Questões de História

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Ao longo de 116 anos, França e Inglaterra se envolveram em um conflito que marcou a passagem do mundo medieval para o moderno. Na chamada Guerra dos:

  • A.

    Cem Anos.

  • B.

    Moinhos.

  • C.

    Fanco/saxões.

  • D.

    Reis.

O que ocorreu em relação a nosso município em 1.647?

  • A.

    Foi criado o Distrito de Paranaguá.

  • B.

    Foi criado o Município de Paranaguá.

  • C.

    Foi instalada a Comarca de Paranaguá.

  • D.

    Foram construídas as docas do porto.

A respeito das condições que favoreceram a Revolução Industrial na Inglaterra, podemos apontar:

  • A.

    Em primeiro lugar, as mudanças políticas internas, que permitiram o desenvolvimento burguês, em seguida a conquista de mercados coloniais consumidores, a acumulação de capitais, e o domínio sobre os mercados fornecedores de matérias-primas e a transformação da estrutura agrária, transformando a terra em mercadoria e liberando a massa de trabalhadores.

  • B.

    O desenvolvimento de teorias que já previam o capitalismo como sistema mais adequado ao mundo moderno, a poupança forçada dos trabalhadores urbanos, a existência de mercados fornecedores de matérias-primas e a transformação da estrutura do setor terciário.

  • C.

    A prática da pirataria permitiu o acumulo de capital necessário para o pioneirismo inglês, aliado ao controle de mercados fornecedores de manufaturados e forte investimento nas atividades agrícolas, especialmente, na produção de cereais.

  • D.

    A conquista de mercados coloniais consumidores, a poupança induzida dos trabalhadores rurais, a existência de mercados fornecedores de matérias-primas e a transformação da estrutura de serviços.

Quando nossos primeiros colonizadores foram se estabelecer na Ilha da Cotinga, eles na verdade buscavam se proteger de que tribo de índios?

  • A.

    Carijós.

  • B.

    Guaicurus.

  • C.

    Tamoios.

  • D.

    Tupis.

Que fato histórico marcou o dia 07 de Setembro de 1.822?

  • A.

    Abolição da Escravatura.

  • B.

    Enforcamento de Tiradentes.

  • C.

    Independência do Brasil.

  • D.

    Proclamação da República.

A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. No que concerne ao currículo, dentro deste contexto, é correto afirmar:

  • A.

    É importante destacar que não se trata de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano.

  • B.

    É preciso ter clareza que o Art. 26A acrescido à Lei 9.394/1996 provoca unicamente a inclusão de novos conteúdos relacionados a africanidade.

  • C.

    A autonomia dos estabelecimentos de ensino para compor os projetos pedagógicos permite que se valham do apoio direto ou indireto de estudiosos e do Movimento Negro, com os quais estabelecerão canais de comunicação, encontrarão formas próprias de incluir nas vivências promovidas pela escola, inclusive em conteúdos de disciplinas, as temáticas em questão.

  • D.

    Caberá, aos exclusivamente dos diretores de ensino prover as escolas, seus professores e alunos de material bibliográfico e de outros materiais didáticos, a fim de evitar que questões tão complexas, tanto na formação inicial como continuada de professores, sejam abordadas de maneira resumida, incompleta, com erros.

Fernand Braudel retomando as reflexões de Mac Bloch sobre a uração, incorporou os fundamentos antropológicos do estruturalismo de Lévi-Strauss e da História das flutuações econômicas, notadamente de Labrousse, que abrangia amplos espaços e estudos demográficos em larga escala. Bradeal, ao pensar a duração como fundamento da problemática histórica, preocupou-se em situar e delimitar com precisão os diferentes ritmos e níveis que a integram. Para ele, a relação das sociedades com duração é o ponto específico da investigação histórica. Os fatos históricos tem uma duração distinguível em três ordens que não se diferenciam mecanicamente pelas medidas de tempo, como as categorias “menos de um ano”, “ a cada século”, “mais de um século”. Em relação a essas ordens relacione as colunas:

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    1-2-3

  • B.

    3-2-1

  • C.

    1-3-2

  • D.

    2-3-1

“Os debates e discussões sobre meio ambiente ou ecologia que visam à educação ambiental parecem pouco familiares nas salas de aulas de História. Tratar de um tema que aborda as relações da história com o meio ambiente pode provocar certo estranhamento, como se a história estivesse invadindo um território alheio. Quando, no entanto, situamos as diversas problemáticas ambientais, podemos perceber como muitos dos temas abordados são também familiares às ciências humanas e como as aproximações entre a sociedade e o meio ambiente possibilitam enriquecimento mútuo entre as áreas das ciências da natureza e as ciências humanas”. Sobre o tema abordado analise as afirmativas abaixo.

I. O termo história ambiental passou a ser utilizado por alguns historiadores engajados nos movimentos ambientalistas de seus países, notadamente os norte-americanos.

II. Donald Worsters foi um destaque entre os historiadores envolvidos em movimentos ambientalistas.

III. A história do meio ambiente no Brasil fortaleceu-se com a contribuição de um norte-americano, o brasilianista Warrem Dean, que em meados dos anos 80 se dedicou a analisar a relação entre sociedade e o meio ambiente no Brasil.

Estão corretas:

  • A.

    Somente I e II

  • B.

    Somente I e III

  • C.

    Somente II e III

  • D.

    Todas as afirmativas

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos significativos do processo de colonização do Brasil — da montagem do sistema ao seu colapso —, julgue os itens seguintes.

De acordo com a divisão proposta pelo texto, o segundo período corresponde, do ponto de vista econômico, ao domínio da agroindústria açucareira, sobretudo no litoral nordestino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a sociedade ateniense, na antiga Grécia, é correto afirmar:

  • A.

    Um dos grandes avanços da sociedade ateniense foi considerar as mulheres como cidadãs.

  • B.

    Os escravos, também chamados de metecos, trabalhavam nas tarefas domésticas e na lavoura.

  • C.

    As mulheres e os escravos estavam excluídos da participação política, mas os estrangeiros poderiam adquirir este direito a partir do pagamento de tributos.

  • D.

    A Eclésia era uma assembléia da qual podiam participar todos os cidadãos.

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