Questões de História

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As repercussões políticas da crise a que o texto se refere foram negativas, sobretudo nos países de fraca tradição democrática, pois, neles, essa crise

  • A.

    favoreceu a instalação de sistema de governo socialista, como na Rússia.

  • B.

    facilitou a ascensão de governos autoritários e ditatoriais, como no Brasil.

  • C.

    possibilitou a adoção de regimes político democráticos, como na Espanha.

  • D.

    permitiu a instituição de estados comunistas e anarquistas, como em Cuba.

Segundo Boris Fausto, o golpe de Estado de 1937, no Brasil, foi “saudado com entusiasmo na Alemanha e na Itália”. A reação alemã e italiana pode ser explicada

  • A.

    pelo rompimento das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, pois esta nação condenou, de forma veemente, a derrocada da democracia brasileira.

  • B.

    pelo rompimento do acordo de ajuda econômica dos Estados Unidos para o Brasil, que visava financiar a construção de uma usina siderúrgica.

  • C.

    pela defesa do Brasil, junto à Liga das Nações, da legitimidade da aspiração pangermanista do governo de Hitler.

  • D.

    pelo imediato apoio do Brasil à pretensão expansionista alemã sobre a Áustria e ao reconhecimento da Abissínia, na África, como protetorado italiano.

  • E.

    por certa afinidade ideológica existente entre a ordem estabelecida no Brasil durante o Estado Novo e a ordem construída na Alemanha nazista e na Itália fascista.

  • A.

    o embarque de africanos escravizados para a América, atividade que durou mais de três séculos e fez dos africanos e seus descendentes a principal força de trabalho no Brasil, até o final do século XIX.

  • B.

    o regime de escravidão existente na África subsaariana antes da chegada dos europeus, com o comércio de cativos sendo realizado com as áreas islamizadas ao norte do continente.

  • C.

    as semelhanças existentes entre os africanos escravizados trazidos para a América por mais de três séculos, do ponto de vista social, político, econômico e cultural.

  • D.

    a forma como os africanos escravizados seriam tratados na América, com direito à educação religiosa cristã, assim como à integridade física e à cidadania.

Leia atentamente as afirmações abaixo acerca de questões teóricas e práticas relacionadas às reivindicações sociais dos séculos XIX.

I. Influenciados por ideias socialistas, diversos teólogos desenvolveram teorias visando à diminuição da miséria das massas. Entre essas iniciativas, algumas previam a intervenção estatal, outras iniciativas individuais. Sua principal convergência teórica com o marxismo dizia respeito à necessidade da abolição da propriedade privada dos meios de produção.

II. Já na primeira metade do século XIX, na Inglaterra, diante da pressão dos movimentos sociais, houve modificações na legislação vigente. Entre as modificações, a proibição da utilização de mãode- obra feminina e infantil em minas.

III. Como consequência das perseguições aos judeus, sobretudo através dos pogroms na Rússia, surge os fundamentos teóricos do sionismo, o qual enfatizava a necessidade de uma unidade nacional judaica a ser concretizada com a colonização da Palestina.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • A.

    foi a forma encontrada para incorporar os trabalhadores na vida nacional e mantê-los sob controle no jogo das forças sociais.

  • B.

    ampliou o sistema de representação classista para todos os trabalhadores, urbanos e rurais, inscritos em seus respectivos sindicatos.

  • C.

    manteve à margem da lei as conquistas dos trabalhadores, adquiridas por meio do movimento operário, liderado pelos anarquistas.

  • D.

    estabeleceu regras que facilitavam a organização de entidades sindicais, entre as quais as que autorizavam seu funcionamento livre e autônomo.

  • A.

    Reformista.

  • B.

    Oligárquico.

  • C.

    Integralista.

  • D.

    Totalitário.

  • E.

    Tenentista.

O processo revolucionário francês, iniciado em 1789, conhecido como Revolução Francesa, ajudou a construir a própria sociedade contemporânea, pois essa Revolução

  • A.

    incorporou uma dimensão social e popular que a universalizou, tornando-a uma inspiração para todos os que lutavam pela liberdade.

  • B.

    consolidou valores burgueses, disciplinando a ação do capital com o objetivo de dar à maioria da população condições de se sublevar.

  • C.

    condicionou o capital ao trabalho, acentuando o caráter igualitário das relações político-ideológicas expressas nos Direitos do Homem.

  • D.

    ocasionou transformações econômicas e sociais que destruíram o feudalismo, favorecendo a ruptura dos laços de dominação burguesa.

Sobre o chamado “mito da democracia racial” no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Teve em Gilberto Freyre seu principal defensor. Ainda que reconhecesse certas ambiguidades na atitude do brasileiro em relação ao negro, Freyre ressalta a diferença do brasileiro no tratamento de seus escravos se comparados, por exemplo, à escravidão entre os povos árabes, que costumavam tratar seus escravos de forma muito menos amena.

  • B.

    O escritor Machado de Assis, apesar de ter poucos escritos direcionados às questões raciais, é frequentemente utilizado para refutar a noção de democracia racial no Brasil. Machado de Assis, mulato, apesar de receber o devido prestígio hoje, foi desconhecido em seu tempo devido à sua condição social – o que corrobora a ideia de que havia, de fato, um preconceito aberto em relação ao negro.

  • C.

    A figura do mulato foi o principal representante dos críticos da democracia racial, pois, ainda que teóricos como Gilberto Freyre defendessem a miscigenação, o preconceito contra o mulato, fruto dessa mistura, era tão grande quanto o existente em relação ao negro.

  • D.

    Os críticos da noção de democracia racial a partir de meados do século XX passaram a ressaltar o fato de que enquanto no período colonial havia obstáculos ao preconceito aberto em relação ao negro, em uma sociedade competitiva como a capitalista o branco viu-se com a necessidade de lidar de maneira direta com seus preconceitos velados.

  • A.

    conciliar as diferentes classes sociais do país, por meio da valorização do trabalho, da disciplina e do estímulo ao desenvolvimento do nacionalismo.

  • B.

    promover a industrialização do país, mas sem que isso implicasse subordinação e dependência em relação às potências estrangeiras, como os Estados Unidos.

  • C.

    estimular a industrialização mediante associação com o capital estrangeiro, por meio da utilização de empréstimos e da instalação de empresas multinacionais no país.

  • D.

    consolidar o perfil econômico do país, estimulando a agroindústria e os setores agrícolas voltados ao mercado externo.

  • A.

    facilitar a negociação direta entre empregados e patrões, sem a participação do Estado, e ampliar o número de trabalhadores sindicalizados.

  • B.

    reprimir os esforços organizatórios da classe trabalhadora urbana fora do controle do Estado e atraí-la para o apoio difuso ao governo.

  • C.

    diminuir a repressão ao movimento operário e garantir maior autonomia e liberdade aos trabalhadores organizados nos sindicatos.

  • D.

    estender os direitos trabalhistas ao campo e facilitar a compra da casa própria pelos trabalhadores com a criação do FGTS.

  • E.

    respeitar o direito à greve e à manifestação dos trabalhadores e negociar a legislação trabalhista com as lideranças de esquerda.

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