Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao relacionarmos o pensamento relativista e as teorias pós-modernas na história podemos dizer:
I- A Historiografia chamada pós-moderna se aproxima da defesa de um mundo multicultural e de respeito às diversidades. II- A crise do conceito de verdade na História colaborou decisivamente na invenção das chamadas Fakenews. III- O relativismo fortaleceu a teoria de que não existe apenas uma única versão para os eventos históricos. IV- O relativismo cultural da historiografia possibilitou o surgimento dos terraplanistas no século XXI.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) III.

    B) I, III e IV.

    C) II, III e IV.

    D) I e III.

    E) I.

Sobre a História Cultural é possível argumentar.
I- É um campo da história que reforçou a manutenção dos temas da História como a tradicional história política sendo um problema afirmar a existência de uma Nova História Política. II- É um campo da História que ampliou o ofício historiográfico ao se dedicar ao estudo de conceitos como o de sensibilidades. III- É uma teoria da História voltada para a discussão do conceito de cultura e suas múltiplas relações com a política e a economia.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) I e II.

    B) I e III.

    C) II e III.

    D) I.

    E) III.

Assinale a alternativa que traz a CORRETA afirmação acerca do Grupo dos Annales e sua importância para a metodologia e teoria da história ao longo do século XX.

    A) Com os Annales aconteceu uma mudança extraordinária no conceito de tempo e, a partir da defesa da interdisciplinaridade, houve a inovação das fontes e dos objetos de pesquisa.

    B) Ao longo do século XX a História conquistou definitivamente o status de Ciência devido às mudanças provocadas pelo grupo dos Annales nos combates por uma história neutra, objetiva e cronológica.

    C) Braudel, Febvre e Bloch acreditavam que a História deveria ser produzida sem utilizar os conceitos de disciplinas como arqueologia, geografia e antropologia.

    D) No século XX foi provado por March Bloch que a história é a ciência que estuda apenas o passado.

    E) A partir da exaltação da interdisciplinaridade, a História Econômica e a História Política tornaram-se campos conservadores da História e foram substituídas pela produção da História das mentalidades e da História do Cotidiano.

“Uma coisa é o fato acontecido. Outra coisa é o fato escrito. O acontecido tem que ser melhorado no escrito de forma melhor para que o povo creia no acontecido.” Esta citação extraída do filme Narradores de Javé (2003) e enunciada pelo personagem Antônio Biá remete às seguintes possibilidades para o trabalho dos(as) historiadores(as):
I- A História deve ser narrada como de fato aconteceu com a objetividade e a neutralidade obrigatórias para a produção da ciência histórica. II- Os(as) Historiadores(as) devem intervir no texto histórico obrigatoriamente, conforme o pensamento do grupo dos Annales quando defende a produção de histórias subjetivas. III- É preciso melhorar o evento no texto escrito para divulgar os ideais de uma Escola sem Partido e da única verdade oficial da história.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) II.

    B) I e II.

    C) II e III

    D) I e III.

    E) III.

“Em qualquer sociedade, o corpo está preso no interior de poderes muito apertados, que lhe impõem limitações, proibições ou obrigações. (...) Não se trata de cuidar do corpo, em massa, grosso modo, como se fosse uma unidade indissociável mas de trabalhá-lo detalhadamente; de exercer sobre ele uma coerção sem folga, de mantê-lo ao nível mesmo da mecânica - movimentos, gestos, atitude, rapidez. (...) Esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade. (FOUCAULT, 1987, p. 126).
O texto acima possibilita algumas reflexões sobre o pensamento de Michel Foucault:
I- As relações de poder e o conceito de disciplina são aspectos da análise de Michel Foucault que enriqueceram o conhecimento histórico ao destacar o poder como algo que ultrapassa o governo e se encontra em todas as relações humanas. II- O conceito de disciplina pode ser utilizado apenas nos estudos sobre a história das prisões e se trata de um tipo específico de poder que age apenas sobre os corpos dos presos. III- Os escritos de Foucault estão voltados ao conceito de disciplina como um tipo de poder que assujeita os corpos e fez parte dos seus estudos sobre a história das prisões, da medicina e da sexualidade.
É CORRETO o que se apresenta em:

    A) I, II e III.

    B) I e III apenas.

    C) III apenas.

    D) I e II apenas.

    E) I apenas.

Assinale a alternativa CORRETA acerca do Feudalismo.

    A) Nas relações sociais de produção no feudalismo o servo era o detentor dos meios de produção.

    B) O feudalismo defendia a instalação de amplos mercados e proporcionou as grandes navegações na modernidade.

    C) A produção rural era desenvolvida pela burguesia em ascensão e o senhor Feudal comandava os chamados Burgos.

    D) A Igreja não possuía feudos e dependia da caridade dos senhores feudais.

    E) Modo de produção baseado nos chamados feudos como expressão econômica autossuficiente e comandado pelos senhores feudais.

De acordo com a perspectiva Marxista, na antiguidade, o modo de produção foi denominado de asiático. Assinale a alternativa CORRETA sobre as relações sociais de produção no Egito Antigo.

    A) Como a sociedade egípcia era bastante desenvolvida, as pirâmides, os canais de irrigação e os templos eram para a utilização coletiva e pública, sendo considerado trabalho voluntário todas as atividades desenvolvidas nestes espaços.

    B) Não havia escravidão nem servidão no Egito Antigo. Nesta sociedade foram inventadas as primeiras formas de pagamento de salários.

    C) O Estado Egípcio controlava os meios de produção e o regime de trabalho se baseava na servidão coletiva. Os camponeses também deviam trabalhar nas obras públicas, como as pirâmides, nos canais de irrigação e nos templos.

    D) Os Camponeses egípcios não trabalhavam na agricultura. Eles viviam do serviço público, principalmente nas pirâmides.

    E) No Egito antigo o modo de produção asiático se baseava no comunismo primitivo onde todos serviam as próprias comunidades e o Estado não controlava os meios de produção.

“A eleição do presidente Lula não é ascensão de um indivíduo isolado, é a ascensão da geração revolucionária da década de 1960. Uma vez no poder, mutações nos antigos projetos políticos são registradas.” (Mary Del Priore e Renato Venâncio. Uma breve História do Brasil. SP. Planeta 2010. P. 293).
Analise as proposições a seguir:
I- Em 1º de janeiro de 2003, Luiz Inácio Lula da Silva assume a presidência do Brasil. Em um país que, durante mais de dez anos – incluindo o período de governo de Fernando Collor e o de Fernando Henrique Cardozo -, foi dominado por políticas sociais e econômicas definidas como neoliberais, tratava-se de uma mudança surpreendente. II- Na verdade, o mundo havia mudado e com ele as perspectivas políticas dos partidos de esquerda. Ao final dos anos 1980, nasce uma palavra: mundialização ou globalização. Ela se impões no início dos anos 1990 para designar muitas realidades embutidas. III- O PT historicamente defendeu ações universalistas, no entanto, uma vez administrando o aparelho do Estado, a ordem de prioridade foi invertida. Exemplo disto são as cotas para negros e índios nas universidades públicas, medida que procura remediar as deficiências e discriminações resultantes do ensino público – fundamental e médio – de má qualidade.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) III apenas.

    B) I apenas.

    C) II apenas.

    D) I, II e III.

    E) I e II apenas.

Sobre O Ato Institucional de número 5 (AI-5) de 1968:
I- Transformou definitivamente o Brasil na nação da Ordem e do Progresso e será reimplantando em breve para assegurar a felicidade da Nação. II- Extinguiu o direito de habeas corpus no Brasil. III- Demonstrou em 1968 a face mais cruel e violenta da ditadura civil militar implantada em 1964 no Brasil.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) II.

    B) I e III.

    C) I e II.

    D) I.

    E) II e III.

“Em qualquer sociedade, o corpo está preso no interior de poderes muito apertados, que lhe impõem limitações, proibições ou obrigações. (...) Não se trata de cuidar do corpo, em massa, grosso modo, como se fosse uma unidade indissociável mas de trabalhá-lo detalhadamente; de exercer sobre ele uma coerção sem folga, de mantê-lo ao nível mesmo da mecânica - movimentos, gestos, atitude, rapidez. (...) Esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade. (FOUCAULT, 1987, p. 126). O texto acima possibilita algumas reflexões sobre o pensamento de Michel Foucault:
I- As relações de poder e o conceito de disciplina são aspectos da análise de Michel Foucault que enriqueceram o conhecimento histórico ao destacar o poder como algo que ultrapassa o governo e se encontra em todas as relações humanas. II- O conceito de disciplina pode ser utilizado apenas nos estudos sobre a história das prisões e se trata de um tipo específico de poder que age apenas sobre os corpos dos presos. III- Os escritos de Foucault estão voltados ao conceito de disciplina como um tipo de poder que assujeita os corpos e fez parte dos seus estudos sobre a história das prisões, da medicina e da sexualidade.
É CORRETO o que se apresenta em:

    A) I, II e III.

    B) I e III apenas.

    C) III apenas.

    D) I e II apenas.

    E) I apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...