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Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
As chuvas ácidas trazem grande prejuízo ao meio ambiente e nelas encontramos a formação de HNO3 e H2SO4. Estas substâncias normalmente são formadas a partir
do desmatamento desenfreado nas reservas ecológicas e principalmente na mata amazônica, causando alterações no clima geral das regiões brasileiras.
das constantes queimadas realizadas em lixões e aterros sanitários credenciados nas prefeituras de cidades suburbanas assim como dos gases liberados pelas chaminés das fábricas .
dos óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre, resultantes da queima excessiva dos combustíveis fósseis.
do efeito estufa em dias nublados e do moderado fluxo de veículos nas grandes cidades assim como das queimadas realizadas, sem controle, nos canaviais.
do excessivo consumo de cigarros pelos tabagistas, liberando metais pesados resultantes da nicotina e do alcatrão que permanecem por muito tempo no ar respirável.
Analise as proposições abaixo.
I. O Mar Morto, situado entre Israel e Jordânia, em área desértica, apresenta evaporação superior ao recebimento de água doce.
II. A biodiversidade presente nos oceanos e nos mares é comparável à biodiversidade das florestas tropicais.
III. A maioria das águas oceânicas tem salinidade superficial, sendo mais pronunciada nos locais em que a evaporação é menor.
IV. O canal de Suez liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo e, portanto, o oceano Índico ao Pacífico.
Estão incorretas
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV
Analise as situações abaixo sobre a questão da água e sua disponibilidade no mundo.
I. A irrigação agrícola descontrolada e o aumento da população, da indústria e do consumo urbano fazem com que, em muitos países, os lençóis subterrâneos diminuam em até 1 metro ao ano, reduzindo, assim, a oferta de água.
II. O principal problema não é a escassez de água e, sim, a falta de água potável (falta de saneamento) e a utilização das águas para a irrigação (dois terços do consumo global).
III. As soluções técnicas que viabilizam uma melhor utilização da água, como barragens, dessalinização, captação e transposição de bacias, têm alto custo econômico e baixo custo ambiental, situação esta relativizada pelos benefícios alcançados.
IV. Tem-se tornado foco de interesses internacionais e de conflitos, a exemplo das disputas e tensões verificadas nas bacias do Tigre, Eufrates, Nilo e Jordão, situados na Ásia e na região do Oriente Médio.
V. O risco de contaminação das águas subterrâneas, principalmente naqueles lençóis muito profundos e nos superficiais, costuma ser quase inexistente, embora nos perímetros urbanos, possa-se detectar um processo de contaminação natural.
Estão incorretas
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre a problemática ambiental, é incorreto afirmar.
As principais causas da poluição atmosférica são a queima de combustíveis fósseis e a indústria.
O lixo é produzido pela sociedade urbana do Brasil, os aterros sanitários são fertilizados pelos resíduos sólidos, enquanto os mananciais se beneficiam com o chorume.
Os danos ao ambiente atingem todos os ecossistemas naturais, colocando em risco a vida de milhares de espécies vegetais e animais, incluindo a dos humanos.
O meio ambiente só passou a se constituir uma real preocupação do governo brasileiro a partir da década de 1990, devido aos impactos, principalmente pela expansão industrial.
As cidades brasileiras, principalmente as grandes metrópoles, concentram inúmeros e graves problemas ambientais, como a ocupação desordenada do solo (margens de rios e morros).
A figura abaixo mostra as taxas de crescimento da população ao longo das décadas, entre 1930-2000. Sobre o crescimento, podemos observar:
I. O maior aumento populacional ocorreu entre as décadas 1940 e 1980, fase de grande urbanização do país.
II. A taxa de crescimento nas décadas de 1930 – 1940 passou de 1,8% para quase 3,0% 1950 – 1960, resultado da intensa migração externa e redução da natalidade.
III. As taxas mais altas de crescimento, entre 2,0% e 3,0%, ocorreram entre 1940 – 1980, resultantes da redução lenta da natalidade e queda acentuada da mortalidade.
IV. O Brasil alcançou o ápice do crescimento em 1950 – 1960, reduzindo as taxas de crescimento no final do séc. XX, em face de uma política demográfica antinatalista, com queda da taxa de fecundidade, a partir da década de 1970.
V. A desaceleração das taxas de crescimento, passando de 2,48% para 1,63%, entre 1970 e 2000, resulta da combinação de elevadas taxas de natalidade e mortalidade, o que caracteriza um crescimento populacional relativamente baixo.
Estão corretas apenas
Sobre população, analise as proposições.
Estão corretos
I, II e III.
I, III e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
II, IV e V.
Sobre a hidrografia brasileira, analise as proposições abaixo.
I. O regime dos rios nordestinos é influenciado pelas chuvas, pela natureza impermeável do subsolo cristalino e pela cobertura vegetal.
II. Alguns rios da região Sudeste se destacam por estarem próximos à escarpa da Serra do Mar, sendo transportados para obtenção de energia elétrica.
III. Entre os rios que formam a bacia Platina, o Uruguai é o maior em extensão e potencialidade para aproveitamento hidrelétrico.
IV. A bacia do Paraguai é de planície, sendo utilizada, principalmente, para o aproveitamento hidrelétrico em territórios brasileiro e paraguaio.
Estão corretas
I e II.
II e III
I e IV
II e IV.
III e IV.
Assinale a alternativa abaixo que contém características da população brasileira, exceto.
Apresenta altas porcentagens de população jovem, o que conduz pequena sobrecarga econômica para a população adulta.
Aumento da expectativa média de vida da população.
O crescimento decorre mais da elevação do crescimento natural do que dos efeitos do êxodo rural.
Declínio, nas últimas décadas, das taxas de crescimento vegetativo.
Apesar de ser um dos países mais populosos do mundo, o Brasil continua a ser um país de baixa densidade demográfica.
Os conhecimentos geográficos relacionados ao Ensino Fundamental deverão levar os alunos a construir conceitos, procedimentos e atitudes que possibilitem
I. o uso da linguagem cartográfica, para obter informações e representação espacial dos fenômenos geográficos.
II. a valorização do patrimônio sociocultural e o respeito ao fortalecimento da diferenciação de classes sociais.
III. a compreensão da espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações.
IV. reconhecer que os avanços técnico-científicos e informacionais são conquistas resultantes de conflitos e acordos, sendo usufruídos por todos os seres humanos.
V. contemplar uma temática de relevância social, cuja compreensão é essencial para o desempenho das funções de cidadania.
Estão incorretas
IV e V.
Analise as proposições sobre a urbanização.
I. A urbanização moderna é um processo centrado no binômio industrialização-urbanização e no capitalismo.
II. Nos países onde ocorreu uma rápida industrialização após a Guerra Mundial, houve intenso êxodo rural e um processo de urbanização rápida.
III. O primeiro surto de urbanização no Brasil verificou-se no século XVIII, com o ciclo do café, com o deslocamento do eixo produtivo do Nordeste açucareiro para o Sudeste.
IV. Nos países subdesenvolvidos, não existe macrocefalia urbana, porque o processo de urbanização é bastante lento.
Estão incorretas
I e II.
II e III.
III e IV
I, II e III.
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