Questões de História

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O trecho citado refere-se ao período denominado como “Guerra-Fria”. O padrão único ao qual o autor refere-se pode ser caracterizado pelo:

  • A.

    enfrentamento entre o Capitalismo defendido pela Inglaterra, contra o Socialismo defendido pela República Popular da China.

  • B.

    papel exercido pela União Europeia frente aos conflitos políticos e militares no Oriente Médio causados pelas pretensões neocolonialistas norte-americanas.

  • C.

    choque ideológico entre os países europeus que desejavam manter suas posses coloniais na África e Ásia, e os movimentos de libertação e descolonização defensores do socialismo.

  • D.

    domínio geopolítico do bloco socialista do Hemisfério Sul do globo, e pelo domínio do Hemisfério Norte do globo pelo bloco capitalista.

  • E.

    confronto nas relações internacionais entre duas potências emergentes da Segunda Guerra Mundial, representantes de sistemas antagônicos – o capitalista dosEUAe o comunista da URSS.

Após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo, em vários países da América Latina, a industrialização tornou-se sinônimo de desenvolvimento. Dentre as diversas estratégias que estes governos latino-americanos recorreram para industrializar seus países, destacam-se:

  • A.

    a busca de financiamentos estrangeiros a fim de estimular a diversificação da economia, a redução do papel do Estado na economia e o estabelecimento de políticas liberais, visando a atrair empresas européias contra o imperialismo norte-americano.

  • B.

    o planejamento econômico proposto pela CEPAL. A ampliação do papel do Estado na economia, a modernização da agricultura, privatizações em áreas estratégicas da economia e a busca de financiamentos do bloco socialista em retaliação ao imperialismo norte-americano.

  • C.

    o aumento da produção agrícola, a criação e o fortalecimento do mercado interno, a ampliação do papel do Estado na economia e a redução das importações de bens de consumo, tendo em vista estimular o consumo de produtos nacionais industrializados e reduzir o impacto da deterioração dos termos de troca.

  • D.

    a ampliação das importações de bens de capital, o estímulo à produção agrícola para consumo interno, a ampliação da exportação de bens primários e o planejamento econômico baseado nos modelos propostos pela CEPAL, a fim de ampliar a deterioração dos termos de troca.

  • E.

    a ampliação do papel do Estado na economia, a criação de empresas estatais, a busca do apoio de capitais privados estrangeiros e nacionais e o planejamento econômico, privilegiando áreas estratégicas que estimulassem o crescimento e o econômico do país através da diversificação da economia.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana articulam que para conduzir suas ações, os sistemas de ensino, os estabelecimentos e os professores terão como referência, entre outros pertinentes às bases filosóficas e pedagógicas que assumem alguns princípios, sobre eles é correto o que se afirma em:

  • A.

    O Princípio da “CONSCIÊNCIA POLÍTICA E HISTÓRICA DA DIVERSIDADE” orientar para o desencadeamento de processo de afirmação de identidades, de historicidade negada ou distorcida.

  • B.

    O Princípio do “FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DE DIREITOS” orienta o combate à privação e violação de direitos.

  • C.

    O Princípio do “FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DE DIREITOS” deve conduzir ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.

  • D.

    O Princípio das “AÇÕES EDUCATIVAS DE COMBATE AO RACISMO E A DISCRIMINAÇÕES encaminha para à compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos.

Os historiadores geralmente referem-se à “era dos descobrimentos” como as explorações marítimas pioneiras realizadas por portugueses e espanhóis entre os séculos XV e XVI em outros continentes. No que se refere ao pioneirismo de Portugal nesse processo, podemos afirmar que:

  • A.

    a transição do país para uma economia capitalista foi um dos fatores que impulsionaram a expansão marítima portuguesa.

  • B.

    a pressão demográfica interna obrigou o governo português a empreender uma busca por novos territórios para sua população.

  • C.

    Portugal precisava de colônias para escoar o excesso de produção existente no país, daí o pioneirismo marítimo.

  • D.

    a unificação de Portugal como Estado nacional e os avanços técnicos obtidos pela “Escola de Sagres” impulsionaram o pioneirismo marítimo português.

  • E.

    a expansão marítima de Portugal esteve associada à necessidade de a burguesia portuguesa romper o estrangulamento de sua economia provocada por seus rivais espanhóis.

Depois de ler o fragmento textual e consultar vários trabalhos que discutiam historicamente os conceitos relacionados à sexualidade, o professor demonstrou que o conceito de homofobia é contemporâneo ao de homossexualidade e afirmou – com base nos seus estudos históricos – que

  • A.

    muitos dos preconceitos contemporâneos relacionados à sexualidade foram construídos pela tradição judaico-cristã e pelas teorias cientificistas do século XIX, num momento posterior à civilização grega.

  • B.

    as investigações realizadas, na década de 1950, provaram que, entre os gregos antigos, a homossexualidade era uma prática permitida, desde que os praticantes fossem exclusivos dos seus parceiros.

  • C.

    o receio com práticas que pudessem prejudicar o crescimento da classe trabalhadora possibilitou, no contexto da Revolução Industrial, a invenção do conceito de homossexualidade e a condenação de relações sexuais desse tipo desenvolvidas no mundo grego antigo.

  • D.

    as pesquisas desenvolvidas, a partir da década de 1970, mostram que o conceito de homossexualidade foi inventado pelos europeus, no século XVI, para estimular a sexualidade com fins procriativos, diferentemente dos gregos que viam no sexo um espaço de prazer.

Considerando que as ideias mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), quais características abaixo representam as práticas econômicas do mercantilismo?

  • A.

    Liberdade comercial, balança de comércio favorável e apoio à indústria.

  • B.

    Intervencionismo estatal, industrialismo e aumento das importações.

  • C.

    Proibição da prática da usura, incentivo à agricultura e ao colonialismo.

  • D.

    Incentivo à indústria metalúrgica, livre-cambismo e incentivo ao comércio.

  • E.

    Protecionismo alfandegário, balança de comércio favorável e colonialismo.

O estudo desse fenômeno histórico, constituído no medievo, pode atender à citada diretriz do ENEM, desde que o professor elabore atividades que levem os alunos a compreenderem

  • A.

    a posição adquirida pelos senhores feudais como resultante de uma hábil organização administrativa estatal.

  • B.

    o controle dos bellatores sobre a formulação de uma teoria trifuncional que os colocava no topo da sociedade feudal.

  • C.

    o amplo poder banal assumido pelos nobres, responsável pela peculiar soberania fragmentada sob o feudalismo.

  • D.

    a deliberada concessão de privilégios, outorgados pelos monarcas aos seus súditos mais capacitados.

A Declaração da Independência dos Estados Unidos da América foi o documento no qual as Treze Colônias na América do Norte declararam sua independência do Reino Unido, bem como apresentaram as justificativas para ruptura com a metrópole inglesa. Como resultado dessa ruptura, pode-se afirmar:

  • A.

    O avanço do colonialismo espanhol sobre o norte do continente americano enfraqueceu o governo da coroa inglesa e permitiu a separação das Treze Colônias.

  • B.

    O governo britânico, devido a inúmeras guerras em que se envolveu, reforçou as exigências fiscais sobre o comércio colonial, o que levou os colonos à revolta.

  • C.

    As populações nativas, por meio de diversas alianças tribais, fizeram um levante contra o domínio inglês e deram início ao processo de independência dasTreze Colônias.

  • D.

    As Treze Colônias declararam sua independência, pois discordavam da política escravista do governo britânico.

  • E.

    Influenciados pelas ideias iluministas europeias, os colonos americanos romperam com o governo britânico por discordarem de sua forma de governo (a monarquia) e de sua religião oficial (o anglicanismo).

A partir das reflexões contidas no fragmento e de informações históricas sobre a cultura árabe, é correto os alunos

  • A.

    analisarem a obra como uma narrativa homogeneizadora das pluralidades dos povos árabes e islâmicos, pois harmoniza diferenciações e cria um padrão moral único.

  • B.

    perceberem que a obra apresenta diferentes temas e estilos, pois é resultante de múltiplos contatos culturais estabelecidos pelos povos árabes e islâmicos.

  • C.

    compreenderem a obra como um texto literário que, seguindo a tradição muçulmana, valoriza a tradição oral e menospreza a tradição escrita.

  • D.

    identificarem na obra a reunião de várias fábulas que, mesmo sem valor histórico para o Ocidente, mantém o público atento pela argumentação fantasiosa e pela heterogeneidade dos personagens.

As Guerras Napoleônicas geraram numerosas mudanças no mapa da Europa. A Inglaterra, por sua vez, era a principal oponente da França. Tentando minar as forças do maior adversário, em 1806 Napoleão impôs o Bloqueio Continental. Com essa medida, Napoleão esperava:

  • A.

    sufocar a economia da Inglaterra para, posteriormente, derrotá-la militarmente.

  • B.

    permitir que produtos franceses chegassem ao mercado inglês.

  • C.

    fortalecer as revoltas nas colônias britânicas, impedindo que os produtos franceses chegassem a seu território.

  • D.

    acabar com a pirataria dos corsários ingleses, que impedia o comércio colonial francês.

  • E.

    defender o mercado francês dos produtos ingleses e permitir o desenvolvimento da indústria local.

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