Questões de Gestão de Pessoas

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A área de gestão de pessoas vem evoluindo ao longo dos anos a partir da absorção de técnicas e tecnologias modernas que visam a dar maior agilidade e eficiência aos seus diversos processos internos. Outrora vista apenas como meramente burocrática, atualmente, a moderna área de gestão tornou-se um setor estratégico, que atrai maior visibilidade e atenção por parte dos gestores e do mercado de maneira geral. São considerados os principais processos que compõem a moderna área de gestão de pessoas, EXCETO:

    A) De educar pessoas.

    B) De manter pessoas.

    C) De agregar pessoas.

    D) De monitorar pessoas.

    E) De recompensar pessoas.

As organizações atuam em um contexto em que as informações estão em constante mudança e as tecnologias em constante desenvolvimento, por isso é importante que seus colaboradores estejam sempre preparados para atender a estes novos desafios a partir da realização de treinamentos ou capacitações disponibilizadas pelo corpo gestor. O treinamento é um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras. São considerados benefícios advindos do processo de treinamento, EXCETO:

    A) Aumento do conhecimento das pessoas sobre a organização, seus produtos/serviços, políticas etc.

    B) Desenvolvimento de ideias e conceitos para ajudar pessoas a pensar em termos globais e amplos.

    C) Melhora das habilidades e destrezas para a execução de tarefas, manejo de equipamentos e máquinas.

    D) Modificação de comportamentos, mudança de atitudes, melhora na conscientização e sensibilidade com clientes internos e externos.

    E) Aumento significativo do absenteísmo no ambiente de trabalho, gerando, consequentemente, um aumento na rotatividade de pessoal.

O recrutamento é um processo típico da área de gestão de pessoas direcionado à atração de profissionais interessados em participar do processo de seleção de determinada organização. O recrutamento e a seleção são processos que literalmente andam juntos e que necessitam de planejamento e investimento de recursos para que possam produzir resultados satisfatórios, ou seja, a contratação de pessoas competentes e qualificadas para assumir determinada função. São consideradas as principais técnicas empregadas para o recrutamento externo, EXCETO:

    A) Agências de recrutamento.

    B) Divulgação na internet e redes sociais.

    C) Contatos com escolas, universidades e agremiações.

    D) Banco de dados de candidatos não recrutados em seleções anteriores.

    E) Divulgação em jornais internos, cartazes ou murais no interior da empresa.

O desenvolvimento da organização tem relação direta com o desenvolvimento de seus colaboradores. Nesse sentido, a busca pelo desenvolvimento mútuo (organização e pessoas) é um dos aspectos mais importantes no contexto da moderna gestão de pessoas. O desenvolvimento de pessoas significa capacitá-las para enfrentar os novos desafios tecnológicos, econômicos, políticos e sociais, criando um ambiente inovador e criativo para o surgimento de novos líderes e novos talentos. Sobre os métodos mais utilizados para o desenvolvimento de pessoas nas organizações, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Rotação de cargos; Aprendizagem prática.

( ) Confrontação direta; Papéis integradores.

( ) Ambiguidade de papel; Objetivos concorrentes.

( ) Participação em cursos e seminários; Treinamentos fora da empresa.


A sequência está correta em

    A) F, F, V, V.

    B) V, V, V, F.

    C) F, V, V, V.

    D) V, F, F, V.

    E) F, F, F, V.

Dentre os vários setores ou departamentos que compõem as organizações, a “gestão de pessoas” é apontada por diversos especialistas em administração como sendo de maior nível estratégico. Este entendimento parte do princípio de que as pessoas são consideradas como o bem de maior valor para as organizações, por isso investem seus recursos para mantê-las, a partir da aplicação de diversos processos típicos do setor de gestão de pessoas, como recrutamento, seleção, remuneração, treinamento e avaliação, etc. Sobre os objetivos da gestão de pessoas em contribuição à eficácia organizacional, incluem-se, EXCETO:

    A) Proporcionar competitividade à organização.

    B) Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.

    C) Aumentar a autorrealização e a satisfação das pessoas no trabalho.

    D) Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas.

    E) Focar apenas em produtividade e lucro em detrimento de treinamento e remuneração.

Ao longo da história da humanidade o homem sempre teve inúmeras responsabilidades e atribuições a serem desempenhadas em seu dia a dia. A partir da Revolução Industrial essas funções passaram a ganhar maior complexidade, sendo necessário, portanto, um maior rigor em sua estruturação. Atualmente, as organizações buscam a estruturação de cargos que resulte em melhor produtividade e satisfação para seus funcionários, sendo essencial nesse processo que uma série de fatores sejam levados em consideração. São condições básicas para o desenho de cargos, EXCETO:

    A) A quem o ocupante do cargo deverá se reportar.

    B) Como as tarefas ou atribuições deverão ser desempenhadas.

    C) Descrição do local, horário, atividades e objetivos do cargo.

    D) O conjunto de tarefas e atribuições que o ocupante deverá desempenhar.

    E) Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir, ou seja, quem são seus subordinados.

Leia as afirmações abaixo:
I. Entende-se por motivação o processo formado de razões ou motivos que explica, estimula ou provoca uma ação ou comportamento nas pessoas; II. Desempenho é o resultado conseguido através da utilização de algum esforço intelectual ou físico; III. A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, apresenta as necessidades humanas divididas em 4 categorias: básicas, segurança, sociais e autorrealização; IV. Para a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, somente os fatores extrínsecos produzem a satisfação com o trabalho.
Marque a opção CORRETA.

    A) Somente III é falsa.

    B) Somente II, III e IV são corretas.

    C) Somente I é correta.

    D) Somente II e III são corretas.

    E) Somente III e IV são falsas.

Em relação às habilidades e comportamentos necessários para o bom desempenho no trabalho, marque a opção INCORRETA.

    A) Para o bom desempenho das funções no ambiente de trabalho, além das competências técnicas, as pessoas necessitam de competências emocionais.

    B) Além do salário e de planos de benefícios, o tratamento humano que valorize a gentileza, a possibilidade de expressar os pontos de vista divergentes, o respeito e o relacionamento sincero são importantes para um ambiente de trabalho cooperativo.

    C) A empatia não é importante para a manutenção de um ambiente de trabalho agradável.

    D) Uma das formas de demonstrar respeito pelo outro no relacionamento individual ou grupal é ouvindo o que o outro fala. Para saber ouvir não basta apenas estar atento, mas perceber a voz de quem fala, a escolha das palavras, o tom e ritmo e a linguagem corporal.

    E) A tolerância a frustração ajuda a construir relacionamentos maduros e honestos nas organizações.

Evita a geração de conflitos no ambiente de trabalho o colaborador que

    A) fala antes de ouvir o interlocutor.

    B) interrompe o interlocutor quando percebe que este diz algo equivocado.

    C) propõe uma solução para um problema sem apontar o responsável por sua ocorrência.

    D) expressa sua visão sobre os fatos antes dos demais, para mostrar que está com a razão.

    E) adota sempre prazos curtos para a realização de uma tarefa, como estratégia para mostrar sua eficiência.

No que se refere à administração de pessoas, assinale a opção que indica um benefício espontâneo concedido pelas empresas segundo seus critérios próprios

    A) pagamento por horas extras

    B) adicional por trabalho noturno

    C) décimo terceiro salário

    D) férias

    E) gratificações

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