Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a experiência republicana brasileira, julgue os itens subsequentes.
A deposição do presidente João Goulart, em 1964, marcou o início do ciclo autoritário, que, enrijecido pelo Ato Institucional n.o 5, em 1968, manteve-se por mais alguns anos, até entrar em colapso no governo de João Figueiredo. A vitória de Tancredo-Sarney no Colégio Eleitoral marcou o retorno do país à democracia e ao poder civil.
dificulta a compreensão da diversidade de povos que formaram o Brasil e os brasileiros.
valoriza a abordagem tradicional da História, centrada no estudo das sociedades europeias.
impede a plena compreensão do tráfico negreiro e da escravidão no Brasil.
auxilia na construção de outra memória histórica, destacando a importância dos africanos e afrodescendentes na história do Brasil.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
extrativismo e a vulcanização da borracha.
cultivo da beterraba e a produção açucareira.
plantio de mandioca e a produção de farinha.
cultivo da uva e a produção de vinho.
curtume e a criação de gado.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a experiência republicana brasileira, julgue os itens subsequentes.
Para seus defensores, a República corresponderia à modernidade de que o Brasil carecia.
O texto a seguir faz parte do depoimento dado por Joana Pereira de Abreu, mestiça residente em Oeiras, acusada de feitiçaria em 1758: Um mês antes, me contou a dita Mãe Cecília que o demônio tinha torpeza com as mulheres. E que se eu queria falar e ter com ele, ela me ensinaria. Aceitei eu, como rapariga de nenhuns miolos e por outra parte de costumes de pouca ou nenhuma boa educação. Então me disse ela que eu havia de ir nua à porta da igreja da mesma vila da Mocha [...], que ali havia de bater com as partes prepósteras assim nua umas três vezes na porta da igreja [...]. E que dali havia de endireitar nua para umas covas de defunto que estão a um lado da vila, aonde chamam o Enforcado, por se ali ter enforcado algumas vezes alguns moleques delinqüentes. E ali me havia de aparecer um moleque e que eu pondo-me na postura de quatro pés, ele me havia de conhecer pela parte próspera.
(Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Inquisição de Lisboa, Caderno do Promotor, n.121, Livro 31, fls.125- 127. Apud MOTT, Luiz. A Inquisição no Piauí. IN: NASCIMENTO, Francisco Alcides e VAINFAS, Ronaldo (orgs). História e Historiografia. Recife: Bagaço, 2006. p. 211-212).
Assinale a alternativa INCORRETA:
As práticas e denúncias de feitiçarias verificadas na América Portuguesa podem ser interpretadas como sendo originárias da coexistência de uma grande quantidade de crenças religiosas que se verificaram no então território português após o contato entre europeus, indígenas e africanos.
A adoração ao demônio e a crença na possibilidade de com ele manter relações torpes, tão comuns na Europa Medieval, migraram para a América Portuguesa, chegando também ao Piauí.
As práticas de feitiçaria eram atribuídas exclusivamente às mulheres, por este motivo, nos inquéritos desse tipo de crime, não consta a presença de denunciados homens.
Já no século XVIII, mesmo não abandonando as regiões interioranas, os representantes da Inquisição Portuguesa passaram a dar maior atenção às regiões urbanas, em especial as de São Paulo e Minas Gerais, à época mais propícias a esses desvios.
Além das denúncias envolvendo práticas de feitiçaria, também ocorreram no Piauí a delação de outros crimes, sendo os mais comuns a bigamia e o abuso de poder praticado por membros do clero.
pelo predomínio de atividades econômicas pouco dinâmicas, desligadas do mercado internacional, sobretudo na área litorânea, em regiões como o atual Nordeste.
pela facilidade dos caminhos naturais e meios de transportes eficientes, antes utilizados pelos povos nativos e rapidamente incorporados ao cotidiano dos colonizadores.
pela exploração e compra do território colonial pelos bandeirantes, ora com a instalação de novos núcleos populacionais, ora com a integração daqueles já existentes, pertencentes aos nativos.
pela ocupação lenta das áreas distantes dos principais centros produtores, com produção voltada para o consumo local e pouco integradas aos territórios de além-mar.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assinale a alternativa correta sobre os motivos que provocaram a redução do fluxo imigratório para o Brasil a partir da década de 1930.
A crise mundial iniciada em 1929 e as mudanças políticas na Europa e no Brasil.
Os protestos internacionais contra a irrestrita política de imigração do governo Vargas.
As críticas aos impostos cobrados pelo governo brasileiro para subsidiar a imigração.
Os estímulos à imigração inviabilizados pela corrupção dos agenciadores nacionais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a experiência republicana brasileira, julgue os itens subsequentes.
Sob o ponto de vista político, a chamada República Velha assentava-se, entre outros aspectos, no voto a descoberto, nas fraudes eleitorais e no domínio das oligarquias.
As imagens a seguir são, respectivamente, reproduções das bandeiras do Império Brasileiro, da primeira bandeira republicana brasileira que teve a vigência de três dias e da atual bandeira nacional (para o auxilio do(a) candidato(a), observa-se que as cores predominantes em todas elas são o verde e o amarelo).
Partindo do pressuposto de que um símbolo nacional traz muito das ideologias de um país, pode-se afirmar o seguinte, EXCETO:
Há um certo grau de continuidade ideológica entre o novo governo republicano e o governo imperial que o antecedeu.
A troca prematura de símbolos nacionais demonstra a falta de clareza ideológica do novo regime republicano no Brasil.
Entre as correntes ideológicas que povoavam a cena política na passagem do Império para a República esteve presente o liberalismo, nos moldes do existente na República Norte Americana.
Embora tenha havido grandes disputas em torno do perfil do novo regime republicano, percebe-se que houve uma predileção pala concepção positivista de governo.
O modelo da atual bandeira brasileira demonstra uma preocupação dos envolvidos no processo de proclamação da República de instituir um novo governo independente de antigas ideologias e modelos políticos.
Durante o período colonial, as câmaras municipais se constituíram em lugares privilegiados da administração e do exercício de poder, consolidando-se como espaços
de ação política das elites locais e responsáveis por intermediar a relação entre a população e as demais esferas administrativas da colônia, tratando de problemas como o abastecimento.
de pequeno prestígio político, considerando que os cargos eram ocupados pelos chamados homens bons, nomeados pela Coroa e responsáveis pela coleta dos tributos e impostos.
desvinculados do cotidiano da população, uma vez que seus integrantes se reuniam poucas vezes ao ano, apenas para votar as propostas (posturas) apresentadas pelos juízes de fora.
marcados pela ausência de disputas políticas, por possuir uma composição proporcional e estarem reguladas por leis regionais que impediam o acúmulo de privilégios pelos colonos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...