Questões de Gestão de Pessoas

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A equipe do departamento de pessoal de um órgão público está elaborando um projeto para redesenhar os cargos, de modo que as características das tarefas estejam alinhadas à nova condição da demanda de atendimento ao cidadão-usuário. Diante disso, quanto maiores forem o número e a variedade de tarefas realizadas pelos novos cargos, esses possuirão uma característica da tarefa denominada

    A) autonomia.

    B) amplitude.

    C) significado.

    D) identidade.

    E) feedback.

O contexto do cargo é formado pelos componentes do ambiente de trabalho que, dentre algumas características, envolve

    A) a interdependência.

    B) a ergonomia.

    C) a interação.

    D) a especialização.

    E) o processamento de informações.

Há vários fatores importantes para se construir uma equipe de trabalho eficaz. De acordo com Robbins, são os principais fatores, EXCETO:

    A) Contexto.

    B) Composição.

    C) Processo.

    D) Conciliação.

    E) Projeto de trabalho.

São influências organizacionais internas no modelo de diagnóstico de gestão de pessoas, EXCETO:

    A) missão, visão e objetivos estratégicos.

    B) regulamentos legais.

    C) cultura organizacional.

    D) natureza das tarefas.

    E) estilo de gestão.

A chamada Era da Informação e o advento do século XXI introduziram novos paradigmas no contexto da gestão de pessoas. Este novo cenário NÃO contempla:

    A) empowerment e liderança colaborativa.

    B) orientação para resultados.

    C) criatividade e intuição.

    D) orientação para processos.

    E) proatividade e empreendedorismo.

Assinale a alternativa que menciona corretamente os seis processos básicos da gestão de pessoas.

    A) Agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.

    B) Orientar, estabelecer, recompensar, agregar, desenvolver e reter pessoas.

    C) Compreender, apoiar, reter, conceber, acompanhar e recompensar pessoas.

    D) Estabelecer, agregar, desenvolver, recompensar, reter e treinar pessoas.

    E) Agregar, orientar, desenvolver, monitorar, avaliar e recompensar pessoas.

A respeito das atividades de recrutamento e seleção de pessoas, tem-se que

    A) seleção é o processo de prospecção e identificação dos candidatos com perfil mais aderente à vaga em aberto, sendo o recrutamento a etapa subsequente, de chamamento dos qualificados.

    B) recrutamento precede a seleção, eis que cumpre a função de atrair os candidatos à posição que se pretende preencher, podendo ser interno ou externo à organização.

    C) seleção e recrutamento consistem em diferentes métodos para preenchimento de cargos vagos na organização, o primeiro de natureza interna (via promoção) e o segundo externa (via contratação).

    D) recrutamento pode se dar pelo modelo de colocação, como ocorre com os concursos públicos, quando há vários candidatos para uma mesma vaga e a seleção se dá pela ordem de classificação.

    E) recrutamento pode ser realizado pelo modelo de estágio único, baseado em entrevistas pessoais, prescindindo, assim, da etapa de seleção com aplicação de testes.

A gestão de desempenho possui, como etapa relevante, a avaliação do desempenho dos integrantes das organizações. Entre as metodologias aplicáveis para tal etapa, a avaliação 360º, também denominada circular, contempla

    A) a indicação de um mentor permanente para o avaliado, que o acompanhará no processo de crescimento profissional.

    B) a obrigatoriedade dos avaliados apresentarem um plano de ação para superação das deficiências identificadas.

    C) um processo de trainee, com o avaliado percorrendo todos os setores da organização, para aprimorar seus conhecimentos e relacionamentos.

    D) autoavaliação, bem como a avaliação do integrante por aqueles com os quais se relaciona na organização, e não apenas por seus superiores.

    E) a avaliação do integrante por uma equipe composta também por pessoas que não integram a organização, mas que são referência no setor em que a mesma atua.

No âmbito da gestão de recursos humanos, as atividades de descrição e análise de cargos focalizam, respectivamente,

    A) o conteúdo do cargo, incluindo as tarefas e responsabilidades que o compõem; os conhecimentos e habilidades que o ocupante do cargo deve possuir para desempenhá-lo.

    B) detalhamento da função tal como existente no momento; aprimoramentos necessários, para o cargo e para seus ocupantes, necessários ou úteis para o bom desempenho.

    C) posicionamento do cargo no organograma da organização, ou seja, seu nível funcional; detalhamento das funções e responsabilidades do cargo, ou seja, o conteúdo da função.

    D) o conjunto de remuneração e benefícios do cargo, vigentes no seu provimento; a evolução funcional, com requisitos para progressão e promoção na carreira à qual o cargo pertence.

    E) o enquadramento no quadro de pessoal, com a quantificação de posições; relação do cargo com a etapa correspondente na produção de bens ou serviços.

Uma organização que pretenda introduzir a gestão por competências como metodologia aplicada para gerenciamento de seus recursos humanos, deverá cumprir como etapa necessária de tal metodologia,

    A) revisão do organograma da organização, com redução de níveis intermediários e menor verticalização da estrutura funcional.

    B) mapeamento de todas as etapas dos processos de trabalho da organização, com elaboração de um fluxograma completo.

    C) identificação das habilidades técnicas e comportamentais necessárias para os cargos da organização.

    D) identificação da lacuna (gap) entre as competências disponíveis na organização e aquelas disponíveis no mercado, mapeando os melhor profissionais a serem contratados.

    E) classificação (“raqueamento”) dos profissionais da organização de acordo com níveis de desempenho e desligamento dos 10% pior qualificados.

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