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História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina História, propõe que na 3ª série do Ensino Médio, durante o primeiro bimestre, se trabalhe com o tema: Conflitos entre os países imperialistas e a I Guerra Mundial.
Acerca dessa temática, é correto considerar quea I Guerra Mundial foi provocada pelo recorrente desrespeito da França com as colônias inglesas na África e na Ásia, além da aliança militar entre o Império Turco-Otomano e o Império Russo.
para se compreender as origens da I Guerra Mundial, é necessário identificar os conflitos entre as potências imperialistas da Europa na disputa por espaços de exploração neocoloniais.
a I Guerra Mundial foi provocada pela Inglaterra e pela França, ambas interessadas na ampliação dos seus domínios neocoloniais na África e na Ásia e preocupadas com a expansão territorial do Império Russo.
o frágil equilíbrio europeu foi quebrado em virtude das tensões revolucionárias socialistas na Rússia e na Alemanha e a I Guerra Mundial se originou da tentativa de conter essa onda de revoluções.
apesar da oposição das potências europeias ao confronto bélico que ficou conhecido como I Guerra Mundial, esse conflito foi provocado pelos Estados Unidos, interessados na decadência da Europa.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a importante Conferência de São Francisco, que decidiu pela imediata emancipação de todos os povos africanos e as revoluções socialistas ocorridas em Ruanda e na Líbia.
a interferência militar dos Estados Unidos nos espaços coloniais africanos das forças derrotadas na II Guerra Mundial, com o estabelecimento de protetorados sob a direção da União Soviética e do Japão.
o quanto foi decisivo o evento da II Guerra Mundial, pois contou com a participação de africanos em frentes de batalha e, ao mesmo tempo, a guerra resultou na fragilização material e humana da Europa.
a sequência de governos socialistas na França e sociais-democratas na Inglaterra, que construíram saídas negociadas e pacíficas para as colônias africanas, tornando paradigmático o caso de Moçambique.
a decisão da Liga das Nações, que, nos momentos finais da II Guerra Mundial, deliberou sobre a impropriedade do domínio de uma nação sobre outro povo, ainda que com a oposição dos Estados Unidos.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
chilena, com Pinochet, e a paraguaia, com Stroessner.
uruguaia, com Bordaberry, e a argentina, com Videla.
argentina, com Videla, e a chilena, com Pinochet.
paraguaia, com Stroessner, e a boliviana, com Ortuño.
boliviana, com Ortuño, e a uruguaia, com Bordaberry.
Leopold Von Ranke.
Michel de Certeau.
Peter Gay.
Pierre Bourdieu.
Lucien Febvre.
Na disputa final pela posse do território que mais tarde comporia o estado do Amapá, em 1899, teve grande importância a argumentação apresentada
por Francisco Xavier da Veiga Cabral.
pelo senador Candido Mendes Ferreira.
por Joaquim Caetano da Silva.
pelo Barão do Rio Branco.
por João Severiano Maciel.
A criação do território do Amapá ocorreu na década de
1930, no governo de Getúlio Vargas.
1940, no governo de Getúlio Vargas.
1940, no governo do marechal Dutra.
1950, no governo do marechal Dutra.
1950, no governo de Juscelino Kubitscheck.
Sobre o meio físico do Amapá é correto afirmar que
a floresta equatorial está praticamente extinta devido à ocupação do solo.
o seu território é formado por rochas sedimentares e pelos dobramentos recentes.
o seu relevo tem, em média, altitudes abaixo de 300 metros e é pouco acidentado.
o clima predominante é tropical com maiores precipitações entre maio e agosto.
a dinâmica atmosférica do estado é comandada pela massa Tropical continental (mTc).
Sobre a relação entre a ideia de revolução e o pensamento iluminista do século XVIII, pode-se afirmar que:
o iluminismo forneceu as bases teóricas para que a revolução social fosse concebida enquanto um processo cíclico, tal qual o movimento dos astros. Esta concepção esteve ligada à aplicação das leis naturais na compreensão e racionalização do mundo social.
ao questionarem, no campo das ideias políticas, o Antigo Regime, o poder da Igreja Católica, a sociedade estamental e o absolutismo monárquico, os iluministas forneceram argumentos para um projeto de amplas rupturas, tanto no campo político, quanto no campo social.
a ruptura com os dogmas religiosos possibilitou que os iluministas, valendo-se da razão, tomassem o controle do tempo enquanto categoria retórica de disputa política e rompessem com uma noção de processo histórico teleológico.
no iluminismo, a concepção de Filosofia da História possibilitou que novas maneiras de enxergar o mundo fossem enunciadas. Desta feita, sob um olhar mais filosófico e criativo, a valorização da tradição medieval clássica possibilitou a revolução social.
os pensadores envolvidos na produção Enciclopédia, procurando conciliar razão e fé, mantiveram o poder e a influência da religião católica na condução das revoluções nacionais ocorridas ao longo do século XVIII, na Europa.
Em 1990, Nelson Mandela foi libertado após 27 anos de prisão.Emseu primeiro discurso, o líder sul-africano apresenta seu projeto político para a África do Sul, que consistia em:
acabar com o apartheid e instaurar um governo democrático e plurirracial, conclamando também os brancos na tarefa de construir um novo país livre do preconceito racial.
segregar os brancos e instaurar a ditadura das massas negras, tendo como sistema econômico o socialismo africano.
pôr fim ao regime de apartheid por meio da luta armada e instaurar um governo baseado no projeto político do Congresso NacionalAfricano.
expulsar os brancos da África do Sul e instaurar um governo democrático baseado no Pan- Africanismo.
eleger-se presidente da república sul-africana com o apoio dos negros e permanecer no cargo até sua morte.
Dentre as reformas implantadas pela Frente Sandinista de Libertação Nacional após a revolução na Nicarágua, podem-se destacar:
o fim do salário mínimo, a concessão de subsídios aos agricultores e a intensificação das exportações agrárias, orientados pelaCEPAL.
a estatização de todas as propriedades da família Somoza, assim como dos bancos, a fim de criar uma economia mista, combinando empresas estatais e privadas.
a privatização da educação para que a população fosse alfabetizada e a privatização de todo sistema de saúde, orientados pelo FMI.
a transformação de casas luxuosas em hospitais para atender a população, reduzindo drasticamente o surto de tuberculose deste país.
o controle governamental das exportações de cacau, minério de ferro e banana, a fim de competir com outros países daAmérica Central.
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