Questões de História

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  • A.

    foi obra do imperialismo inglês que instigou as nações dependentes de sua economia, ou seja, Brasil e Argentina contra o desenvolvimento autônomo do Paraguai.

  • B.

    resultou dos planos expansionistas e da megalomania do ditador paraguaio Solano López.

  • C.

    demonstrou a superioridade do exército brasileiro e, em especial, os atos heroicos do Duque de Caxias, a quem passaram a chamar de o Marechal de Ferro.

  • D.

    glorificava o general Alfredo Stroessner, presidente do Paraguai entre 1954 e 1989, por ser o continuador da obra de Solano López.

  • E.

    deveria ser entendido a partir das relações existentes entre os países envolvidos, resgatando os processos constitutivos de suas identidades nacionais.

Em relação à escravidão antiga e moderna, analise as assertivas abaixo.

I. Segundo o que consta na literatura antiga, sobretudo entre os romanos do primeiro século da era cristã, havia um tratamento mais tolerante em relação aos escravos em contraste com o que ocorreu com a escravidão moderna. Nas sociedades antigas, a escravidão, embora ocorresse informalmente, era considerada fora da ordem natural.

II. Embora as sociedades modernas não tenham apresentado maior tolerância e humanidade em relação aos escravos, em alguns escritos manifestam-se preocupações com a ociosidade por parte dos filhos das classes dominantes em função da comodidade de ter seu trabalho realizado por escravos. Tal preocupação com os efeitos da escravidão sobre os senhores é típica de uma sociedade capitalista, em que a ideologia dominante preza pelo fruto do trabalho individual.

III. Uma vez que a punição de um escravo na sociedade romana antiga implicava dano à propriedade de outrem, as atitudes em relação aos escravos subversivos ficavam a critério de seu dono.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II e III, apenas.

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e III.

  • A.

    a criação e subordinação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) ao presidente e a censura aos meios de comunicação.

  • B.

    o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), para lutar na Itália, a partir de 30 de junho de 1944.

  • C.

    a proibição de qualquer tipo de manifestação grevista, a adoção de medidas como a unidade sindical (1937) e a criação do imposto sindical obrigatório (1940).

  • D.

    o cuidado na construção da imagem pessoal como pai dos pobres e na própria versão da história vivida pelo país que afirmava que o Brasil nasceu na Revolução de 1930.

  • E.

    o uso sistemático do rádio (Hora do Brasil) como veículo de aproximação entre governo e trabalhadores e de discursos retumbantes em grandes comícios.

Com as Grandes Navegações os europeus conquistaram inúmeros territórios ao redor do mundo, ampliaram suas atividades econômicas e estabeleceram contato com diferentes culturas. Nesse processo de expansão, o contato dos europeus com os povos distantes caracterizou-se pelo

  • A.

    intercâmbio esporádico, dificultado pelas diferenças linguísticas e hábitos culturais divergentes.

  • B.

    extenso domínio territorial, sobretudo na África e Ásia, onde existiam povos desenvolvidos e com enormes riquezas industriais.

  • C.

    convívio pacífico, incentivado pelos ideais religiosos cristãos, que fundamentavam a evangelização e a prática da tolerância.

  • D.

    estranhamento, com o outro sendo visto, com frequência, por meio das crendices e lendas que marcavam o imaginário europeu.

Levando em conta o contexto da proclamação da República e o período que a sucede, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A partir da proclamação da República brasileira, em 1889, houve uma drástica cisão entre o Estado e a Igreja, o que implicou um afastamento entre a República e o Vaticano.

  • B.

    Com a República brasileira proclamada, surgiram ao longo do país diversos movimentos de insatisfeitos com o novo regime. Todos eles de caráter unicamente político.

  • C.

    Muitos dos chamados republicanos históricos tiveram vaga participação na proclamação da República e foram criticados no período que se seguiu.

  • D.

    O modelo ditatorial republicano proposto pelos positivistas brasileiros, diferentemente do modelo comteano, era comparável com o socialismo, e incluía, a um prazo mais longo que o proposto por este modelo, um período final onde o pleno progresso seria atingido pela revolução proletária.

O texto trata de uma crise que, direta ou indiretamente, atingiu todo o mundo capitalista. No Brasil, ela repercutiu de forma significativa, pois, com a recessão,

  • A.

    o ritmo de expansão que a economia brasileira havia alcançado ao longo da década de 1930 diminuiu, provocando desemprego e pobreza.

  • B.

    a estabilidade política foi favorecida pelo vertiginoso desenvolvimento da cafeicultura, que reduziu os efeitos da crise que afligia o país.

  • C.

    a produção industrial, que atingira altas taxas de crescimento, chegou a um ponto de saturação, acarretando forte pressão inflacionária no país.

  • D.

    a cafeicultura foi comprometida e os investimentos da elite foram redirecionados para a indústria nacional e a produção de bens de consumo.

  • A.

    definia-se como nacionalista, combatia o capitalismo financeiro, defendia o controle do Estado sobre a economia e tinha como lema “Deus, Pátria e Família”.

  • B.

    inspirava-se na tese de Gilberto Freyre, que considerava a sociedade indígena um modelo de civilização e defendia a criação de uma educação voltada para o trabalho.

  • C.

    apoiava radical reforma na estrutura educacional do Brasil e foi a principal criadora do movimento da Escola Nova.

  • D.

    era próxima aos liberais franceses, apoiava a autogestão nos espaços de trabalho e defendia a ampliação do cooperativismo no campo.

  • E.

    amparava-se nas ideologias apoiadoras do Estado do bem-estar social, criticava o conservadorismo da Igreja Católica e se contrapunha às políticas eugenistas.

Durante as primeiras décadas da colonização portuguesa na América, as iniciativas de explorar economicamente o território se concentraram na formação de grandes propriedades rurais. Para o sucesso desse empreendimento foi importante

  • A.

    a utilização do trabalho livre, primeiro dos povos americanos e, depois, dos africanos, trazidos em grande número para a América.

  • B.

    o aproveitamento da experiência adquirida nas colônias da África, onde se privilegiou a produção do açúcar, com uso do trabalho cativo.

  • C.

    a facilidade de implantação de engenhos, devido à rotina simplificada de trabalho e a existência de centros urbanos próximos.

  • D.

    a adoção de uma produção diversificada de gêneros alimentícios, em sua maioria voltada para o consumo interno.

Em relação ao contexto do surgimento da Teologia da Libertação. Marque V para verdadeiro ou F que falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Surgiu em países latino-americanos em contextos de opressão, resultante dos regimes militares vigentes naqueles países.

( ) Tem relação direta com o Concílio Vaticano II, que teve como proposta a revisão de algumas posições da Igreja Católica conforme questões contemporâneas – o que incluía questões políticas.

( ) A Teologia da Libertação teve seu auge de atuação político-social no período que antecede a década de 1980.

  • A.

    V/ F/ V

  • B.

    V/ V/ V

  • C.

    F/ V/ V

  • D.

    V/ V/ F

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