Questões de Geografia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Geografia da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para uma melhor inserção no competitivo mundo globalizado dos nossos dias, os Estados Unidos têm entre seus projetos econômicos a formação de um mega bloco, que seria a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), e que tem entre seus objetivos, promover:

  • A.

    o fortalecimento dos blocos sub-regionais da América Latina, notadamente o Mercosul, Pacto Andino e a ALALDI, como forma de intensificar suas relações comerciais e culturais com os países latino-americanos.

  • B.

    a integração política entre todos os países do continente americano, inclusive Cuba, único país socialista da América, que acena com uma adesão à idéia desse país.

  • C.

    o fortalecimento do seu comércio exterior, visando maiores possibilidades de competição junto a outros blocos econômicos, notadamente a União Européia, considerada, no atual contexto mundial, como o bloco de maior integração econômica.

  • D.

    o fortalecimento do setor industrial dos países latino-americanos, proporcionando-lhes melhores condições de competitividade e visando também uma ampliação no leque de opções de produtos comercializados pelos países da América Latina com os Estados Unidos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O poema acima tem como temática o processo de globalização. Qual das alternativas abaixo expressa conseqüências desse processo?

  • A.

    Aprofundamento das desigualdades sociais antes já existentes no espaço mundial, com exclusão de uma significativa parcela da população mundial do consumo de bens e serviços essenciais e dos benefícios advindos desse processo. É de se ressaltar que cada vez mais aumenta o "fosso" existente entre países ricos e países pobres.

  • B.

    Aparecimento de novas tecnologias, com forte avanço na transmissão de informações, no uso da robotização nos diversos processos produtivos, o que vai ocasionar o surgimento de novos postos de trabalho e conseqüente diminuição do desemprego estrutural, característica exclusiva dos países tecnologicamente desenvolvidos.

  • C.

    Maior difusão da indústria avançada, antes exclusiva dos países desenvolvidos, fato que tem estreita relação com a expansão das transnacionais, que, com a mundialização da economia, chegaram aos países em desenvolvimento, haja vista que anteriormente se instalavam apenas nas nações de grande desenvolvimento tecnológico.

  • D.

    Superação do subdesenvolvimento, com extermínio da pobreza e miséria em que viviam a maioria das jovens nações africanas, que durante muito tempo viveram sob o jugo político e econômico das grandes nações imperialistas da Europa..

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"(...) A criação das desigualdades regionais pode ser encarada como o motor principal das migrações internas que acompanham a industrialização nos moldes capitalistas.(...) Se se admite que a migração interna é um processo social, deve-se supor que ele tenha causas estruturais que impelem determinados grupos a se porem em movimento. Estas causas são quase sempre de fundo econômico (...)" (Paul Singer, Economia política da urbanização)

No contexto da citação acima é verdadeiro afirmar que:

  • A.

    a estagnação econômica do Nordeste faz com que essa região seja uma área de grande e constante repulsão populacional, principalmente a sub-região do sertão, fato que tem se agravado nos últimos anos, devido à carência de políticas públicas de combate à seca.

  • B.

    nas últimas décadas, a expansão das fronteiras econômicas na Amazônia tornou essa região uma área de forte atração populacional, especialmente em locais onde essas fronteiras se expandem de forma mais intensa, a exemplo do Sul e Sudeste do Pará.

  • C.

    nos últimos anos, ocorreu um aumento da imigração dos estados meridionais brasileiros, fato que tem estreita relação com a crise econômica pela qual passam esses estados, devido às constantes perdas das safras agrícolas, ocorridas em decorrência de fenômenos climáticos, a exemplo das prolongadas estiagens.

  • D.

    o Sudeste brasileiro, especialmente a nossa maior metrópole, São Paulo, continua sendo o principal foco de atração de imigrantes, fato relacionado ao aumento da concentração industrial, tanto no Estado de São Paulo quanto na região em questão.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"(...) Na verdade estamos muito longe de uma sociedade de cidadãos. Nossas tradições históricas e nossos dilemas não-resolvidos nos empurram perigosamente em outra direção. A propriedade latifundista da terra se propõe como sólida base de uma orientação social e política que freia, firmemente, as possibilidades de transformação social profunda e de democratização do país (...). No Brasil, o atraso é um instrumento de poder (...)" (José Souza Martins, O poder do atraso. Ensaios de sociologia da história lenta. p. 12 e 13.) 

A interpretação da citação acima possibilita afirmar que:

  • A.

    ao contrário do que afirma o texto, no Brasil as grandes propriedades latifundistas constituem uma alavanca para o progresso, uma vez que nelas são praticadas atividades agro-exportadoras que possibilitam o equilíbrio da balança comercial, além de que a sua presença não causa quaisquer problemas que digam respeito a conflitos fundiários.

  • B.

    os grandes latifúndios, herança histórica de nossa colonização, dificultam o acesso à terra, por parte dos pequenos lavradores sem-terra, e retarda as transformações sociais no campo e a conquista da cidadania.

  • C.

    o atraso econômico do país deixará de existir quando for implantada uma reforma agrária justa, eficiente, plena e democrática. Essa reforma acabará de vez com problemas de ordem fundiária no país.

  • D.

    o poder dos latifundiários é o único fator de atraso no campo e impedimento da conquista de uma verdadeira sociedade de cidadãos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O processo histórico de (re) construção do espaço regional amazônico possui em suas etapas diferentes formas de apropriação. Assim, é correto afirmar que:

  • A.

    no espaço pré-colonial, as sociedades que o habitavam viviam em um estágio pré-histórico, em especial os tapajós e os marajoaras, sem conhecimento do fogo e da escrita, pouco modificavam a natureza devido principalmente aos rudimentares instrumentos de trabalho que possuíam, haja vista que viviam ainda no paleolítico.

  • B.

    no espaço colonial, um dos marcos importantes foi o surgimento de aldeamentos, igrejas e colégios, que, juntamente com as fortificações militares, constituíram elementos da paisagem que simbolizavam o espaço das idéias coloniais e serviam para consolidar o domínio do colonizador.

  • C.

    durante os dois primeiros séculos de colonização, a borracha teve grande importância econômica (devido à invenção da vulcanização, que tinha este produto com matéria-prima), trazendo como conseqüência grandes transformações ao espaço geográfico amazônico.

  • D.

    a ocupação recente da região tem se caracterizado principalmente pela intensa transformação, porém a implantação de reservas extrativistas em áreas de preservação ambiental tem tornado realidade plena no contexto desta região o desenvolvimento auto-sustentável.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Durante o período áureo da borracha, a Amazônia recebeu milhares de imigrantes que vinham em busca de trabalho nos seringais da região, e que aqui foram denominados "soldados da borracha". Tais imigrantes eram originários principalmente:

  • A.

    do Sul do país, onde ocorria uma forte expansão da atividade agro-industrial que diminuía as possibilidades de emprego nas atividades rurais dessa região.

  • B.

    da Região Sudeste, em especial de São Paulo, onde a falência de muitos industriais tornava o estado área de repulsão populacional.

  • C.

    da Região Sudeste, que nessa época entrava em uma fase de estagnação econômica devido à "crise do café", fato que se estendeu por todo o século XX e até o início do XXI.

  • D.

    da Região Nordeste, onde uma prolongada estiagem (seca) tornava difícil as possibilidades de emprego, daí a escolha da Amazônia, que, no momento, apresentava a possibilidade de trabalho nos seringais nativos. Ressalte-se que essas imigrações foram estimuladas pelo governo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O poema acima aborda de forma poética um dos mais graves problemas ambientais da Amazônia e muito presente no oeste e sudoeste do Estado do Pará. Trata-se da contaminação por mercúrio das águas do Rio Tapajós. Sobre o assunto em questão é verdadeiro afirmar que:

  • A.

    o uso do mercúrio também conhecido com o nome de "azougue", é muito recente na região, aproximadamente uns cinco anos, e as conseqüências para a população é insignificante, uma vez que não contamina a cadeia alimentar.

  • B.

    embora o mercúrio venha sendo usado há muitas décadas na extração do ouro na região, foi com a entrada das "máquinas" que seu uso alcançou grandes proporções. Além da contaminação da cadeia alimentar devido ao uso desse metal, a garimpagem proporciona também os efeitos nocivos da destruição de barrancos e leito dos rios, o lançamento de óleo diesel, detergentes e de graxas no rio Tapajós e seus afluentes.

  • C.

    recentes descobertas do emprego de outras substâncias, que apresentam maior capacidade de união ao ouro para a formação da amálgama, provocaram o total desaparecimento do uso desse metal na atividade garimpeira.

  • D.

    como a atividade garimpeira sempre foi inexpressiva no contexto do oeste e sudoeste paraense, os efeitos do uso do mercúrio na garimpagem atingem uma população muito reduzida: apenas os garimpeiros que aspiram o vapor do mercúrio são contaminados, haja vista que esse vapor, após chegar à atmosfera, não retorna à superfície da Terra.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Entre os recursos naturais de grande importância para a sobrevivência da humanidade podemos ressaltar o solo, cuja degradação, em diversos lugares do mundo, tem sido acelerada nas últimas décadas. No caso do uso dos solos agriculturáveis no espaço geográfico brasileiro, pode-se afirmar, que na região:

  • A.

    Nordeste, a agricultura tem se utilizado de modernas técnicas de irrigação em certas áreas do sertão, tornando possível uma próspera fruticultura comercial, especialmente no vale do São Francisco, sendo atualmente tal atividade de grande importância econômica no contexto regional.

  • B.

    Amazônica, a grande fertilidade natural dos solos de terra firme, que não precisam de qualquer correção ou adubação, permite a prática de uma agricultura comercial bastante lucrativa, fato comprovado com o sucesso do cultivo da soja no Sul e Sudeste do Pará.

  • C.

    Centro-Sul, particularmente na região Centro-Oeste, a degradação é agravada pela extrema acidez dos solos, que os torna irrecuperáveis e impróprios para a prática agrícola, por não existirem possibilidades de correção desses solos.

  • D.

    Nordeste, a expansão da desertificação nas orlas semi-áridas do sertão e do agreste tem prejudicado o desenvolvimento da atividade agrícola comercial, fazendo com que ela seja inexpressiva no contexto regional.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...