Questões de Gestão de Pessoas

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Chiavenato (2010) define que há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas. Existem técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo e fora do cargo. Sendo assim, são métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual, EXCETO:

    A) Rotação de cargos.

    B) Exercícios de simulação.

    C) Tutoria ou mentoring.

    D) Aprendizagem prática.

    E) Estudo de casos.

A figura abaixo (fonte: https://wp.ufpel.edu.br) é uma representação gráfica de um dos principais modelos de avaliação de pessoas, no que diz respeito às pessoas que participam do processo. Esse é o modelo mais amplo de feedback no qual, além do superior, do próprio avaliado e dos colegas, também são escolhidas algumas pessoas na rede de relacionamentos para opinar. Essas pessoas podem ser os subordinados, os clientes, os fornecedores ou os parceiros. Por sua maior complexidade, esse modelo costumava ser aplicado apenas a pessoas chave da organização. Contudo, com o avanço da informática, esse modelo tem sido usado em diversos níveis, sem dificuldades e a um custo relativamente baixo. (VIZIOLI, Miguel – Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Person Education do Brasil, 2010)

Como é denominado esse modelo de avaliação?

    A) Avaliação 180 graus.

    B) Avaliação 360 graus.

    C) Incidentes críticos.

    D) Pesquisa de campo.

    E) Avaliação do líder.

Com base em Marras (2017), analise as assertivas que seguem relativas às definições de salário, assinalando C, se corretas, ou I, se incorretas.
( ) Salário profissional é aquele cujo valor está expresso na lei e se destina especificamente a algumas profissões, como, por exemplo, médicos e engenheiros. ( ) Salário absoluto é o montante que o empregado recebe, líquido de todos os descontos e que determina o seu orçamento. ( ) Salário efetivo é a figura de comparação entre um salário e outro na mesma empresa. ( ) Salário nominal é aquele que consta na ficha de registro, na carteira profissional e em todos os documentos legais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) C – C – I – C.

    B) I – I – C – C.

    C) C – I – C – I.

    D) C – C – I – I.

    E) I – C – C – C.

Segundo Chiavenato (2009), a Gestão de Pessoas se insere em um contexto formado por pessoas e por organizações. O seu foco é permitir a colaboração eficaz das pessoas para que os objetivos organizacionais e individuais sejam alcançados. Sobre esse tema, quando uma organização se concentra na função de incluir novas pessoas na empresa (suprimento de pessoas) através das tarefas de recrutamento e seleção, ela está atuando no processo de:

    A) Recompensar pessoas.

    B) Desenvolver pessoas.

    C) Agregar pessoas.

    D) Monitorar pessoas.

    E) Aplicar pessoas

No início dos estudos sobre a administração, as pessoas eram tidas como apêndice da máquina, e o grande foco assentava-se sobre a eficiência produtiva. Naquela época, administrar pessoas estava muito relacionado a obter o máximo de eficiência produtiva. Atualmente, a gestão de pessoas está muito mais avançada, e ela busca maximizar o retorno, tanto da organização quanto das pessoas que nela trabalham. Assim, busca gerir competências para o sucesso da estratégia organizacional. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:
I. A moderna gestão de pessoas visa servir como base para que a organização possa atuar conforme sua missão e realizar a sua visão de futuro. II. No início da revolução industrial, as pessoas não tinham grande relevância no contexto dos negócios, sendo tratadas normalmente como mão de obra. III. Na era da informação, as pessoas são vistas como prioridade para o alcance dos objetivos organizacionais. IV. Um dos objetivos da gestão de pessoas na era da informação é construir equipes e organizações de excelência.
Quais estão corretas?

    A) Apenas III e IV.

    B) Apenas I, II e III.

    C) Apenas I, II e IV.

    D) Apenas II, III e IV.

    E) I, II, III e IV.

Os processos de atração e retenção de pessoas são aqueles necessários para procurar, encontrar, atrair e engajar pessoas que possuam as competências que a organização necessita para a continuidade e evolução de suas operações. Quanto ao processo de atração e retenção de pessoas no serviço público, analise as afirmativas abaixo: I – O concurso público é o principal componente do processo de atração e retenção de pessoas no serviço público. II – A meritocracia, critério pelo qual há a predominância da atração de pessoas por meio de atributos de status político, econômico e relações pessoais, é a melhor forma de captar pessoas eficientes para o serviço público por garantir a confiança no servidor. III – No processo de retenção de seus servidores, os critérios de ascensão no serviço público devem levar em consideração aspectos subjetivos, avaliando cada servidor de forma individualizada e com critérios próprios. IV – Um total de 20% das vagas na realização de concursos públicos, para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da Administração Pública Federal, das autarquias e das fundações públicas, são reservadas para cidadãos negros, desde que o concurso ofereça mais que três vagas. São corretas as afirmativas

    A) I e IV somente.

    B) II, III e IV.

    C) I, II e III.

    D) II e III somente.

As mensagens não verbais contribuem para melhorar o relacionamento interpessoal. Ao buscar transmitir mensagens positivas, o emissor pode causar melhor impressão. Por outro lado, a emissão de uma mensagem não verbal negativa pode comprometer o relacionamento interpessoal. Diante de um conjunto de expressões não verbais, considera-se expressão negativa:

    A) ficar com a boca relaxada.

    B) tamborilar os dedos.

    C) estar pronto para ouvir.

    D) ficar com as pupilas dilatadas.

    E) afirmar com a cabeça.

Dentre os diversos modelos organizacionais, que vão desde a burocracia altamente estruturada até a organização sem fronteiras, destacam-se dois modelos que se posicionam nesses extremos: o mecanicista e o orgânico. NÃO se refere a uma característica do modelo mecanicista:

    A) Cadeia de comando clara.

    B) Amplitude de controle abrangente.

    C) Moderada formalização.

    D) Departamentalização rígida.

    E) Elevada especialização.

Um servidor público com 20 anos de experiência é o único funcionário na instituição que conhece o processo de microfilmagem para arquivamento de documentos importantes, o que lhe confere um poder raro e importante na hierarquia da instituição, denominado poder de

    A) legitimidade.

    B) coerção.

    C) recompensa.

    D) identificação.

    E) especialização.

O gestor de pessoas de uma Assembleia Legislativa solicitou ao seu auxiliar um relatório com informações relativas à idade, sexo, raça e tempo de serviço de todos os servidores do departamento, com a finalidade de montar uma equipe para um novo projeto. Tal solicitação sugere uma composição da equipe nos critérios de

    A) Comportamento organizacional.

    B) Segmentação social.

    C) Demografia organizacional.

    D) Perfil pessoal.

    E) Segmentação quantitativa.

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