Questões de Gestão de Pessoas

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O modelo behaviorista aplicado à aprendizagem organizacional

    A) despreza aspectos comportamentais, sustentando que todos os indivíduos podem absorver conhecimento a partir de uma metodologia padrão.

    B) procura explicar fenômenos complexos, como a aquisição de conceitos e a solução de problemas, considerando dados estatísticos.

    C) sustenta que a repetição de ações é o que produz resultados mais consistentes na aprendizagem.

    D) considera inútil a transmissão de informações, possuindo foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas.

    E) é pautado no estudo das relações entre o comportamento, os estímulos e as consequências, com foco em aspectos subjetivos.

Os indicadores de desempenho chamados de Key Performance Indicator (KPI) são métricas que quantificam a performance da entidade de acordo com seus objetivos organizacionais. Entre eles, o denominado indicador de turnover aplica-se a

    A) área comercial da entidade, indicando a fatia de mercado conquistada por um produto durante um período determinado.

    B) desempenho logístico, medindo a relação direta entre consumo (ou saída) e saldo médio em estoque.

    C) processos de recursos humanos, apresentando a diferença numérica entre admissões e demissões.

    D) desempenho financeiro, medindo os custos na produção de bens e serviços, com a razão entre a receita global e o total de vendas.

    E) gerenciamento de processos, medindo o tempo de duração de um determinado processo, com seus inputs e outputs.

Assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA a respeito da Educação Corporativa:

    A) A Educação Corporativa é um forte conceito quem vem conquistando seu espaço no ambiente organizacional, uma vez que ela ajuda e incentiva a inovação

    B) A Educação Corporativa tem como um dos seus objetivos o aumento da produtividade.

    C) A Educação Corporativa auxilia no aumento da taxa de Turnover.

    D) A Educação Corporativa tem uma visão a médio e longo prazo.

    E)

    Abordar as competências do colaborador é um dos objetivos da Educação Corporativa.



Um gerente recebeu os resultados de uma pesquisa sobre percepções e expectativas no trabalho realizada junto a sua equipe. Os resultados mostraram que: a equipe está desmotivada; a equipe percebe que o trabalho não requer o uso de habilidades variadas; a equipe considera que tem autonomia para realizar o trabalho. O gerente gostaria de realizar mudanças nos cargos que permitam estimular a motivação dos membros da equipe.
Para tal, na situação descrita, seria adequado adotar:

    A) abertura de canais de feedback;

    B) combinação de tarefas;

    C) formação de unidades naturais de trabalho;

    D) expansão vertical dos cargos;

    E) remuneração variável.

Um aspecto básico na gestão de organizações e de pessoas é o acompanhamento da composição e da movimentação da força de trabalho da organização – controle necessário até mesmo por questões legais. Para se entender como a força de trabalho é composta, deve-se fazer uso de métricas e indicadores adequados.
É um indicador da composição da força de trabalho:

    A) índice de adequação do empregado à vaga;


    B) índice de empregados de alto potencial;

    C) proporção de empregados sobre o total da força de trabalho;

    D) remuneração média por empregado;

    E) passivo trabalhista total.

Em uma organização, o gerente A, responsável pelo setor de recrutamento e seleção, pediu demissão. O funcionário B, antes subordinado a A, passou a responder pelo setor interinamente. Como a saída do gerente A da organização foi abrupta e não houve tempo de preparar a sucessão, o diretor optou por não promover o funcionário B ao cargo de gerente. Assim, embora B precisasse prestar contas ao diretor sobre os resultados do setor, não podia decidir ou autorizar a alocação de recursos do setor, nem recompensar ou punir o desempenho dos demais funcionários.
Na situação descrita houve:

    A) delegação de autoridade e de responsabilidade;

    B) atribuição de responsabilidade e descentralização de autoridade;

    C) centralização de decisões e atribuição de autoridade de linha;


    D) atribuição de responsabilidade, mas não de autoridade;

    E) descentralização de decisões e delegação de autoridade.

Na organização XYZ, o gerente A promoveu o subordinado B para um cargo de coordenação. B não queria o novo cargo, pois a nova posição exigirá que ele trabalhe em uma outra unidade da organização, que fica muito longe de sua casa. B pediu ao gerente A para não assumir a função, mas A desconsiderou o pedido.
O poder exercido por A sobre B foi do tipo:

    A) formal; coercitivo;

    B) formal; de competência;

    C) pessoal; de recompensa;

    D) pessoal; legítimo;

    E) formal; referente.

Em uma equipe de trabalho de cinco pessoas, o funcionário A é quem geralmente traz novas ideias e propostas. O funcionário B se destaca por estabelecer planos e procedimentos “para transformar as ideias em realidade”. C é o mais experiente do grupo e toma a dianteira para buscar recursos para os projetos da equipe. Já os funcionários D e E se preocupam com os resultados, focando nos prazos de entrega e no fluxo de trabalho.
Os papéis que A, B, C, e D e E desempenham na equipe são, respectivamente, de:

    A) explorador/promotor; assessor/desenvolvedor; impulsor/organizador; controladores/inspetores;

    B) criador/inovador; impulsor/organizador; explorador/promotor; conclusores/produtores;

    C) criador/inovador; assessor/desenvolvedor; explorador/promotor; controladores/inspetores;

    D) explorador/promotor; assessor/desenvolvedor; conector; impulsores/organizadores;

    E) criador/inovador; assessor/desenvolvedor; explorador/promo tor; impulsores/organizadores.

Um gerente precisa fazer a avaliação de desempenho dos membros de sua equipe. O gerente precisa avaliar cada subordinado em quatro itens:

i) relacionamento com os colegas; ii) grau de iniciativa; iii) conhecimentos técnicos da área; iv) assiduidade.

Um dos membros da equipe, João, tem bastante “tempo de casa” e ótimo relacionamento com os colegas. Com base em sua observação da conduta de João, o gerente dá a nota máxima para o item relacionamento com os colegas e, influenciado por essa primeira nota, dá nota máxima a João em todos os outros itens. A situação descrita ilustra uma distorção relativamente comum nos processos de avaliação de desempenho, conhecida como:

    A) efeito de proximidade;

    B) pressão inflacionista;

    C) padronização de resultados;

    D) efeito halo;

    E) efeito da tendência central.

A gerente de recursos humanos de uma organização de médio porte recebeu a incumbência de implantar um método de avaliação de desempenho. A gerente quer um método que seja de fácil utilização e não exija treinamento para os avaliadores, mas que evite o efeito de generalização e superficialidade na avaliação.
Um método que atende a esses critérios é:

    A) incidentes críticos;

    B) escolha forçada;

    C) autoavaliação;

    D) pesquisa de campo;

    E) escalas gráficas.

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