Lista completa de Questões de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"O ensino da geografia pode levar os alunos a compreenderem, de forma mais ampla, a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva" (PCNs. p.108) As alternativas abaixo não contemplam a afirmativa, exceto.
Maior preocupação com os conteúdos conceituais do que com conteúdos procedimentais.
Utilizar noção de escala espaço-temporal, explicitando, apenas, os temas geográficos locais.
Memorização como exercício fundamental, mesmo nas abordagens mais avançadas e problematizadoras.
Fazer uma abordagem exclusivamente social, sem a necessidade trabalhar os fenômenos da natureza.
Promover a compreensão processual e crítica das questões socioambientais.
O estudo da natureza é de fundamental importância, pois, ao se trabalhar este tema em sua dinâmica própria que expressa as inter-relações entre todos os seus elementos, se pode levar os alunos a criticar a ação do homem sobre ela e construir conceitos de equilíbrio e desequilíbrio ecológico. Ao trabalhar este tema em sua prática cotidiana, o professor poderá desenvolver todas as seguintes ações, exceto uma. Assinale-a.
Problematizar e aprofundar conceitos sobre alguns elementos da natureza, como rio, mar, flora e fauna, desde que estes elementos estejam presentes no cotidiano dos alunos.
Mostrar que o clima e a vegetação estão intimamente relacionados e que a vegetação depende, fundamentalmente, da temperatura e umidade, entre outros fatores que, também, estão relacionados com estes dois elementos.
Discutir por meio de problematização de situações vividas no lugar, seja do bairro, cidades ou países, o comportamento social e suas relações com a natureza.
Apontar que a visão global da natureza expressa na paisagem pode ser realizada por meio dos hábitos de consumo através de pesquisa, investigando como pessoas de diferentes espaços se apropriam de técnicas de transformação dos elementos naturais.
Trabalhar os componentes da natureza sem fragmentação, ou seja, apresentado os o solo, clima, vegetação entre outros, de modo interativo.
A presença das ciências humanas no ensino fundamental deve ser entendida como um dos elementos responsáveis pela preparação de um cidadão crítico, dotado de uma consciência social provida de objetividade suficiente que lhe possibilite
I. perceber-se a si próprio como um agente social que fatalmente intervém na sua sociedade, seja compactuando com ela, seja transformando-a.
II. pensar sua realidade e melhor conhecê-la, para melhor atuar e se apossar dela, em vez de ser por ela engolida.
III. compreender o sentido dos processos que orientam o constante fluxo social bem como o sentido de sua intervenção nesse processo.
IV. entender que a "vida social construída pelo homem é reconstruída ao longo das gerações; que essa reconstrução não significa, necessariamente, avanços ou melhorias"
Estão corretas
somente I, II e III.
somente I, II e IV.
somente I, III e IV.
somente II, III e IV.
I, II, III e IV.
A agricultura tem vivenciado mudanças significativas. As alternativas, a seguir, referem-se a algumas dessas mudanças, exceto uma. Assinale-a.
Tecnologias incorporadas aos implementos agrícolas desenvolveram e informatizaram colheitadeiras, ordenhadeiras mecânicas e automatizaram a adubação e o plantio.
Aumento do número de produtores especializados e dos complexos agroindustriais, provocando mudanças nas relações de trabalho.
Aperfeiçoamento dos mecanismos de comercialização e de escoamento da produção.
A produção e a distribuição dos produtos são controladas por companhias transnacionais que, além de controlar a produção, impõem os preços.
Provocou, apenas, o desemprego em massa e a diminuição do preço da terra e da produção, desalojando os pequenos produtores.
"A agricultura e a pecuária são atividades milenares e universais. Apesar da tendência de urbanização do mundo, elas são praticadas na maioria dos países, uma vez que o desenvolvimento tecnológico atual permite superar condições adversas de chuva e solo." (Coelho & Terra, 2003-p.260)
As alternativas abaixo dizem respeito às mudanças na agricultura, num mundo tecnológico, exceto.
Interferência e domínio das grandes empresas e das multinacionais na comercialização e industrialização dos produtos agropecuários.
Aumento do número de produtores especializados, evolução para agroindústria e para os complexos agroindustriais, sem mudança na estrutura fundiária e na relação de trabalho
Aperfeiçoamento dos mecanismos de comercialização e de escoamento da produção.
Mudanças técnicas, como elevada industrialização do processo de produção agrícola, aplicação de adubos químicos, de agrotóxicos, intensificação da pesquisa.
Impactos sociais através do êxodo rural, aumento do número de trabalhos rurais sem-terra e sua exclusão social e econômica.
Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) A constituição de um meio técnico-científico-informacional é característico não apenas da vida urbana mas também do mundo rural. Isso acontece nos países ricos avançados.
( ) A agricultura científica globalizada e exigente de ciência, técnica e informação leva ao aumento exponencial das quantidades produzidas em relação às superfícies plantadas.
( ) Na agricultura moderna, há uma grande demanda de bens científicos, como os Organismos Geneticamente Modificados (OGM), sementes, fertilizantes, inseticidas, corretivos e também, assistência técnica e creditícia.
( ) Na agricultura científica globalizada, os produtos não são escolhidos, segundo uma base mercantil, e sim obedecendo aos mandamentos científicos e técnicos que implica uma racionalização das práticas agrícolas.
( ) Na agricultura moderna, a demanda externa de racionalidade (preços internacionais, taxas de câmbio) rege os processos de plantação, colheita, armazenamento, empacotamento, transporte e comercialização.
A ordem correta é
V, V, V, F e F.
F, V, F, V e F.
V, F, V, V e F.
F, V, V, F e V.
V, F, F, V e V.
Sobre as categorias de análise da geografia, é correto afirmar.
Compreender que o território implica uma convivência harmônica num mesmo espaço de diversidade de tendências, crença, ideais, etnias, religiões, sistemas de pensamento e tradições.
Análise da paisagem deve focar a descrição e o estudo do mundo inserido em contextos particulares ou gerais.
O lugar é onde estão as referências pessoais e o sistema de valores que direcionam as diferentes formas de perceber e constituir a paisagem e o espaço geográfico.
O princípio da territoriedade dos fenômenos geográficos não pode ser definido pelo processo de apropriação de natureza pela sociedade e nem possibilita os estabelecimentos de limites e fronteiras desses fenômenos.
O espaço é estudado em diferentes campos de conhecimento. Geograficamente é considerado como lugar, pois é produzido pela natureza.
Refletindo as concepções teórico-metodológicas da geografia na abordagem do meio ambiente, podemos afirmar.
O desenvolvimento da corrente da "Geografia Radical", de cunho marxista, sobretudo nas décadas de 1960 a 1980, inseriu um amplo debate na análise das questões ambientais em seu temário de preocupação com a terra.
Grande parte da geografia crítica promoveu um total esquecimento ou limitou a abordagem do suporte – físico – territorial sobre o qual são processadas as atividades sociais
O positivismo, enquanto método exclusivo, satisfaz como paradigma globalizante na abordagem e na análise da questão ambiental.
A concepção sistêmica no tratamento da temática ambiental dentro da geografia produz um conhecimento fragmentado, limitado e completamente dissociado.
O papel da geografia de cunho ambientalista engajada na transformação da realidade socioeconômica atual acentua o estudo da natureza, dissociado da sociedade.
Supondo-se que em uma cidade localizada no fuso de 45º Leste de Greenwich sejam 20 horas, quais as horas nos respectivos fusos: 75º Oeste e 60º Leste?
6 e 22 horas
12 e 21 horas
21 e 15 horas
5 e 15 horas.
10 e 21 horas.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Trabalhar Educação Ambiental significa abordar as complexas relações de interdependência entre os diversos elementos da natureza e de práticas sociais, nas dimensões econômicas, políticas, sociais e culturais. Nessa visão, não podemos afirmar.
A cidadania ambiental e a cultura de sustentabilidade serão necessariamente os resultados do fazer pedagógico que conjugue a aprendizagem a partir da vida cotidiana.
A cidadania ambiental da era planetária extrapola os estreitos limites da educação tradicional centrada na lógica da competição e acumulação e na produção ilimitada de riqueza, sem considerar os limites da natureza e as necessidades dos outros seres do cosmo.
A questão da interdisciplinaridade na Educação Ambiental atingiu um consenso em termo de suas abordagens e formulação teórica, a partir de reflexões sobre sua abrangência e permanência.
A diversidade de métodos utilizados na Educação Ambiental induz os professores a alargarem as perspectivas e a criarem condições de estudo a partir da totalidade complexa dos processos e relações do homem e do meio ambiente.
A Educação Ambiental é um dos eixos fundamentais, para impulsionar os processos de prevenção da deteorização ambiental, do aproveitamento dos direitos dos cidadãos a um ambiente saudável.
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