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O trecho citado refere-se ao período denominado como Guerra-Fria. O padrão único ao qual o autor refere-se pode ser caracterizado pelo:
enfrentamento entre o Capitalismo defendido pela Inglaterra, contra o Socialismo defendido pela República Popular da China.
papel exercido pela União Europeia frente aos conflitos políticos e militares no Oriente Médio causados pelas pretensões neocolonialistas norte-americanas.
choque ideológico entre os países europeus que desejavam manter suas posses coloniais na África e Ásia, e os movimentos de libertação e descolonização defensores do socialismo.
domínio geopolítico do bloco socialista do Hemisfério Sul do globo, e pelo domínio do Hemisfério Norte do globo pelo bloco capitalista.
confronto nas relações internacionais entre duas potências emergentes da Segunda Guerra Mundial, representantes de sistemas antagônicos o capitalista dosEUAe o comunista da URSS.
Após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo, em vários países da América Latina, a industrialização tornou-se sinônimo de desenvolvimento. Dentre as diversas estratégias que estes governos latino-americanos recorreram para industrializar seus países, destacam-se:
a busca de financiamentos estrangeiros a fim de estimular a diversificação da economia, a redução do papel do Estado na economia e o estabelecimento de políticas liberais, visando a atrair empresas européias contra o imperialismo norte-americano.
o planejamento econômico proposto pela CEPAL. A ampliação do papel do Estado na economia, a modernização da agricultura, privatizações em áreas estratégicas da economia e a busca de financiamentos do bloco socialista em retaliação ao imperialismo norte-americano.
o aumento da produção agrícola, a criação e o fortalecimento do mercado interno, a ampliação do papel do Estado na economia e a redução das importações de bens de consumo, tendo em vista estimular o consumo de produtos nacionais industrializados e reduzir o impacto da deterioração dos termos de troca.
a ampliação das importações de bens de capital, o estímulo à produção agrícola para consumo interno, a ampliação da exportação de bens primários e o planejamento econômico baseado nos modelos propostos pela CEPAL, a fim de ampliar a deterioração dos termos de troca.
a ampliação do papel do Estado na economia, a criação de empresas estatais, a busca do apoio de capitais privados estrangeiros e nacionais e o planejamento econômico, privilegiando áreas estratégicas que estimulassem o crescimento e o econômico do país através da diversificação da economia.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana articulam que para conduzir suas ações, os sistemas de ensino, os estabelecimentos e os professores terão como referência, entre outros pertinentes às bases filosóficas e pedagógicas que assumem alguns princípios, sobre eles é correto o que se afirma em:
O Princípio da CONSCIÊNCIA POLÍTICA E HISTÓRICA DA DIVERSIDADE orientar para o desencadeamento de processo de afirmação de identidades, de historicidade negada ou distorcida.
O Princípio do FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DE DIREITOS orienta o combate à privação e violação de direitos.
O Princípio do FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DE DIREITOS deve conduzir ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.
O Princípio das AÇÕES EDUCATIVAS DE COMBATE AO RACISMO E A DISCRIMINAÇÕES encaminha para à compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos.
Os historiadores geralmente referem-se à era dos descobrimentos como as explorações marítimas pioneiras realizadas por portugueses e espanhóis entre os séculos XV e XVI em outros continentes. No que se refere ao pioneirismo de Portugal nesse processo, podemos afirmar que:
a transição do país para uma economia capitalista foi um dos fatores que impulsionaram a expansão marítima portuguesa.
a pressão demográfica interna obrigou o governo português a empreender uma busca por novos territórios para sua população.
Portugal precisava de colônias para escoar o excesso de produção existente no país, daí o pioneirismo marítimo.
a unificação de Portugal como Estado nacional e os avanços técnicos obtidos pela Escola de Sagres impulsionaram o pioneirismo marítimo português.
a expansão marítima de Portugal esteve associada à necessidade de a burguesia portuguesa romper o estrangulamento de sua economia provocada por seus rivais espanhóis.
História - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Depois de ler o fragmento textual e consultar vários trabalhos que discutiam historicamente os conceitos relacionados à sexualidade, o professor demonstrou que o conceito de homofobia é contemporâneo ao de homossexualidade e afirmou com base nos seus estudos históricos que
muitos dos preconceitos contemporâneos relacionados à sexualidade foram construídos pela tradição judaico-cristã e pelas teorias cientificistas do século XIX, num momento posterior à civilização grega.
as investigações realizadas, na década de 1950, provaram que, entre os gregos antigos, a homossexualidade era uma prática permitida, desde que os praticantes fossem exclusivos dos seus parceiros.
o receio com práticas que pudessem prejudicar o crescimento da classe trabalhadora possibilitou, no contexto da Revolução Industrial, a invenção do conceito de homossexualidade e a condenação de relações sexuais desse tipo desenvolvidas no mundo grego antigo.
as pesquisas desenvolvidas, a partir da década de 1970, mostram que o conceito de homossexualidade foi inventado pelos europeus, no século XVI, para estimular a sexualidade com fins procriativos, diferentemente dos gregos que viam no sexo um espaço de prazer.
Considerando que as ideias mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), quais características abaixo representam as práticas econômicas do mercantilismo?
Liberdade comercial, balança de comércio favorável e apoio à indústria.
Intervencionismo estatal, industrialismo e aumento das importações.
Proibição da prática da usura, incentivo à agricultura e ao colonialismo.
Incentivo à indústria metalúrgica, livre-cambismo e incentivo ao comércio.
Protecionismo alfandegário, balança de comércio favorável e colonialismo.
História - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O estudo desse fenômeno histórico, constituído no medievo, pode atender à citada diretriz do ENEM, desde que o professor elabore atividades que levem os alunos a compreenderem
a posição adquirida pelos senhores feudais como resultante de uma hábil organização administrativa estatal.
o controle dos bellatores sobre a formulação de uma teoria trifuncional que os colocava no topo da sociedade feudal.
o amplo poder banal assumido pelos nobres, responsável pela peculiar soberania fragmentada sob o feudalismo.
a deliberada concessão de privilégios, outorgados pelos monarcas aos seus súditos mais capacitados.
A Declaração da Independência dos Estados Unidos da América foi o documento no qual as Treze Colônias na América do Norte declararam sua independência do Reino Unido, bem como apresentaram as justificativas para ruptura com a metrópole inglesa. Como resultado dessa ruptura, pode-se afirmar:
O avanço do colonialismo espanhol sobre o norte do continente americano enfraqueceu o governo da coroa inglesa e permitiu a separação das Treze Colônias.
O governo britânico, devido a inúmeras guerras em que se envolveu, reforçou as exigências fiscais sobre o comércio colonial, o que levou os colonos à revolta.
As populações nativas, por meio de diversas alianças tribais, fizeram um levante contra o domínio inglês e deram início ao processo de independência dasTreze Colônias.
As Treze Colônias declararam sua independência, pois discordavam da política escravista do governo britânico.
Influenciados pelas ideias iluministas europeias, os colonos americanos romperam com o governo britânico por discordarem de sua forma de governo (a monarquia) e de sua religião oficial (o anglicanismo).
História - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A partir das reflexões contidas no fragmento e de informações históricas sobre a cultura árabe, é correto os alunos
analisarem a obra como uma narrativa homogeneizadora das pluralidades dos povos árabes e islâmicos, pois harmoniza diferenciações e cria um padrão moral único.
perceberem que a obra apresenta diferentes temas e estilos, pois é resultante de múltiplos contatos culturais estabelecidos pelos povos árabes e islâmicos.
compreenderem a obra como um texto literário que, seguindo a tradição muçulmana, valoriza a tradição oral e menospreza a tradição escrita.
identificarem na obra a reunião de várias fábulas que, mesmo sem valor histórico para o Ocidente, mantém o público atento pela argumentação fantasiosa e pela heterogeneidade dos personagens.
As Guerras Napoleônicas geraram numerosas mudanças no mapa da Europa. A Inglaterra, por sua vez, era a principal oponente da França. Tentando minar as forças do maior adversário, em 1806 Napoleão impôs o Bloqueio Continental. Com essa medida, Napoleão esperava:
sufocar a economia da Inglaterra para, posteriormente, derrotá-la militarmente.
permitir que produtos franceses chegassem ao mercado inglês.
fortalecer as revoltas nas colônias britânicas, impedindo que os produtos franceses chegassem a seu território.
acabar com a pirataria dos corsários ingleses, que impedia o comércio colonial francês.
defender o mercado francês dos produtos ingleses e permitir o desenvolvimento da indústria local.
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