Questões de História

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Julgue os itens subsequentes, relativos à República brasileira no período entre 1894 e 1930.

Com a instalação de indústrias, surgiu o movimento sindical e, em 1906, no Rio de Janeiro, realizou-se o I Congresso Operário Brasileiro para fundar o Partido Comunista Brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao Estado Novo, julgue os próximos itens.

Plínio Salgado, da Ação Integralista Brasileira, ministro da Educação durante a ditadura do Estado Novo, impôs a adoção de princípios fascistas, como o racismo, nas diretrizes à educação primária e secundária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao Estado Novo, julgue os próximos itens.

Na ditadura de Vargas, o Ministério do Trabalho foi utilizado para controlar o movimento operário.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne ao Brasil na segunda metade do século XX, julgue os itens subsecutivos.

Um dos gêneros musicais mais conhecidos no mundo, a Bossa Nova surgiu no final da década de 50.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne ao Brasil na segunda metade do século XX, julgue os itens subsecutivos.

Durante o regime militar brasileiro (1964-1985), a Presidência da República foi ocupada, alternadamente, por militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne ao Brasil na segunda metade do século XX, julgue os itens subsecutivos.

O crescimento econômico na década de 50, ao interiorizar o desenvolvimento, impediu o êxodo rural.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne ao Brasil na segunda metade do século XX, julgue os itens subsecutivos.

A Constituição Federal de 1988 foi elaborada sob a influência de uma pluralidade de forças e de sujeitos políticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 34 e 35 devem ser respondidas com base nas figuras abaixo.

A partir de uma leitura crítica das Figuras 1 e 2 pode-se concluir que a

  • A.

    1 representa os grupos indígenas como selvagens, enquanto a 2 destaca as características culturais específicas dos índios.

  • B.

    1 exprime a forma de dominação imposta às populações indígenas, enquanto a 2 atribui característica de preguiça ao índio.

  • C.

    1 destaca a importância da obra missionária do trabalho de catequese, enquanto a 2 revela aspectos culturais europeus no índio.

  • D.

    1 usa a imagem para analisar as marcas culturais indígenas na sociedade, enquanto a 2 indica o caráter passivo do povo indígena.

  • E.

    1 procura retratar um ritual indígena de antropofagia, enquanto a 2 destaca o caráter imponente e guerreiro dos indígenas.

Atenção: As questões de números 34 e 35 devem ser respondidas com base nas figuras abaixo.

Segundo Circe Bittencourt (2001), no caso de uma análise das populações e culturas indígenas, o estudo das ilustrações das diferentes épocas em livros produzidos em diferentes períodos, além de rico material didático de apoio,

  • A.

    demonstra a importância da inexistência de conflitos e disputas com indígenas nas ocupações de terras para a plantação de cana.

  • B.

    serve para demonstrar que a ilustração nos livros didáticos prejudica a compreensão dos textos e a identificação do nível cultural dos indígenas.

  • C.

    transforma o livro em documento de época e possibilita, por intermédio do método do historiador, uma leitura crítica de imagens.

  • D.

    identifica o papel importante dos livros em representar os diferentes grupos indígenas na fase de conquista e colonização europeia.

  • E.

    incentiva a utilização de suportes tecnológicos mais sofisticados nas escolas e melhora as condições de trabalho docente na sala de aula.

No processo de emancipação política do Brasil, fizeram parte da conjuntura internacional, que o texto descreve, respectivamente,

  • A.

    a Revolta dos Emboabas e as Guerras Guaraníticas.

  • B.

    a Inconfidência Mineira e a Conjuração dos Alfaiates.

  • C.

    a Confederação do Equador e a Guerra dos Farrapos.

  • D.

    as Guerras Guaraníticas e a Revolução Pernambucana.

  • E.

    a Revolução Pernambucana e a Confederação do Equador.

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