Questões de História

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O Fascismo é um termo geral que se refere a vários movimentos políticos distintos, existentes desde a década de 1920. Apesar das especificidades, algumas características dão unidade ao conceito. Qual das opções abaixo relaciona aspectos comuns com os diversos fascismos?

  • A.

    fundamentalismo religioso, racismo e planejamento econômico.

  • B.

    exaltação da liderança política, anticomunismo e liberalismo econômico.

  • C.

    militarismo, expansionismo territorial e miscigenação racial.

  • D.

    culto ao líder político, uso de propaganda política e militarismo.

  • E.

    racismo, marxismo e militarismo.

Durante as primeiras décadas da colonização portuguesa na América, as iniciativas de explorar economicamente o território se concentraram na formação de grandes propriedades rurais. Para o sucesso desse empreendimento foi importante

  • A.

    a utilização do trabalho livre, primeiro dos povos americanos e, depois, dos africanos, trazidos em grande número para a América.

  • B.

    o aproveitamento da experiência adquirida nas colônias da África, onde se privilegiou a produção do açúcar, com uso do trabalho cativo.

  • C.

    a facilidade de implantação de engenhos, devido à rotina simplificada de trabalho e a existência de centros urbanos próximos.

  • D.

    a adoção de uma produção diversificada de gêneros alimentícios, em sua maioria voltada para o consumo interno.

O contexto histórico do chamado Milagre Econômico brasileiro, nos quais surgiram os citados cursos institucionais, foi caracterizado por conciliar

  • A.

    crescente intervenção estatal na economia, supressão de garantias constitucionais e ajustes educacionais às exigências do mercado.

  • B.

    expressivas taxas de crescimento econômico, investimentos no ensino industrial e acentuada redução das desigualdades sociais.

  • C.

    elevada diversificação dos setores produtivos, constante equilíbrio na balança comercial e ampliação do ensino tecnicista profissional.

  • D.

    significativos avanços nos variados níveis da educação pública, alinhamento à política externa dos EUA e autonomia na gestão escolar.

Após a Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem mundial emergiu polarizada entre as posturas políticas do capitalismo americano e as do socialismo da União Soviética. Qual das opções abaixo caracteriza corretamente o período?

  • A.

    O governo americano e o governo soviético congelaram suas relações comerciais e diplomáticas e entraram em confronto direto em diversas regiões do planeta (Coreia, Cuba, Vietnã, etc.).

  • B.

    Os arsenais nucleares construídos pelos dois países inviabilizaram uma guerra direta. Assim sendo, os dois países passaram a competir por áreas de influência em escala global, envolvendose indiretamenteemconflitos regionais.

  • C.

    Com receio de uma Terceira Guerra Mundial, americanos e soviéticos procuraram estabelecer canais pacíficos de diálogo diplomático.Comisso, a Guerra Fria pode ser considerada um dos mais longos períodos de paz internacional.

  • D.

    Americanos e soviéticos negociaram, em diversas partes do globo, a estabilização de suas fronteiras geopolíticas. No entanto, forças regionais, como a Coreia, por exemplo, levou as duas superpotências ao confronto militar direto.

  • E.

    Com limites políticos e econômicos já definidos após a Segunda Guerra Mundial, a chamada Guerra Fria foi um produto da ascendente mídia global que explorou, com filmes, programas de televisão e de rádio, o medo de um desastre nuclear.

A atividade proposta pelo professor atende, de forma apropriada, ao interesse histórico dos alunos em uma situação de ensino-aprendizagem que estabeleça as relações entre

  • A.

    a adoção do sistema sesmarial e a legislação elaborada em defesa dos interesses dos pequenos proprietários.

  • B.

    o processo de ocupação territorial implementado na colonização do País e a formação dos latifúndios.

  • C.

    a implantação de uma economia monocultora e a prioridade conferida à produção direcionada para o negócio familiar.

  • D.

    o projeto lusitano de povoamento do Brasil e os privilégios concedidos aos posseiros das regiões litorâneas.

O Nomo era a reunião de comunidades de aldeias do antigo Egito, as quais formavam clãs aparentados entre si venerando o mesmo totem (“antepassado “ comum): um animal (falcão, chacal), uma planta (lótus) etc.

I. A economia dessas comunidades de aldeias encontravamse no estágio neolítico;

II. Utilizavam aperfeiçoados instrumentos de pedra, o que favoreceu a caça e o cultivo da terra;

III. Vigorava a propriedade em comum das terras e águas;

IV. Havia a divisão do trabalho entre os sexos;

V. As terras pertenciam ao Faraó e o regime de produção dominante era o de servidão coletiva;

VI. Os homens caçavam, pescavam, cuidavam do preparo do solo e dos rebanhos.

Quais item acima são verdadeiros:

  • A.

    I, II, III, IV, V e VI.

  • B.

    I e V.

  • C.

    I, II, III, IV e VI.

  • D.

    I, II, III, IV e V.

A partir dessa atividade proposta pelo docente, é plausível os alunos inferirem que

  • A.

    a retórica barroca incorporou dogmas cristãos às justificativas para a escravização de seres humanos.

  • B.

    as teorizações das ordens eclesiásticas, elaboradas sob a égide cristã, repudiaram o trabalho compulsório.

  • C.

    os argumentos de natureza teológica foram fundamentais para estimular a mentalidade autônoma nas senzalas.

  • D.

    as diretrizes dogmáticas da Companhia de Jesus promoveram a exaltação do ideal de liberdade cultivado pelos cativos.

Qual o nome da capital do antigo Egito durante o Médio Império (2050-1750 a.C.)?

  • A.

    Tebas.

  • B.

    Tinis.

  • C.

    Mênfis.

  • D.

    Gizé.

Com base nas aulas de história sobre a formação de identidades, tanto no século XIX como no mundo atual, e comparando essas duas imagens, o professor e os seus alunos chegaram à seguinte conclusão:

  • A.

    no mundo contemporâneo, as relações identitárias estão em constante deslocamento, o que impossibilita a classificação étnica das mulheres; no século XIX, era perfeitamente possível identificar a etnia pela cor da pele, pelo tipo de cabelo e pelo figurino usado.

  • B.

    a imagem do jornal captou fotografias de mulheres do nosso tempo que usam diferentes estilos e adornos para expressarem sua negritude; a pintura de Debret, influenciada pelo cientificismo, sugere a catalogação e classificação de diferentes tipos humanos.

  • C.

    a imagem do jornal reúne fotografias de mulheres negras oriundas de diferentes classes sociais; a pintura de Debret se limitou a representar negras libertas que podiam se dedicar à vaidade e, assim, alcançar o reconhecimento social.

  • D.

    o o jornal apresenta mulheres negras fotografadas em situações diversas; a tela de Debret, revelando a influencia de Cesare Lombroso, foi construída para associar as características das negras com as suas potencialidades para cometer crimes.

Em quais regiões do mundo o sistema econômico, social, político e jurídico conhecido como Feudalismo esteve presente?

  • A.

    Europa

  • B.

    Europa Ocidental na Baixa Idade Média.

  • C.

    Rússia czarista.

  • D.

    Europa Ocidental na Baixa Idade Média, Rússia czarista e Japão pré-Meiji.

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