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História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
foi obra do imperialismo inglês que instigou as nações dependentes de sua economia, ou seja, Brasil e Argentina contra o desenvolvimento autônomo do Paraguai.
resultou dos planos expansionistas e da megalomania do ditador paraguaio Solano López.
demonstrou a superioridade do exército brasileiro e, em especial, os atos heroicos do Duque de Caxias, a quem passaram a chamar de o Marechal de Ferro.
glorificava o general Alfredo Stroessner, presidente do Paraguai entre 1954 e 1989, por ser o continuador da obra de Solano López.
deveria ser entendido a partir das relações existentes entre os países envolvidos, resgatando os processos constitutivos de suas identidades nacionais.
Em relação à escravidão antiga e moderna, analise as assertivas abaixo.
I. Segundo o que consta na literatura antiga, sobretudo entre os romanos do primeiro século da era cristã, havia um tratamento mais tolerante em relação aos escravos em contraste com o que ocorreu com a escravidão moderna. Nas sociedades antigas, a escravidão, embora ocorresse informalmente, era considerada fora da ordem natural. II. Embora as sociedades modernas não tenham apresentado maior tolerância e humanidade em relação aos escravos, em alguns escritos manifestam-se preocupações com a ociosidade por parte dos filhos das classes dominantes em função da comodidade de ter seu trabalho realizado por escravos. Tal preocupação com os efeitos da escravidão sobre os senhores é típica de uma sociedade capitalista, em que a ideologia dominante preza pelo fruto do trabalho individual. III. Uma vez que a punição de um escravo na sociedade romana antiga implicava dano à propriedade de outrem, as atitudes em relação aos escravos subversivos ficavam a critério de seu dono. É correto o que se afirma emI, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I.
II.
I e III.
II e III.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a criação e subordinação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) ao presidente e a censura aos meios de comunicação.
o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), para lutar na Itália, a partir de 30 de junho de 1944.
a proibição de qualquer tipo de manifestação grevista, a adoção de medidas como a unidade sindical (1937) e a criação do imposto sindical obrigatório (1940).
o cuidado na construção da imagem pessoal como pai dos pobres e na própria versão da história vivida pelo país que afirmava que o Brasil nasceu na Revolução de 1930.
o uso sistemático do rádio (Hora do Brasil) como veículo de aproximação entre governo e trabalhadores e de discursos retumbantes em grandes comícios.
Com as Grandes Navegações os europeus conquistaram inúmeros territórios ao redor do mundo, ampliaram suas atividades econômicas e estabeleceram contato com diferentes culturas. Nesse processo de expansão, o contato dos europeus com os povos distantes caracterizou-se pelo
intercâmbio esporádico, dificultado pelas diferenças linguísticas e hábitos culturais divergentes.
extenso domínio territorial, sobretudo na África e Ásia, onde existiam povos desenvolvidos e com enormes riquezas industriais.
convívio pacífico, incentivado pelos ideais religiosos cristãos, que fundamentavam a evangelização e a prática da tolerância.
estranhamento, com o outro sendo visto, com frequência, por meio das crendices e lendas que marcavam o imaginário europeu.
Levando em conta o contexto da proclamação da República e o período que a sucede, assinale a alternativa correta.
A partir da proclamação da República brasileira, em 1889, houve uma drástica cisão entre o Estado e a Igreja, o que implicou um afastamento entre a República e o Vaticano.
Com a República brasileira proclamada, surgiram ao longo do país diversos movimentos de insatisfeitos com o novo regime. Todos eles de caráter unicamente político.
Muitos dos chamados republicanos históricos tiveram vaga participação na proclamação da República e foram criticados no período que se seguiu.
O modelo ditatorial republicano proposto pelos positivistas brasileiros, diferentemente do modelo comteano, era comparável com o socialismo, e incluía, a um prazo mais longo que o proposto por este modelo, um período final onde o pleno progresso seria atingido pela revolução proletária.
O texto trata de uma crise que, direta ou indiretamente, atingiu todo o mundo capitalista. No Brasil, ela repercutiu de forma significativa, pois, com a recessão,
o ritmo de expansão que a economia brasileira havia alcançado ao longo da década de 1930 diminuiu, provocando desemprego e pobreza.
a estabilidade política foi favorecida pelo vertiginoso desenvolvimento da cafeicultura, que reduziu os efeitos da crise que afligia o país.
a produção industrial, que atingira altas taxas de crescimento, chegou a um ponto de saturação, acarretando forte pressão inflacionária no país.
a cafeicultura foi comprometida e os investimentos da elite foram redirecionados para a indústria nacional e a produção de bens de consumo.
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definia-se como nacionalista, combatia o capitalismo financeiro, defendia o controle do Estado sobre a economia e tinha como lema Deus, Pátria e Família.
inspirava-se na tese de Gilberto Freyre, que considerava a sociedade indígena um modelo de civilização e defendia a criação de uma educação voltada para o trabalho.
apoiava radical reforma na estrutura educacional do Brasil e foi a principal criadora do movimento da Escola Nova.
era próxima aos liberais franceses, apoiava a autogestão nos espaços de trabalho e defendia a ampliação do cooperativismo no campo.
amparava-se nas ideologias apoiadoras do Estado do bem-estar social, criticava o conservadorismo da Igreja Católica e se contrapunha às políticas eugenistas.
Durante as primeiras décadas da colonização portuguesa na América, as iniciativas de explorar economicamente o território se concentraram na formação de grandes propriedades rurais. Para o sucesso desse empreendimento foi importante
a utilização do trabalho livre, primeiro dos povos americanos e, depois, dos africanos, trazidos em grande número para a América.
o aproveitamento da experiência adquirida nas colônias da África, onde se privilegiou a produção do açúcar, com uso do trabalho cativo.
a facilidade de implantação de engenhos, devido à rotina simplificada de trabalho e a existência de centros urbanos próximos.
a adoção de uma produção diversificada de gêneros alimentícios, em sua maioria voltada para o consumo interno.
Em relação ao contexto do surgimento da Teologia da Libertação. Marque V para verdadeiro ou F que falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Surgiu em países latino-americanos em contextos de opressão, resultante dos regimes militares vigentes naqueles países. ( ) Tem relação direta com o Concílio Vaticano II, que teve como proposta a revisão de algumas posições da Igreja Católica conforme questões contemporâneas o que incluía questões políticas. ( ) A Teologia da Libertação teve seu auge de atuação político-social no período que antecede a década de 1980.V/ F/ V
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