Questões de História

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Leia a afirmação abaixo para responder à questão 28.

Durante o governo de Juscelino Kubitschek, o sindicalismo continuou amplamente associado às estruturas oficiais – a exemplo do que ocorria sob Getúlio Vargas e diferentemente do que aconteceria durante o governo de João Goulart.

É possível afirmar que o trecho está

  • A.

    inteiramente correto.

  • B.

    incorreto, pois, durante o governo de JK, as lideranças sindicais, em vista das dificuldades de articulação dentro das estruturas oficiais, criaram organismos de funcionamento paralelo a estas – diferentemente do que ocorria sob Getúlio Vargas e a exemplo do que ocorreria sob a presidência de João Goulart.

  • C.

    parcialmente incorreto, pois durante o governo João Goulart, o sindicalismo seguiu inteiramente associado às estruturas governamentais.

  • D.

    incorreto, pois o sindicalismo, desde seu nascimento, funcionou paralelamente às estruturas oficiais.

  • A.

    implantação do capitalismo no campo, que transformou os latifúndios em terras produtivas e a luta pela reforma agrária em coisa do passado.

  • B.

    transformação do latifúndio em grandes empresas rurais produtivas, gerando milhões de emprego no campo, estimulando o êxodo urbano.

  • C.

    superação do antigo “modelo” brasileiro de reforma agrária, encerrando o ciclo de distributivismo equitativo de terras improdutivas no país.

  • D.

    expulsão da população do campo e sua concentração nas grandes cidades, provocando a favelização e o “inchaço” da periferia urbana.

  • A.

    Destacamento de Operações de Informações.

  • B.

    Projeto Reação.

  • C.

    Escola das Américas.

  • D.

    Grupo de Segurança Nacional.

  • E.

    Operação Condor.

Em outubro de 1949, Mao Tsé-tung, derrotando os nacionalistas, proclamou a República Popular da China. No interior do chamado campo socialista esse fato foi de suma importância, uma vez que

  • A.

    a Revolução possibilitou a criação, em 1950, do bloco de Estados desvinculados dos blocos geopolíticos da Guerra Fria: os Países Não Alinhados.

  • B.

    o mundo vivenciava plenamente a Guerra Fria e, naquele contexto, a adesão da China representou uma grande vitória para o socialismo.

  • C.

    a Revolução Socialista Chinesa, no auge da Guerra Fria, quase precipitou o mundo em uma nova guerra nuclear entre os blocos capitalista e socialista.

  • D.

    a conversão da China ao sistema socialista, no contexto da Guerra Fria, retraiu os Movimentos Nacionais pela Libertação dos países no Oriente Médio.

Acerca da formação do Estado Brasileiro, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Diferentemente do que ocorreu no contexto da Independência do Brasil, a Proclamação da República contou com ampla e intensa participação popular.

( ) A Independência Brasileira realizou-se de forma menos conflituosa do que nos demais territórios da América Latina, visando à manutenção do federalismo vigente desde 1822.

( ) A figura da mulher, sobretudo negra e índia, era amplamente retratada como símbolo da pátria brasileira em pinturas das primeiras décadas da República.

  • A.

    V/ V/ V

  • B.

    F/ F/ F

  • C.

    V/ F/ V

  • D.

    F/ V/ V

  • A.

    dificulta a compreensão da diversidade de povos que formaram o Brasil e os brasileiros.

  • B.

    valoriza a abordagem tradicional da História, centrada no estudo das sociedades europeias.

  • C.

    impede a plena compreensão do tráfico negreiro e da escravidão no Brasil.

  • D.

    auxilia na construção de outra memória histórica, destacando a importância dos africanos e afrodescendentes na história do Brasil.

  • A.

    fizeram apologia à luta armada, por considerá-la a única forma possível de resistência ao autoritarismo.

  • B.

    promoveram pouca mobilização nas ruas durante todo o período, devido à forte repressão do Estado.

  • C.

    com atuações diversas, tiveram destaque no processo de abertura, como na luta pela anistia e nas Diretas Já.

  • D.

    constituíram desde 1964 uma frente de oposição à ditadura conhecida pelo nome de “Frente Ampla”.

  • E.

    foram importantes como forças de oposição até 1968, mas tiveram pouca atuação do AI-5 às Diretas Já.

Com as Grandes Navegações os europeus conquistaram inúmeros territórios ao redor do mundo, ampliaram suas atividades econômicas e estabeleceram contato com diferentes culturas. Nesse processo de expansão, o contato dos europeus com os povos distantes caracterizou-se pelo

  • A.

    intercâmbio esporádico, dificultado pelas diferenças linguísticas e hábitos culturais divergentes.

  • B.

    extenso domínio territorial, sobretudo na África e Ásia, onde existiam povos desenvolvidos e com enormes riquezas industriais.

  • C.

    convívio pacífico, incentivado pelos ideais religiosos cristãos, que fundamentavam a evangelização e a prática da tolerância.

  • D.

    estranhamento, com o outro sendo visto, com frequência, por meio das crendices e lendas que marcavam o imaginário europeu.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Ao longo do século XVIII, em território brasileiro, houve diversos movimentos revoltosos em nível ___________. ____________, __________________ e______________ são os principais exemplos de tais movimentos.

  • A.

    nacional/ Inconfidência Mineira/ Conjuração dos Alfaiates/ Revolução de 1817 em Pernambuco

  • B.

    nacional/ Inconfidência Mineira/ Revolução Farroupilha/ Conjuração dos Alfaiates

  • C.

    local/ Inconfidência Mineira/ Conjuração dos Alfaiates/ Revolução de 1817 em Pernambuco

  • D.

    local/ Revolução Farroupilha/ Inconfidência Mineira/ Conjuração dos Alfaiates

A partir do final dos anos 1970 a historiografia brasileira passou por intensa renovação, sob a influência de vários estudos, como os realizados pela chamada história social inglesa. Essa produção brasileira caracterizou-se

  • A.

    pela consolidação do conceito de documento histórico, sobretudo o escrito, relacionado à estrutura do Estado e visto como expressão fidedigna das ações humanas no passado.

  • B.

    pelo estudo de variados grupos sociais, com foco nos chamados excluídos da história, tendo por objetivo favorecer, no tempo presente, a construção da cidadania.

  • C.

    pelo afastamento do estudo de objetos e temas relacionados à cultura, com o propósito de se concentrar na compreensão dos processos de formação dos Estados Nacionais.

  • D.

    pela formulação do chamado método crítico, com o objetivo de garantir a neutralidade do historiador, a inefabilidade do trabalho e a formulação de uma história voltada para a construção da nacionalidade.

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