Questões de História

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“Consciente da necessidade de clareza frente à postura pedagógica e às particularidades da disciplina que ministro, elejo o que acredito serem as habilidades e competências a desenvolver junto aos alunos [...]. No eleger dessas habilidades e competências [...], estão implícitas concepções de História e do ensino de História. Vejamos: 1) a aceitação de que a História, mesmo se pretendendo uma ciência, não está imune à falibilidade; 2) a submissão do conhecimento historiográfico a um regime de historicidade, ou seja, pensar o próprio conhecimento como algo relacionado a uma dada configuração que o torna possível; 3) a necessidade de pôr à prova a própria ideia de verdade sem, contudo, confundir esse questionamento com o niilismo que nega a possibilidade de reflexões coerentes num campo de saber; 4) construir uma cultura que faça perceber que a escrita da história, como bem explicou Certeau, está circunscrita a uma operação historiográfica e que, por isso, deve reconhecer seus sujeitos, suas questões, seus métodos e suas fontes.

(SILVA, José Luís de Oliveira e. Pensando o ofício do historiador no ambiente escolar: práticas pedagógicas e a incorporação do xadrez nas aulas de Idade Média. In: Anais do V Simpósio Nacional de História Cultural. Brasília: UNB, 2010).

Segundo o texto, o ensino de História deve:

  • A.

    Levar os alunos a compreender, sobretudo, os grandes eventos políticos que marcaram a construção histórica do seu país.

  • B.

    Focar a atenção no papel e na formação do professor, haja vista que ele é o principio e o fim do processo de ensino-aprendizagem.

  • C.

    Possibilitar aos alunos um arcabouço teórico-metodológico que possibilite uma leitura crítica e coerente dos processos histórico e historiográfico.

  • D.

    Desconfiar das informações vinculadas pela mídia, submetendo-as a uma fonte de conhecimento verdadeiramente segura: os livros de história.

  • E.

    Preocupar-se em submeter os fatos históricos a uma operação historiográfica como forma de alcançar um saber verídico e isento de subjetividade.

Através desse fragmento, os PCNs estão criticando o seguinte, EXCETO:

A organização curricular tradicional da História, disseminada na maior parte das escolas, destaca alguns acontecimentos considerados como marcos, para, a partir deles, construir um quadro didático em que os acontecimentos são inseridos numa continuidade espaço–temporal linear, ordenado por uma lógica de causas e consequências. Assim, por exemplo, a Independência do Brasil, pautada como item importante do conteúdo programático, é explicada por suas conexões causais com uma série de acontecimentos políticos imediatamente anteriores, ordenados em sequência linear, como se a própria sucessão cronológica contivesse, em si mesma, a força explicativa. Essa organização se baseia numa noção de processo histórico como mudança linear, que destaca os acontecimentos singulares ou particulares, o que resulta num conhecimento fragmentado.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas Tecnologias, p. 77.

  • A.

    Uma concepção de tempo histórico utilizado, especificamente, para a compreensão da História do Brasil.

  • B.

    O modelo de ensino da História alicerçado sob uma concepção cronológica do tempo.

  • C.

    A supervalorização dos acontecimentos históricos em detrimento de uma visão mais ampla acerca dos processos que os envolvem.

  • D.

    A utilização de eventos oficiais como pedra angular para o ensino de História.

  • E.

    Um tipo de explicação histórica em que um episódio estaria ligado, irremediavelmente, a uma cadeia de episódios anteriores e posteriores.

Pelo artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 05 de outubro de (*), nascia o Estado do Tocantins. A cidade de (*), localizada na região central do novo Estado, foi escolhida como capital provisória. No dia 1º de janeiro de (*) foi instalado o Estado do Tocantins. Foi construída, no centro geográfico do Estado, numa área de 1.024 km2 desmembrada do município de (*), a cidade de Palmas, para ser a sede do governo estadual. Em 1º de janeiro de (*), foi instalada a capital.

(Dados extraídos do site: http://cultura.to.gov.br/conteudo.php?id=95)

Assinale a alternativa em que as referências de datas e locais completam adequada e, respectivamente, as lacunas (*):

  • A.

    1989 – Miracema do Tocantins – 1990 – Porto Nacional – 1990.

  • B.

    1988 – Miracema do Norte – 1989 – Porto Nacional – 1990.

  • C.

    1988 – Miracema do Tocantins – 1989 – Santa Tereza do Tocantins – 1989.

  • D.

    1989 – Miracema do Norte – 1990 – Taguarussu do Porto – 1991.

Nos antecedentes da criação do estado de Rondônia, consta a instalação do Território Federal do Guaporé, em 1943, o qual é posteriormente transformado em Território Federal de Rondônia. O Território Federal de Rondônia é criado no governo do presidente:

  • A.

    Getúlio Vargas.

  • B.

    Jânio Quadros.

  • C.

    João Goulart.

  • D.

    Juscelino Kubitschek.

  • E.

    Costa e Silva.

Um importante tratado fixou a linha de fronteira no extremo norte e oeste do Brasil, a partir dos cursos dos rios Guaporé e Mamoré, até o médio curso do Madeira, sendo de inegável relevância para a definição do futuro Território do Guaporé. O tratado referido é o de:

  • A.

    Tordesilhas,1494.

  • B.

    Utrecht, 1713.

  • C.

    Utrecht, 1915.

  • D.

    Petrópolis, 1903.

  • E.

    Madri, 1750.

Rondônia é abrangido pelo domínio amazônico, fator natural que influencia o tipo de vegetação encontrado neste estado da federação.

 Nesse domínio natural, uma formação vegetal predominante e parcialmente presente em Rondônia denomina-se:

  • A.

    Caatinga

  • B.

    Campos de altitude.

  • C.

    Mata de araucárias.

  • D.

    Floresta equatorial.

  • E.

    Floresta tropical de encosta.

Com mais de 1,5 milhão de habitantes, Rondônia é o terceiro estado mais populoso da região Norte, contando com um processo de urbanização bastante recuado no tempo. Neste sentido, as duas cidades que se destacam no estado por serem as mais antigas são:

  • A.

    Ariquemes e Guajará-Mirim.

  • B.

    Espigão do Oeste e Porto Velho.

  • C.

    Porto Velho e Guajará-Mirim.

  • D.

    Ariquemes e Espigão do Oeste.

  • E.

    Rolim de Moura e Cacoal.

Vários grupos indígenas habitam ancestralmente Rondônia, sendo muitos deles detentores de áreas destinadas legalmente a sua reprodução social. No exemplo da Reserva Roosevelt, localizada em Espigão do Oeste, trata-se deumterritório dos índios:

  • A.

    Cinta-Larga.

  • B.

    Zoró.

  • C.

    Tupari.

  • D.

    Gavião.

  • E.

    Macurap.

Vários polos regionais se destacam em Rondônia, seja pelo seu peso demográfico seja pelo montante de seu PIB. Depois de Porto Velho, a segunda cidade com a maior população e a economia mais significativa é:

  • A.

    Ariquemes.

  • B.

    Cacoal.

  • C.

    Vilhena.

  • D.

    Ji-Paraná.

  • E.

    Costa Marques.

Em relação à Independência do Brasil, analise as afirmativas abaixo:

1. A independência não foi imediatamente aceita por todos os grupos políticos organizados no Brasil;

2. A emancipação brasileira só foi reconhecida por parte de Portugal em 1825, mediante pagamento de indenização;

3. O primeiro país a reconhecer a independência do Brasil foi a Inglaterra;

4. O regime que vigorou no pós-independência foi o de monarquia constitucional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

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