Lista completa de Questões de Geologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As falhas tectônicas podem ser classificadas quanto ao ângulo de inclinação do plano de falha e também segundo o movimento relativo e o movimento aparente dos blocos de rocha, em relação ao plano de falha.
Sendo assim, na classificação quanto aos movimentos citados, verifica-se que a(s) falha(s)
Os esquemas abaixo representam padrões de empilhamento de fácies durante o preenchimento de uma bacia sedimentar em três situações distintas quanto ao balanço entre o aporte sedimentar e a variação do nível relativo de mar (ou acomodação) no decorrer do tempo geológico.
Em relação a esses três esquemas, constata-se que
Assim como o método de produção nos poços de petróleo varia, também o design da completação vai variar em função de vários fatores técnicos e econômicos. Na completação de poços, o engenheiro deve levar em consideração vários fatores.
Dentre esses fatores, os MENOS relevantes são os(as)
Considerando-se os fatores que favorecem a concentração e a preservação de matéria orgânica em uma rocha sedimentar, as condições deposicionais mais adequadas para a gênese de uma rocha potencialmente geradora de hidrocarbonetos são
O óleo é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos líquidos, geralmente contendo impurezas como enxofre e metais pesados, entre outras. Tomando-se como critério sua composição, os óleos classificam-se em parafínicos, parafínico-naftênicos, naftênicos, aromáticos intermediários, aromático-asfálticos e aromático-naftênicos.
A partir de óleos naftênicos, é possível a obtenção de
A correta determinação do volume de fluido em uma acumulação de petróleo, e, especificamente, a quantidade que dela pode ser extraída, desempenha um papel fundamental na decisão de se implantar ou não um projeto. Tais estimativas são feitas não só por ocasião da descoberta da acumulação, mas também no decorrer de sua vida produtiva.
As associações corretas são
Os reservatórios de petróleo podem apresentar variações horizontais e verticais de porosidade. A quantidade, o tamanho, a geometria e o grau de conectividade dos poros controlam diretamente a produtividade do reservatório.
Nesse sentido, verifica-se que a porosidade
No início da produção em um campo petrolífero, a pressão no reservatório é suficiente para elevar os fluidos até a superfície. Com o passar do tempo de operação, no entanto, a pressão diminui, tornando-se insuficiente para a elevação, sendo necessários, então, métodos artificiais para que os fluidos sejam elevados até a superfície. Tais métodos são diferenciados pelos equipamentos que os compõem, sendo destinados a atender a diferentes condições de campo. Alguns métodos têm uso predominante em poços onshore (na terra), enquanto outros são mais adequados para produção offshore (no mar).
Nos métodos de elevação artificial, constata-se que a elevação por sistema de
Formação Furnas, Grupo Itararé, Formação Aquidauana, Grupo Guatá e Grupo Passa Dois são constituídos por extensos pacotes de rochas sedimentares presentes no Estado de São Paulo, formados em ambiente preponderantemente marinho, da Era
Mesozoica.
Pré-Cambriana.
Cenozoica.
Paleozoica.
Arqueana.
No Triássico, o mar regrediu e não mais retornou na área centro-oeste do Estado de São Paulo, passando então de ambiente marinho para um ambiente continental, onde rios e lagos se formaram e o clima se transformou até tornarse inteiramente desértico, ocorrendo então um novo ciclo de sedimentação de
lamitos − Formações Terra Nova e Rio do Rastro.
quartzitos − Formações Piramboia e Botucatu.
arenitos − Formações Piramboia e Botucatu.
argilitos − Formação Santa Terezinha.
basaltos − Formação Serra Geral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...