Lista completa de Questões de Geologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para a construção de um aterro com volume de 170.000 m3, pretende-se usar o solo de uma área de empréstimo com as seguintes características:
− Porosidade: 60%
− Peso específico das partículas sólidas: 25,5 kN/m3
O volume de solo, em m3, a ser escavado na área de empréstimo para que o aterro seja construído com peso específico natural de 18,0 kN/m3 e teor de umidade igual a 20% é de:
100.000
250.000
270.000
300.000
350.000
Um solo argiloso, dependendo do seu teor de umidade, poderá experimentar diferentes estados de consistência. Desta forma, sabendo que a plasticidade de um solo é um estado de consistência circunstancial, considere as seguintes afirmações:
I. Os valores dos limites de liquidez e de plasticidade, para cada argilomineral, podem variar dentro de um grande intervalo.
II. Para cada argilomineral, o intervalo de variação do limite de liquidez é maior do que o do limite de plasticidade.
III. Quanto mais plástico é um solo, menor será seu limite de contração.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
30 e 226
50 e 126
50 e 226
70 e 126
70 e 106
Uma amostra de argila siltosa sedimentar foi retirada a 15,0 m de profundidade abaixo do nível do terreno. Admitindo-se que o solo seja normalmente adensado e que a cota do nível d'água no subsolo é −3,0 m, a pressão neutra (poropressão) na amostra após sua retirada, será, em kPa,
Dados da argila siltosa:
− Ângulo de atrito interno efetivo determinado em um ensaio de compressão triaxial adensado drenado (CD) = 30°
− Peso específico natural = 17,0 kN/m3
− Peso específico saturado = 18,0 kN/m3
Formulário
− Ko = 1 − senφ
−150
−120
−98
120
147
Em um permeâmetro de carga constante (h = 100 cm) recolheu-se o volume de 30 cm3 em 2 minutos. Sabendo-se que o corpo de prova possui 10 cm de comprimento e área da seção transversal de 500 cm2, o coeficiente de permeabilidade do solo, em centímetros por segundo, é:
2,5 × 10−3
0,25 × 10−4
5 × 10−4
5 × 10−5
5 × 10−10
Considere os seguintes objetivos do Sistema de Classificação Geomecânica RMR (Rock Mass Rating):
I. Caracterizar os parâmetros condicionantes dos maciços rochosos.
II. Fornecer dados quantitativos para o projeto geomecânico.
III. Compartimentar uma formação rochosa em classes de maciço com distintas qualidades.
IV. Fornecer parâmetros para a compreensão das características de cada classe de maciço.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
O território nacional foi palco de inúmeros processos geológicos que originaram uma significativa variedade de rochas. Desta forma, considerando as unidades geológicas fundamentais brasileiras, é correto afirmar:
A predominância de rochas gnáissicas e granitoides quando sãs e pouco fraturadas nos complexos de médio grau (escudos), confere aos mesmos atributos favoráveis, como maciços de fundações de grandes obras de engenharia e material pétreo de construção.
A constituição litológica dos cinturões metavulcano-sedimentares não é muito diversificada, predominando os quartizitos, a maioria apresentando baixa anisotropia, a qual não possui influência em suas propriedades geomecânicas.
Os xistos verdes apresentam uma natureza menos problemática do que a de rochas ígneas homogêneas, em virtude não só de sua homogeneidade litológica, como da alternância de pacotes com as mesmas características geotécnicas.
Os complexos de alto grau, envolvendo os cinturões granulíticos, são muito heterogêneos e apresentam alta anisotropia. Portanto, as rochas granulíticas, mesmo quando sãs e pouco fraturadas, não constituem maciços de boa qualidade mecânica e hidráulica, para obras de engenharia de grande porte, como barragens.
As rochas fanerozoicas pertencentes à Bacia do Amazonas, mesmo com grau de consolidação geralmente baixo, mostram-se favoráveis à implantação de grandes obras e facilitam a obtenção de material para enrocamento, agregado e empréstimo.
Dentre os métodos diretos de investigação a sondagem à rotopercussão é utilizada, preliminarmente, para avaliar
depósitos de argilas moles.
a posição do topo da rocha e a homogeneidade de um maciço rochoso.
áreas submersas, constituídas por materiais inconsolidados.
a heterogeneidade de bancos de areia ou cascalho.
solos de baixa a média resistência.
Durante a realização da sondagem à percussão é correto afirmar:
Quando o avanço da sondagem ocorrer por lavagem, deve-se erguer o sistema de circulação de água a 75 cm a partir do fundo do furo e, durante sua queda livre, imprimir manualmente um movimento de torque através de um torquímetro.
Os níveis d'água tanto estático como dinâmico deverão ser medidos a cada 3 dias, durante a realização dos procedimentos de avanço da sondagem. Para trabalhos de fiscalização, a última medição poderá ser realizada 1 hora depois de concluída a sondagem.
No caso de a sondagem atingir o nível freático é necessário anotar a sua profundidade, e, quando ocorrer artesianismo surgente, além do nível estático, deverão ser feitas medidas da vazão e do respectivo nível dinâmico.
Quando alcançado o nível freático ou o avanço do trado helicoidal, em 30 minutos de operação contínua de perfuração, for inferior a 15 cm, passa-se para o método de percussão com circulação de água, também denominado lavagem, não sendo necessário nos primeiros 2 metros o uso de revestimento.
Os detritos pesados, não carreados com a circulação de água, deverão ser retirados, a cada metro perfurado, durante a cravação do barrilete amostrador.
sapata na cota −1,0 m.
estaca pré-moldada com ponta na cota de −10 m a −11 m.
estaca Strauss, pois o solo arenoso está submerso.
estaca escavada, evitando qualquer problema com possíveis vibrações.
tubulão a ar comprimido, já que as camadas de areia estão submersas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...