Questões de História

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Observe a figura.

Segundo especialistas, como arqueólogos e antropólogos, uma das razões que levaram as pessoas da pré-história a retratar figuras como as da imagem acima foi, provavelmente,

  • A.

    a necessidade de deixar vestígios e proteger suas habitações.

  • B.

    a falta de símbolos gráficos, ligada ao excesso de misticismo.

  • C.

    o desconhecimento da escrita, relacionado a ideias religiosas.

  • D.

    a caça como atividade lúdica e modo de enfeitar a moradia.

  • E.

    a preocupação pela sobrevivência, associada a ritos mágicos.

O professor, ao trabalhar com a figura, pretendeu que os alunos percebessem que os sumérios, em aproximadamente 2.500 a.C., possuíam uma sociedade

  • A.

    avançada, que já dominava a domesticação de animais, atividade que possivelmente constituía a base de subsistência da população.

  • B.

    complexa, em que já se havia estabelecido a divisão social, comportando a presença de pobres, certamente dominados, e ricos, certamente dominantes.

  • C.

    organizada, na qual os grupos humanos, ao trocarem a vida sedentária pela vida nômade, tornaram-se produtores e organizaram-se politicamente.

  • D.

    agrícola, na qual os camponeses tinham a obrigação de entregar parte da produção ao governo, sendo controlados pelos funcionários do Estado.

  • E.

    gentílica, na qual a propriedade da terra era comunal e a agricultura e a domesticação de animais consistiam as atividades econômicas básicas.

Tucídides pretende que sua obra sobreviva aos tempos. Essa mesma pretensão é encontrada na arquitetura monumental legada pela Grécia Antiga, que pode ser considerada pelo historiador, segundo propõe Jacques Le Goff em História e memória, como

  • A.

    documento material que evoca a celebração do poder e sua perpetuação.

  • B.

    templo da Antiguidade que deve ser reverenciado e mantido para fins religiosos.

  • C.

    prova arqueológica de uma civilização superior, na história da humanidade.

  • D.

    fonte histórica para o conhecimento da cultura letrada da Antiguidade.

  • E.

    patrimônio artístico despido de intencionalidade, que deve ser analisado esteticamente.

Considere as imagens e o texto.

De acordo com o texto, o estudo da forma de produção retratada nas figuras leva a uma comparação entre o camponês medieval, que vivia numa sociedade agrária e marcada por relações sociais baseadas na servidão, e

  • A.

    as grandes propriedades rurais da atualidade, em que, sendo praticamente autossuficientes, predomina o trabalho temporário.

  • B.

    o camponês da atualidade, que, por não ter direito à terra, sobrevive da produção agrícola de subsistência nas zonas rurais.

  • C.

    as relações de trabalho no campo da atualidade, que são marcadas pela prática do trabalho compulsório e sem remuneração.

  • D.

    o trabalhador rural da atualidade, que, por possuir os meios de produção, vive nas cidades, onde predomina o trabalho autônomo.

  • E.

    o trabalhador rural da atualidade, que vive numa sociedade industrial, na qual predominam o trabalho assalariado e a vida urbana.

Com base no conhecimento sobre as representações ideológicas existentes sobre a África, pode-se afirmar que a comparação que o autor faz entre alguns povos africanos e a Europa ocidental, na época medieval, revela uma posição

  • A.

    antropocêntrica da evolução histórica dos povos que viviam no continente africano, considerados no estágio pré-histórico pelos europeus.

  • B.

    racionalista, que formulou princípios políticos, éticos e morais que justificam o domínio europeu no continente africano no final do século XIX.

  • C.

    equivocada da dinâmica cultural própria da África, tratando as especificidades dos povos africanos segundo padrões da civilização nativa.

  • D.

    contrária à ideia de que os africanos eram povos primitivos, inferiores e incapazes de construir civilizações evoluídas como a europeia.

  • E.

    favorável à ideia de que os povos africanos não têm condição de ultrapassar os limites de selvageria e de buscar um novo estado de existência.

O conceito ao qual o texto se refere denominou um período também caracterizado como “Idade das Trevas”, em contraposição ao chamado Iluminismo e à eclosão de uma série de concepções e práticas consideradas inovadoras em relação ao período anterior, “Idade Média”. Dentre essas concepções e práticas, estão

  • A.

    a formulação da teoria heliocêntrica e a valorização do humanismo.

  • B.

    o geocentrismo e a visão de mundo baseada na filosofia escolástica.

  • C.

    a secularização da cultura e a crítica aos valores greco-romanos.

  • D.

    a secularização da cultura e a crítica aos valores greco-romanos.

  • E.

    o desenvolvimento da arte gótica e a difusão do hedonismo.

A Reforma, séculos depois, introduziu outros princípios, tais como

  • A.

    a defesa da autoridade incontestável do papa e dos sacerdotes, na interpretação dos desígnios divinos.

  • B.

    o conceito de predestinação e a noção de que o trabalho e o lucro dignificam o homem.

  • C.

    a crença de que os pobres deveriam se rebelar contra os ricos, pois a História era movida pela luta de classes.

  • D.

    a visão de que os Estados deveriam se subordinar politicamente às orientações do Vaticano.

  • E.

    a concepção de que os judeus e demais seguidores de outras crenças deveriam ser eliminados.

Com o intuito de desconstruir discursos historiográficos baseados em percepções semelhantes à que o texto se refere, a História Cultural valoriza

  • A.

    a escrita desse tipo de história por especialistas nativos, capazes de descrever sua cultura de maneira neutra e fiel.

  • B.

    o entendimento da cultura estrangeira a partir da comparação cultural e avaliação de seu grau de desenvolvimento.

  • C.

    a compreensão do sentido que as representações e valores culturais têm para os povos que os produziram.

  • D.

    os estudos que reconheçam os encontros culturais como processos naturais e inevitáveis, independentemente de eventuais interesses políticos.

  • E.

    a investigação de abordagem positivista, que oferece uma compreensão literal e objetiva de uma determinada cultura.

Observe o mapa com atenção.

Considerando o contexto histórico em que se insere, o mapa permite identificar

  • A.

    uma das grandes imigrações voluntárias dos povos africanos na época moderna.

  • B.

    um dos maiores movimentos populacionais forçados da história da humanidade.

  • C.

    o grau de conhecimento tecnológico da indústria naval europeia no século XV.

  • D.

    um dos mais intensos intercâmbios comerciais entre os americanos e os africanos.

  • E.

    o sistema triangular de comércio adotado pelos portugueses no século XVII.

Segundo a autora, o estudo sobre os intercâmbios na África subsaariana, embora seja vasto e complexo, deixa à mostra as raízes

  • A.

    dos diferentes tipos de escravidão desenvolvidos no continente africano a partir do empobrecimento das classes de mercadores no século XIV.

  • B.

    da ideia de que, antes da chegada dos portugueses, existia na África povos que viviam em “tribos” ou “etnias” em estágio cultural civilizado.

  • C.

    das justificativas para a arbitrariedade e opressão presentes nas relações estabelecidas entre ocidentais e africanos desde o século XV.

  • D.

    da existência de uma África branca com características mais próximas das ocidentais e uma África negra, separadas pelo deserto do Saara.

  • E.

    do movimento político-ideológico do pan-africanismo, cujos desdobramentos fazem-se ainda presentes em todos países do continente africano.

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