Questões de História

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A partir da instalação do Estado Novo (1937), desapareceu a representação via Congresso e foi reforçada aquela dos órgãos técnicos. Sob o aspecto socioeconômico, representou uma aliança da burocracia civil e militar e da burguesia, que tinham como objetivo promover a industrialização do país sem abalos sociais. A respeito desse período, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.

    A) O crescente interesse do governo Vargas em promover a industrialização do país refletiu-se no campo educacional, pois embora o ministro Capanema tenha promovido uma reforma do ensino secundário, sua maior preocupação se concentrou em organizar o ensino industrial.

    B) As forças armadas tiveram papel secundário durante o Estado Novo, visto que Getúlio privilegiava o círculo formado por amigos íntimos, elementos da Casa Civil e ministro de Estado, em que as relações de confiança eram valorizadas.

    C) O regime de 1937 dirigiu-se apenas aos trabalhadores na construção de sua imagem como protetor, que ganhou forma pelo recurso a várias cerimônias e ao emprego intensivo dos meios de comunicação.

    D) O serviço público ajustou-se à novidade dos concursos, que tinham o objetivo de reformular a administração pública, transformando-a em um agente de modernização por meio da vinculação entre a elite burocrática e a política partidária.

    E) Nenhuma das anteriores.

A respeito do processo de Independência do Brasil, ocorrido no ano de 1822, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A decisão monárquica de realizar a independência com a forma de uma monarquia constitucional representativa visava evitar o desmembramento da ex-colônia, a exemplo do que ocorrera na América Espanhola.

    B) A opção por colocar o rei D. Pedro I no poder referendava o perfil das elites políticas brasileiras, majoritariamente educadas em Coimbra e nos moldes da realeza.

    C) A emancipação do Brasil chegou sem mudanças radicais, embora tenha produzido uma rica literatura de comentário político sob a forma de panfletos, o que era uma evidência de que a independência era uma questão de maior interesse em toda a sociedade.

    D) Nas sessões das Cortes em Portugal, aos poucos o Brasil se distanciava do sentimento de autonomia em virtude da aceitação de sua participação na elaboração da Constituição portuguesa.

    E) Apesar da participação maçônica no “Fico”, no interior da maçonaria as posições também eram divididas entre os mais conservadores, que advogavam uma monarquia constitucional com pequena representação, e os mais extremados, que associavam a independência à ideia de República.

Os historiadores têm como ofício a análise de seu tempo e de outros tempos. A respeito da história do tempo presente destaca-se a subjetividade do historiador, que não conta com a distância do tempo para o seu dever profissional. Qual das alternativas abaixo NÃO expressa uma atitude que o historiador do presente deve ter?

    A) Ater-se ao engajamento pessoal, visto que qualquer período histórico pode despertar paixões e essa atitude garante a objetividade da pesquisa.

    B) Ler o presente, o acontecimento, com uma profundidade histórica suficiente e pertinente.

    C) Manifestar o espírito crítico de todos os historiadores segundo os métodos adaptados a suas fontes.

    D) Não se contentar em descrever e contar, mas esforçar-se para explicar.

    E) Tentar hierarquizar os fatos, distinguir o incidente do fato significativo e importante e integrá-lo numa longa duração e problemática.

A História não escapa à mudança, e é por isso que gerações de historiadores que se sucedem não se parecem: o historiador é de um tempo e se determina por referência dos postulados de uma época. A História Política experimentou um retorno, apesar de ter sido lançada em descrédito a partir do desenvolvimento da história econômica e social. Entre as críticas que eram feitas à História Política, podemos destacar:

    A) A valorização dos acidentes e circunstâncias mais superficiais, esgotando-se na análise das crises ministeriais e privilegiando as rupturas de continuidade, um exemplo da história factual, que se esquece de vincular os acontecimentos às suas causas profundas.

    B) Desejosa de ir ao fundo das coisas, a consideração as estruturas duráveis mais reais e determinantes que os acidentes de conjunturas; seus pressupostos eram que os comportamentos coletivos tinham mais importância para o curso da História que as iniciativas individuais.

    C) Ao privilegiar o particular, o nacional, a História Política possibilitava as comparações no espaço e no tempo e favorecia as generalizações e sínteses na análise da longa duração.

    D) O impulsionamento por pontos de apoio de uma ideologia dominante que estava em harmonia com a difusão do socialismo e dirigia um olhar atento às massas em um movimento de compaixão pelos esquecidos da história, que eram responsáveis pelo crescimento da economia.

    E) Em virtude da pouca atenção atribuída às questões de cunho inconsciente lançadas por Sigmund Freud e que reforçavam que as pulsões individuais eram o movimento da História juntamente com a luta de classes, a história como resultado um processo econômico.

A história oral, como técnica moderna de documentação histórica, foi estabelecida em 1948 quando Allan Nevins, historiador da Universidade de Columbia, começou a gravar as memórias de pessoas importantes da vida americana. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das preocupações de historiadores orais para o século XXI.

    A) A entrevista é uma relação que se insere em práticas culturais particulares e que é informada por relações e sistemas de comunicação específicos, de forma que não existe uma maneira certa de entrevistar em contextos culturais diversos.

    B) É importante obter informações sobre o repertório comunicativo das pessoas, como suas formas particulares, eventos especiais, categorias de fala e tabus, além de atentar às nuanças culturais quando realizam-se entrevistas dentro de sua própria sociedade, que dificilmente será culturalmente homogênea.

    C) A não confiabilidade da memória pode ser um recurso, em vez de um problema, para a interpretação e a reconstrução históricas, visto que a memória não é um depositário passivo de fatos, mas um processo ativo de criação de significados, de forma que pode se tornar um objeto de análise histórica.

    D) O entrevistador deve usar um questionário consistente e estruturado de modo a facilitar a análise comparativa, deve controlar o enfoque e o fluxo da entrevista, manter uma presença neutra e objetiva e conduzir as entrevistas individualmente, fazendo o mínimo de interrupções possível.

    E) As histórias orais ajudam a desafiar o controle do Estado sobre o passado e contribuíram para a democratização da memória e da história ao usá-la como fonte para localização e escavação de túmulos coletivos, e como maneira de reabilitar as reputações das vítimas de perseguições e restaurar seus direitos.

Em relação ao período compreendido entre 1957 e 1967, especialmente no que tange às disputas travadas entre Estados Unidos e União Soviética, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Tanto a União Soviética quanto os Estados Unidos estavam desenvolvendo um míssil balístico intercontinental (ICBM) capaz de carregar uma ogiva nuclear.

    B) Em outubro de 1957, a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial no espaço, o Sputnik, que contornou o planeta Terra em apenas 95 minutos. Um mês depois, foi lançado o Sputnik II, colocado em órbita com um cachorro a bordo, o que permitiu que os cientistas soviéticos estudassem as condições de sobrevivência no espaço, acelerando a corrida espacial.

    C) Em janeiro de 1958 os Estados Unidos lançam seu primeiro satélite, programado para estudar a topografia terrestre e angariar informações militares estratégicas.

    D) Em que pese a União Soviética tenha aceitado negociar a possibilidade de suspensão de testes nucleares, estas foram frustradas com a manobra do submarino nuclear americano Nautilus, que se posicionou, após passar pelo estreito de Behring, a uma distância que lhe permitia disparar mísseis em direção a Leningrado e Moscou.

    E) Em resposta à ofensiva americana, a União Soviética retirou-se das negociações e anunciou que estava prestes a retomar os testes nucleares, a fim de alcançar o Ocidente.

A respeito da Dinastia Ming (China, 1368-1644), assinale a alternativa correta.

    A) Hongwu governou um longo período de paz em que as punições cruéis deixaram de ser usadas e foram substituídas por práticas de concórdia e de interação entre as sociedades políticas e religiosas daquele contexto.

    B) O terceiro imperador da dinastia reconstruiu amplamente a Grande Muralha e mudou a capital para Beijing, onde pôde vigiar mais de perto os mongóis, somado à atuação dos confucionistas, que colaboravam nas estratégias de defesa da cidade.

    C) No início do século XV ocorreram expedições marítimas que foram organizadas com o propósito de exploração de terras, estabelecimento de colônias e comercialização.

    D) Toda a China foi dividida em comunidades de 110 famílias, cada uma subdividida em 11 grupos de 10 famílias cada e, em cada comunidade, o grupo de famílias mais próspero deveria indicar um chefe a representá-los em suas relações com o governo.

    E) No campo religioso, o confucionismo, o budismo e o islamismo tornaram-se dominantes em oposição à perseguição aos cultos taoísta e do lamaísmo tibetano.

A respeito da concepção de guerra para os astecas, às vésperas da chegada de Hernán Cortez (século XV), assinale a alternativa correta.

    A) A guerra, apesar do aspecto mítico-religioso, constituía um meio de conquista para as cidades imperialistas, e as três cidades aliadas eram México, Texcoco e Tlacopan.

    B) Após a punição do senhor local com a morte, os embaixadores das três cidades aliadas de México, Texcoco e Tlacopan pediam que o soberano aceitasse em seu templo uma imagem de Huitzilopochtli em pé de igualdade com a do maior deus local.

    C) As guerras iniciadas pelas cidades astecas, que tinham como causa a agressão a comerciantes, rompiam com o ideal cavalheiresco desse povo, visto que usavam de ataques surpresas.

    D) Quando a batalha ocorria corpo a corpo, o objetivo dos astecas era provocar a derrota do adversário através do extermínio dos inimigos.

    E) A derrota era marcada pela contagem de adversários que haviam sido derrubados pelos atacantes no campo de batalha, pois a partir desse fato qualquer tentativa de resistência se tornava inútil.

A partir da chegada dos portugueses ao Brasil no século XVI, foram elaborados relatos a respeito da natureza e dos naturais desse território. Religiosos, soldados, comandantes, corsários e curiosos elaboraram narrativas em que a natureza passou a ser caracterizada como edênica e a humanidade gerava desconfiança. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As fantasias sobre os nativos aproximaram a região de um antiparaíso, visto que a humanidade que praticava o canibalismo, a feitiçaria e agia com lascívia deveria ser condenada. ( ) Na década de 1570, foram elaboradas obras que visavam a animar a imigração e o investimento de portugueses em sua colônia americana, de forma semelhante ao que os ingleses haviam feito na Virgínia. ( ) As narrativas se caracterizavam dela descrição da natureza paradisíaca e de selvagens estranhos em seus costumes, visto que habitavam aldeias repletas de gente e dormiam todos juntos, sem que existissem regras.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – F – V.

    B) F – F – F.

    C) F – V – F.

    D) V – F – F.

    E) V – V – V.

Sobre a história contemporânea da África, Martin Meredith assinala que, na altura da década de 1980, “a África era conhecida por seus ‘Big Men’, ditadores militares e presidentes de partido único que ocupavam o cargo reforçando seu controle pessoal, reprimindo qualquer oposição ou dissidência, autorizando polícias secretas a silenciar seus críticos, intimidando a imprensa, limitando o poder dos tribunais de justiça e tornando-se extremamente ricos” (O destino da África. Cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios. Rio de Janeiro: Zaahar, 2017).
Acerca de referido período histórico, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Embora fizesse um progresso acelerado em frequência escolar e assistência médica, a maioria dos governos africanos não conseguia desenvolver programas econômicos eficazes para melhorar a situação de suas populações, notadamente porque as recompensas da independência foram colhidas por pequenos grupos privilegiados.

    B) O foco na industrialização e na agricultura como motor do desenvolvimento foi desastroso. Em pouco tempo os estados africanos estavam repletos de indústrias e grandes produtores rurais que sofriam fortes ingerências políticas, exigindo subsídios enormes do governo para mantê-las funcionando.

    C) Na Tanzânia, um experimento socialista na agricultura, que envolvia o desenraizamento de populações dispersas, deslocando-as para grandes aldeias comunais, em que teriam serviços básicos à disposição, como escolas e clínicas, mostrou-se desastroso, conduzindo à queda drástica da produção de alimentos e aumentando o espectro da fome.

    D) Com o aumento da taxa de crescimento populacional, os governos africanos passaram a não conseguir lidar com a demanda por escolas, hospitais, habitação e serviços básicos, como o abastecimento de água, o que foi especialmente agravado pelos impactos da crise do petróleo, como reflexo das guerras árabe-israelense e entre Irã, que encareceram o preço dos combustíveis e fertilizantes, além de impactar na disponibilidade de equipamentos agrícolas.

    E) Na década de 1980, foram criados vários pacotes internacionais de resgate para lidar com o declínio econômico da África, tendo o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional para ajudar os governos africanos com apoio financeiro, desde que concordassem com uma reforma econômica radical, que passava pelo aumento dos preços das mercadorias agrícolas, remoção de subsídios urbanos, corte de burocracias inchadas e venda ou fechamento de empresas estatais, desvalorização de moedas e redução de déficits orçamentários e da dívida pública.

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