Questões de História

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A Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina História, propõe que na 3ª série do Ensino Médio, durante o primeiro bimestre, se trabalhe com o tema: “Conflitos entre os países imperialistas e a I Guerra Mundial”.

Acerca dessa temática, é correto considerar que

  • A.

    a I Guerra Mundial foi provocada pelo recorrente desrespeito da França com as colônias inglesas na África e na Ásia, além da aliança militar entre o Império Turco-Otomano e o Império Russo.

  • B.

    para se compreender as origens da I Guerra Mundial, é necessário identificar os conflitos entre as potências imperialistas da Europa na disputa por espaços de exploração neocoloniais.

  • C.

    a I Guerra Mundial foi provocada pela Inglaterra e pela França, ambas interessadas na ampliação dos seus domínios neocoloniais na África e na Ásia e preocupadas com a expansão territorial do Império Russo.

  • D.

    o frágil equilíbrio europeu foi quebrado em virtude das tensões revolucionárias socialistas na Rússia e na Alemanha e a I Guerra Mundial se originou da tentativa de conter essa onda de revoluções.

  • E.

    apesar da oposição das potências europeias ao confronto bélico que ficou conhecido como I Guerra Mundial, esse conflito foi provocado pelos Estados Unidos, interessados na decadência da Europa.

  • A.

    a importante Conferência de São Francisco, que decidiu pela imediata emancipação de todos os povos africanos e as revoluções socialistas ocorridas em Ruanda e na Líbia.

  • B.

    a interferência militar dos Estados Unidos nos espaços coloniais africanos das forças derrotadas na II Guerra Mundial, com o estabelecimento de protetorados sob a direção da União Soviética e do Japão.

  • C.

    o quanto foi decisivo o evento da II Guerra Mundial, pois contou com a participação de africanos em frentes de batalha e, ao mesmo tempo, a guerra resultou na fragilização material e humana da Europa.

  • D.

    a sequência de governos socialistas na França e sociais-democratas na Inglaterra, que construíram saídas negociadas e pacíficas para as colônias africanas, tornando paradigmático o caso de Moçambique.

  • E.

    a decisão da Liga das Nações, que, nos momentos finais da II Guerra Mundial, deliberou sobre a impropriedade do domínio de uma nação sobre outro povo, ainda que com a oposição dos Estados Unidos.

  • A.

    chilena, com Pinochet, e a paraguaia, com Stroessner.

  • B.

    uruguaia, com Bordaberry, e a argentina, com Videla.

  • C.

    argentina, com Videla, e a chilena, com Pinochet.

  • D.

    paraguaia, com Stroessner, e a boliviana, com Ortuño.

  • E.

    boliviana, com Ortuño, e a uruguaia, com Bordaberry.

  • A.

    Leopold Von Ranke.

  • B.

    Michel de Certeau.

  • C.

    Peter Gay.

  • D.

    Pierre Bourdieu.

  • E.

    Lucien Febvre.

Na disputa final pela posse do território que mais tarde comporia o estado do Amapá, em 1899, teve grande importância a argumentação apresentada

  • A.

    por Francisco Xavier da Veiga Cabral.

  • B.

    pelo senador Candido Mendes Ferreira.

  • C.

    por Joaquim Caetano da Silva.

  • D.

    pelo Barão do Rio Branco.

  • E.

    por João Severiano Maciel.

A criação do território do Amapá ocorreu na década de

  • A.

    1930, no governo de Getúlio Vargas.

  • B.

    1940, no governo de Getúlio Vargas.

  • C.

    1940, no governo do marechal Dutra.

  • D.

    1950, no governo do marechal Dutra.

  • E.

    1950, no governo de Juscelino Kubitscheck.

Sobre o meio físico do Amapá é correto afirmar que

  • A.

    a floresta equatorial está praticamente extinta devido à ocupação do solo.

  • B.

    o seu território é formado por rochas sedimentares e pelos dobramentos recentes.

  • C.

    o seu relevo tem, em média, altitudes abaixo de 300 metros e é pouco acidentado.

  • D.

    o clima predominante é tropical com maiores precipitações entre maio e agosto.

  • E.

    a dinâmica atmosférica do estado é comandada pela massa Tropical continental (mTc).

Sobre a relação entre a ideia de revolução e o pensamento iluminista do século XVIII, pode-se afirmar que:

  • A.

    o iluminismo forneceu as bases teóricas para que a revolução social fosse concebida enquanto um processo cíclico, tal qual o movimento dos astros. Esta concepção esteve ligada à aplicação das leis naturais na compreensão e racionalização do mundo social.

  • B.

    ao questionarem, no campo das ideias políticas, o Antigo Regime, o poder da Igreja Católica, a sociedade estamental e o absolutismo monárquico, os iluministas forneceram argumentos para um projeto de amplas rupturas, tanto no campo político, quanto no campo social.

  • C.

    a ruptura com os dogmas religiosos possibilitou que os iluministas, valendo-se da razão, tomassem o controle do tempo enquanto categoria retórica de disputa política e rompessem com uma noção de processo histórico teleológico.

  • D.

    no iluminismo, a concepção de Filosofia da História possibilitou que novas maneiras de enxergar o mundo fossem enunciadas. Desta feita, sob um olhar mais filosófico e criativo, a valorização da tradição medieval clássica possibilitou a revolução social.

  • E.

    os pensadores envolvidos na produção Enciclopédia, procurando conciliar razão e fé, mantiveram o poder e a influência da religião católica na condução das revoluções nacionais ocorridas ao longo do século XVIII, na Europa.

Em 1990, Nelson Mandela foi libertado após 27 anos de prisão.Emseu primeiro discurso, o líder sul-africano apresenta seu projeto político para a África do Sul, que consistia em:

  • A.

    acabar com o apartheid e instaurar um governo democrático e plurirracial, conclamando também os brancos na tarefa de construir um novo país livre do preconceito racial.

  • B.

    segregar os brancos e instaurar a ditadura das massas negras, tendo como sistema econômico o socialismo africano.

  • C.

    pôr fim ao regime de apartheid por meio da luta armada e instaurar um governo baseado no projeto político do Congresso NacionalAfricano.

  • D.

    expulsar os brancos da África do Sul e instaurar um governo democrático baseado no Pan- Africanismo.

  • E.

    eleger-se presidente da república sul-africana com o apoio dos negros e permanecer no cargo até sua morte.

Dentre as reformas implantadas pela Frente Sandinista de Libertação Nacional após a revolução na Nicarágua, podem-se destacar:

  • A.

    o fim do salário mínimo, a concessão de subsídios aos agricultores e a intensificação das exportações agrárias, orientados pelaCEPAL.

  • B.

    a estatização de todas as propriedades da família Somoza, assim como dos bancos, a fim de criar uma economia mista, combinando empresas estatais e privadas.

  • C.

    a privatização da educação para que a população fosse alfabetizada e a privatização de todo sistema de saúde, orientados pelo FMI.

  • D.

    a transformação de casas luxuosas em hospitais para atender a população, reduzindo drasticamente o surto de tuberculose deste país.

  • E.

    o controle governamental das exportações de cacau, minério de ferro e banana, a fim de competir com outros países daAmérica Central.

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