Questões de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Lista completa de Questões de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O aquecimento global vem preocupando os ambientalistas. O aumento na temperatura do planeta é favorecido, principalmente, por

  • A.

    excesso de uso de gás de cozinha.

  • B.

    queima de etanol em motores de carros e indústrias.

  • C.

    utilização de gás natural em veículos de grande porte.

  • D.

    desmatamento e queima de combustíveis, como gasolina, óleo diesel e querosene.

  • E.

    falta ou escassez de chuvas em regiões de Caatinga.

O excesso de metais pesados (mercúrio, chumbo, cadmo etc.) em solo desnudo provoca um desequilíbrio ambiental, cuja poluição afeta, principalmente, o(s)

  • A.

    ar.

  • B.

    lençol freático.

  • C.

    vegetais.

  • D.

    animais.

  • E.

    microorganismos.

Atualmente algumas montadoras estão apostando em carros bicombustíveis. A gasolina e o óleo diesel, mesmo poluindo muito o ambiente, estão com os seus dias contados, porque são esgotáveis. Estas substâncias são extraídas de

  • A.

    resíduos sólidos depositados na crosta terrestre.

  • B.

    magma solidificado em áreas de mares profundos.

  • C.

    animais e vegetais decompostos em camadas do subsolo.

  • D.

    minerais não consolidados, existentes no núcleo da Terra.

  • E.

    seres fósseis, depositados em substratos terrestres.

Analise as proposições.

Está(ão) incorreta(s) apenas

  • A.

    II. I.

  • B.

    II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    I e IV.

O monóxido de carbono, que sai do escapamento dos carros e das chaminés das fábricas e da queima de lenha em algumas casas, pode levar à morte de uma pessoa por insuficiência respiratória, porque

  • A.

    dificulta o transporte de oxigênio e de gás carbônico pelo sangue.

  • B.

    inicialmente diminui a freqüência respiratória e circulatória.

  • C.

    resseca a mucosa respiratória.

  • D.

    diminui a quantidade de ferro no sangue.

  • E.

    provoca asfixia e obstrui as vias respiratórias.

A diversidade da indústria pernambucana coloca o Estado numa posição privilegiada no Nordeste. A economia caracteriza-se pela existência de pólos específicos de produção de bens localizados em diversas áreas do estado. Dentre esses pólos, o Recife é responsável pelo Pólo

  • A.

    Metal mecânico de linha branca.

  • B.

    Gesseiro e de cimento.

  • C.

    Tecnológico e eletrônico.

  • D.

    de industrialização do leite.

  • E.

    de cerâmica.

Analise as proposições abaixo.

I. Os países mais afetados por movimentos migratórios são os mais pobres do mundo, pois as migrações se originaram das péssimas condições de vida que esses países apresentam.

II. Nos países desenvolvidos, a falta de mão-de-obra não qualificada levou muitos governos a estimular as migrações até a década de 1970.

III. No Brasil, de 1850 a 1930, houve uma significativa entrada de imigrantes livres no país, para trabalharem nas lavouras cafeeiras e nos centros urbano-industriais da região Sudeste no processo de povoamento da região Sul.

IV. A imigração no Brasil começou a perder importância a partir de 1934, com a criação das leis de imigração, que restringiram a entrada de estrangeiro.

Estão corretas

  • A.

    I e II apenas.

  • B.

    I e III apenas.

  • C.

    II e IV apenas.

  • D. I, II e IV apenas
  • E. I, II, III e IV.

As migrações como elementos constitutivos do espaço geográfico são essencialmente dinâmicas e apresentam-se, a cada momento histórico, como condição para a realização de diversos processos sociais. Sobres isso, analise as afirmações abaixo.

I. As migrações causadas pelos fatores estruturais que resultam de situações circunstanciais, como crises políticas e econômicas, revoluções e perseguições atingem tanto países desenvolvidos como subdesenvolvidos.

II. O processo de desterritorialização implica no desenraizamento de povos do seu antigo território com perda das referências culturais e dos vínculos afetivos com o lugar.

III. A desintegração do bloco socialista deu origem na Alemanha a uma corrente migratória de retorno, pessoas que viviam fora do país por motivos políticos se reterritorializaram, obtendo melhores empregos e maior qualidade de vida.

IV. As minorias étnicas, grupos minoritários de uma mesma origem, que migraram para outros países e se adaptaram ao novo território e à nova cultura, formaram comunidades chamadas diásporas.

V. O aumento de imigrantes em busca de emprego nas cidades dos países desenvolvidos tem originado: "guetos", espaços pobres, marginais diferenciados etnicamente e xenofobia.

Estão incorretas

  • A. II e III.
  • B. I e V.
  • C. III e IV.
  • D. I, III e IV.
  • E. III, IV e V.

Uma aula sobre as variações das marés despertou a atenção de quase toda a turma. O professor comentou que o cientista é um caçador invisível das explicações. Ao falar aos alunos que a Ciência é uma função da vida e que ela não pode dela se divorciar, estava ele afirmando, particularmente, que a Ciência poderia

  • A.

    ficar desacreditada.

  • B.

    perder sua legitimação.

  • C.

    permanecer órfã.

  • D.

    não mais ser testada.

  • E.

    corresponder ao esperado.

Numa aula de Estudos Sociais da 4º série do Ensino Fundamental, utilizando a planta de bairros de Paulista, o professor poderá trabalhar as seguintes atividades:

I.  Realização de trabalhos com relações de vizinhança e continuidade através do estudo de bairros.
II.  Trabalhar com a orientação de acordo com os pontos cardeais e colaterais e registros dos elementos da representação do real.
III.  Atividades que trabalhem com as noções topológicas de vizinhança dentro-fora, ordem de limite de fronteiras e continuidade espacial.
IV.  Atividade de decodificação da legenda, representando algumas situações-problemas dos bairros de Paulista.
V.  Analisar a  ocupação ordenada do sítio urbano a partir de um  planejamento.

Estão incorretas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    II, IV e V.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    I, III e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...