado no contexto regional e nacional.

  • C.

    Apresenta características geo-econômicas encontradas no Polígono das Secas, do qual é considerado parte integrante, e tido como um dos maiores "bolsões" de pobreza e miséria do território brasileiro.

  • D.

    Além de ser uma área de atuação da Sudene, possui características geo-econômicas semelhantes ao Agreste, inclusive com muitos trechos mais úmidos, que são os chamados "cariris", espaços de próspera agricultura de irrigação, principalmente a fruticultura, cuja produção destina-se basicamente à exportação.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Eis o que é o espaço urbano: fragmentado e articulado, reflexo e condicionante social, um conjunto de símbolos e campo de lutas. É assim a própria sociedade em uma de suas dimensões, aquela mais aparente, materializada nas formas espaciais".

(CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989. P. 9)

No contexto do discurso acima é verdadeiro afirmar que:

  • A.

    nos espaços urbanos a auto-segregação se espacializa através dos condomínios exclusivos ou fechados, onde as pessoas de classe média e classe média alta se auto-segregam em busca de maior segurança e conforto.

  • B.

    os loteamentos irregulares e invasões que surgem na maioria das periferias das grandes metrópoles são formas materiais da auto-segregação.

  • C.

    a segregação induzida força uma parcela considerável da população das cidades a morar nos grandes e luxuosos condomínios verticais, processo que, na maioria dos países, acompanhou o crescente aumento da população urbana.

  • D.

    os cortiços, muito comuns nas periferias das cidades brasileiras, constituem uma das soluções recentes para o déficit habitacional das áreas urbanas, são ocupados geralmente por pessoas da classe média e as unidades habitacionais são financiadas pelos programas de habitação do Governo Federal.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

(...) "Creio que os Estados Unidos devem apoiar os povos livres que resistem à tentativa de servidão por minorias armadas ou a pressões externas. Creio que devemos ajudar os povos livres a forjar seus destinos com suas próprias mãos" (...)

As palavras do discurso acima foram dirigidas por Harry Trumam ao Congresso americano, quando lançou as bases da doutrina Trumam, fato que pode ser considerado como marco inicial:

  • A.

    da nova Ordem Mundial, período em que os regimes de partido único que dominavam principalmente o Leste europeu entraram em acelerada decomposição, com imensas manifestações populares contra esses regimes autoritários.

  • B.

    do período da Guerra Fria, fase em que o espaço mundial organizou-se em torno de dois pólos de poder político-militar, tendo se caracterizado pelo equilíbrio do terror, estabelecido entre o mundo capitalista e o socialista.

  • C.

    da Ordem Monopolar, que se caracteriza pela suprema hegemonia do capitalismo, fase em que a capacidade tecnológica e financeira de cada nação define o seu poder, e não mais o poderio bélico, como era na Guerra Fria.

  • D.

    da existência da OTAN e do Pacto de Varsóvia, alianças militares que exprimem com bastante nitidez a vigência das chamadas fronteiras de caráter ideológico que caracterizaram o período da Guerra Fria.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Um ato de guerra". Dessa forma, alguns jornais da imprensa mundial se referiram aos ataques terroristas (11/09/2001) aos Estados Unidos. Para alguns analistas políticos tal atentado "põe em cheque" a "Ordem" ora vigente no espaço mundial.

Da qual é verdadeiro afirmar que:

  • A.

    se caracteriza pela multipolaridade, e teve seu início marcado por violentos conflitos bélicos, desta vez ao espaço do leste europeu e comandados pelos Estados Unidos, que defendiam a hegemonia do sistema capitalista, resultando desses ataques o esfalecamento da ex-URSS e a desintegração da ex-Iugoslávia.

  • B.

    se apresenta multipolar, com vários pólos de influência econômica e tecnológica localizados em diferentes continentes, sendo caracterizada também pela emergência de áreas de prosperidade em regiões antes consideradas periféricas ao capitalismo, como é o caso do Oriente Médio, Sudeste asiático e Norte da África.

  • C.

    embora apresente-se multipolar, continua existindo em seu interior a rivalidade ideológica entre regimes opostos. Comprovam esse fato os ataques terroristas articulados e comandados pelos países árabes, espaço onde predomina o socialismo, ocorridos em setembro de 2001 nos Estados Unidos, país considerado símbolo do poder capitalista ocidental.

  • D.

    se contrapõe à Velha Ordem em termos de polaridade. É considerado como fato que marca seu início a queda do muro de Berlim, passo precursor da derrocada do socialismo nos países do leste europeu.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...