Lista completa de Questões de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O Estado foi o grande centralizador e planificador das economias socialistas, regulando, administrando, distribuindo a produção e definindo padrão de consumo.
( ) A nova ordem mundial corresponde ao capitalismo globalizado e caracterizado mais pelo confronto político- ideológico do que pelo econômico.
( ) A internacionalização da política macroeconômica transforma países em territórios econômicos abertos e economias nacionais em reservas de recursos naturais e de mão-de-obra barata.
( ) Apenas nos países subdesenvolvidos, as transnacionais diminuem seus custos, reduzindo salários, aumentando a jornada de trabalho e eliminando conquistas sindicais.
( ) Com o declínio das taxas de crescimento econômico e com a crise da economia capitalista, os resultados da globalização são drásticos.
A ordem correta é
A nova ordem mundial apresenta algumas características econômicas, políticas e sociais que refletem o capitalismo globalizado e sua influência na formação dos blocos econômicos. Sobre isso, analise as afirmações abaixo.
I. A homogeneização do dinheiro global sofre resistência local à sua expansão assim como a adaptação às novas condições financeiras é considerada uma necessidade para ser competitivo e exitoso no mundo globalizado a partir dos blocos econômicos regionais.
II. A unificação monetária é fator indispensável ao estabelecimento da economia européia competitiva ao nível global, mediante uma divisão de trabalho renovado.
III. A constituição do mercado comum financeiro, do qual a moeda única constitui o símbolo, serviu como base para a constituição da União Européia (UE), Acordo do Livre Comércio da América do Norte (Nafta) e o pretendido estabelecimento da Área do Livre Comércio da América (ALCA).
IV. O Mercosul mantém uma prática limitada do comércio, e seu projeto é mais abrangente quanto às relações sociais, culturais e políticas, buscando um desenvolvimento homogêneo, no qual as moedas nacionais são conversíveis e comunicáveis entre elas.
V. A proliferação de blocos econômicos em todos os continentes com tendências à regionalização da economia impede a integração global dos mercados, tirando a possibilidade de um mundo homogêneo.
Estão incorretas apenas
I e II.
III e IV.
III, IV e V.
I, III e IV.
II, III e IV.
A industrialização em busca do acréscimo da produtividade de matérias-primas muito destruiu a sociedade e os ambientes dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Devastação de floresta para extração de madeira, em áreas exportadoras de matérias-primas, para produção de papel, celulose, móveis, etc.
( ) A promoção do desenvolvimento indiferente aos efeitos sociais negativos, através das lutas pelos direitos à cidadania com a diminuição dos índices de desemprego, analfabetismo e violência.
( ) A erosão e o empobrecimento do solo por monoculturas agroindustriais.
( ) Poluição e assoreamento de rios e lagos e prejuízo à fauna e à flora, provocando danos ambientais, apenas, nos locais onde ela se encontra.
( ) Acidentes no transporte e acondicionamento de matérias-primas, como derramamento de petróleo e derivados, vazamentos em gasodutos, escapamento de substâncias tóxicas e corrosíveis.
A ordem correta é apenas
Sobre as mudanças no âmbito do trabalho, é incorreto afirmar.
O processo de industrialização – urbanização, mecanização do campo e o êxodo rural ocasionaram uma expressiva e acentuada queda da população ativa do setor primário.
O elevado percentual de ativos no setor de serviços significa seu forte crescimento, e este absorveu a mão-de-obra liberada da indústria e do campo, impedindo o desemprego e o trabalho informal.
Nos países subdesenvolvidos, o setor terciário é marcado pelo fenômeno do inchaço ou hipertrofia, crescimento exagerado decorrente do subemprego e do empreguismo nos órgãos públicos.
O setor industrial com introdução de novas técnicas de racionalização do trabalho, a reestruturação administrativa e os avanços tecnológicos provocaram o desaparecimento de várias categorias de ocupação e o aumento do desemprego.
O conhecimento e a qualificação estão entre os novos atributos da força de trabalho, o que privilegia a capacidade de tomar iniciativa e aprendizagem contínua.
As mudanças na organização do espaço, sob a égide do capitalismo, ocorrem nas esferas econômica, social e cultural, intensificando, desestabilizando as relações entre países, povos e nações. Sobre estas questões, analise as informações abaixo.
I. O estabelecimento de uma nova divisão do trabalho, a partir de divisão territorial de indústrias, em que as de ponta concentram-se nos países centrais ou desenvolvidos.
II. A formação de grandes concentrações financeiras com a hegemonia do capital internacional, com organizações, como FMI, Bird, o Nafta, controlando seu fluxo e realizando operações nos países desenvolvidos.
III. Formação de complexas agroindústrias dominadas por grandes empresas transnacionais (BUNGE, Monsanto, etc) apoiados na biotecnologia, engenharia genética, transgênicos e recentemente na nanotecnologia.
IV. A adesão dos países subdesenvolvidos e periféricos às políticas neoliberais, provocando a desarticulação de setor estratégico, porém aumentando a atuação do Estado e a sua obrigação com políticas sociais clientelistas.
V. A ascensão no mundo pós-guerra fria dos conflitos civilizacionais étnico-religiosos, ou seja, conflitos culturais nações e grupos de diferentes civilizações.
Estão corretos
Sobre a formação dos Estados nacionais e os países atuais, assinale a alternativa incorreta.
Todos os povos passaram pelo processo de formação de Estado - nação ao mesmo tempo e da mesma forma.
Considerada a maior etnia sem Estado do mundo, os curdos, que ocupam territórios da Turquia, do Iraque, da Síria, do Irã e da Armênia, lutam pela formação do estado Curdo.
Nem todos os territórios tornaram-se independentes, muitos ainda lutam por sua soberania ou pelo direito de obter autonomia política.
No Oriente Médio, têm ocorrido confrontos decorrentes do expansionismo e de invasões estrangeiras.
O Estado Moderno é uma instituição político-administrativa relativamente recente, que surgiu na Europa Ocidental, no século XVIII.
Dentre as características atuais na abordagem das novas geopolíticas, podemos destacar, exceto.
As ações centradas no poder do Estado, como agente absoluto do desenvolvimento da política mundial.
A presença das organizações internacionais como OMC (Organização Mundial do Comércio), ONU (Organização das Nações Unidas) ou blocos econômicos e mercados regionais, como União Européia, Nafta, Mercosul, etc.
O papel das ONGs e as empresas multi e transnacionais.
A descentralização e o enfraquecimento relativo do poder do Estado.
O papel da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e da questão religiosa e étnica.
Sobre a Tectônica de Placas, analise as proposições abaixo.
I. A colisão dos continentes ou a compressão de suas bordas deram origem às grandes Cordilheiras atuais, como: Andes, Montanhas Rochosas, os Alpes e Himalaia.
II. A Cordilheira dos Andes é formada a partir do afastamento de duas placas tectônicas.
III. A litosfera é constituída por placas semi-rígidas, que derivam umas em relação às outras, sobre a astenosfera subjacente.
IV. Considera que os limites das placas coincidem com os dos continentes, nos quais ocorrem uma intensa estabilidade vulcânica, falhas e terremotos de grande magnitude.
V. Grandes sistemas orogenéticos são encontrados em todas as placas continentais, destacando-se os sistemas dos Andes, dos Alpes e do Himalaia.
Estão corretas apenas
II, III e IV.
III, IV e V.
Sobre a Globalização, analise as proposições abaixo.
I. A integração mundial se dá via formação de uma aldeia global, e as comunicações por parte da internet ficam restritas à pequena parcela da população que tem acesso ao sistema de computadores.
II. O aumento de desemprego acontece em todo o mundo e, com ele, a disseminação da pobreza também pelos chamados países ricos.
III. Redução das desigualdades de desenvolvimento se dá através da expansão geográfica das empresas multinacionais.
IV. Com o advento de uma concorrência mundial, as empresas antes ineficientes foram obrigadas a se modernizarem e terem preços e qualidades competitivos.
Estão corretas
I e II.
III e IV.
II, III e IV.
I, III e IV
I, II e IV.
Sobre a globalização, é correto afirmar.
A globalização atual é semelhante àquela que havia antes, embora as condições para sua realização tenham mudado, sobretudo pela utilização dos recursos da técnica e da ciência.
O processo de globalização atinge, diretamente e de modo homogêneo, os indivíduos em todos os aspectos de sua existência, sobretudo em sua vida socioeconômica e cultural.
A globalização passa por uma mudança radical das condições, passa da centralidade do dinheiro em todas as ações para a centralidade localizada no homem.
A globalização atual é irreversível, visto que foi abolida a regra de competitividade, e o interesse social suplanta o econômico.
A atual subordinação ao modo econômico único tem conduzido a que se dê prioridade às exportações e importações, uma das formas com as quais se materializa o chamado mercado global.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...