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O estudo da circulação desses produtos, mediante os enfoques propostos pela história da alimentação, permite
compreender que ao longo do processo colonizatório ocorreram significativas trocas culturais, ainda que a relação de forças políticas entre metrópoles e colônias fosse completamente desigual.
verificar que a exportação de produtos tropicais ocorreu em virtude de hábitos culturais já arraigados na Europa, como o consumo de alimentos baratos, tubérculos e frutas.
perceber que os hábitos e costumes do Novo Mundo foram impostos à Europa pelos governos das metrópoles ibéricas.
entender o uso da publicidade no início da Era Moderna, uma vez que o comércio intenso e a propaganda criaram necessidades artificiais, como o consumo de café e especiarias.
constatar que a finalidade da colonização do Novo Mundo se restringia ao plantio de alimentos para a população europeia.
Considere as seguintes afirmações sobre a colonização espanhola no continente americano e a colonização inglesa no território então denominado Treze Colônias.
I. Ambas tiveram como base estrutural o sistema de plantation, a produção de gêneros tropicais para exportação e administração local subordinada às respectivas Coroas.
II. A Igreja Batista e a Igreja Anglicana tiveram papel fundamental em ambos os processos colonizatórios.
III. Enquanto o trabalho livre e a servidão por contrato foram frequentes nas regiões norte e central das Treze Colônias, o trabalho compulsório predominou em sua região sul e na América Espanhola.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Considere os dados estimados:
A interpretação dos dados acima e o conhecimento da história da Conquista da América nos permitem afirmar que
o Império Inca sobreviveu à conquista espanhola, razão pela qual o quéchua figura hoje como uma das línguas oficiais do Peru e da Bolívia.
a grande população que havia na atual região do México e da América Central comprova o grande fluxo migratório da América do Sul para o Norte.
os povos da região da atual Colômbia ofereceram pouca resistência ao processo da conquista, visto que não possuíam riquezas minerais e eram dóceis.
a conquista espanhola, no período em questão, causou um grande massacre dos povos ameríndios, com destaque para a região central do continente.
a mortandade dos ameríndios resultou do contato natural entre as tribos e foi parte inevitável do processo civilizatório.
Atenção: Considere o texto a seguir para responder às questões de números 37 e 38
A transformação mencionada no texto, de que o tempo da fábrica se sobrepôs ao tempo da natureza, decorre, entre outros fatores,
do crescimento urbano decorrente da crise do Feudalismo.
da Segunda Revolução industrial, que possibilitou o desenvolvimento das fábricas.
da divisão e especialização do trabalho, vinculada ao modo de produção industrial.
do controle exercido sobre o proletariado pelos governos fascistas.
do fim da escravidão, que causou a exploração do trabalho remunerado.
Considere a figura.
Um forte símbolo iconográfico associado aos comunistas é o da foice e do martelo cruzados. Essa representação remete a uma concepção de processo revolucionário que, segundo seus formuladores, para ser iniciado, deveria contar com a
união entre proletários e camponeses contra a burguesia.
destruição do Estado pelos trabalhadores oprimidos, de todas as categorias.
ação individual dos trabalhadores rurais e urbanos, sem a mediação de partidos.
aliança internacional de países industrializados e agrários para o desenvolvimento global.
organização de sindicatos rurais e urbanos que assumiriam o lugar do Estado.
Uma das marcas dessa presença foi a vasta reprodução de gravuras provenientes de livros franceses, no material didático brasileiro, entre meados do século XIX até os anos 30 do século XX. Esse fenômeno pode ser historicamente relacionado
à implementação do Enciclopedismo no Brasil, segundo o qual as ilustrações tornariam os livros compreensíveis para o público analfabeto.
à importância mundial que a França adquiriu após sua Revolução, como polo irradiador de conhecimento, caracterizando um imperialismo cultural.
à dependência econômica do Brasil em relação à França, principalmente no século XIX, quando esta passou a ser a mais importante compradora de café.
ao consumo exclusivo de produtos culturais franceses pela elite eclesiástica brasileira, responsável pelo sistema escolar existente.
à Missão Francesa patrocinada por D. Pedro II, com o objetivo de sistematizar um método de ensino francês no Brasil.
Analisando livros didáticos japoneses de História antes e depois da II Guerra, o historiador Marc Ferro (A manipulação da História no Ensino e nos meios de comunicação) constatou que a exaltação nacionalista e a celebração das virtudes militares, antes predominantes nos textos, diminuíram drasticamente após 1945. Essa mudança tem relação com o desfecho da II Guerra Mundial, no qual
os antigos impérios, como o Japão e o Austro-Húngaro, passaram por completa reestruturação para se adequarem ao capitalismo.
a tragédia da bomba atômica resultou no antiamericanismo, na reafirmação de valores tradicionais e na difusão da ideia de que a democracia sempre existiu no Oriente.
a intervenção armada da Organização das Nações Unidas nos países que pertenciam ao Eixo obrigou a que ocorresse a democratização dessas sociedades.
a Guerra Fria pressionou os países derrotados a se aliarem à União Soviética e a cultuarem os valores políticos e culturais caros ao socialismo.
a derrota do Japão, juntamente com os países do Eixo, resultou na reescrita de sua história e na revisão de aspectos de sua identidade.
Sobre a micro-história, gênero historiográfico que emergiu na década de 1970, na Europa, inicialmente associado a estudos de casos de resistência à Inquisição, é correto afirmar que
contribuiu para a história cultural ao enfocar fenômenos sociais amplos, pouco estudados, como o feudalismo.
propôs tratar de fenômenos de curta duração, desconectados de temporalidades mais extensas.
abordou a história a partir da perspectiva de indivíduos letrados, que produziram crônicas e relatos sobre suas comunidades.
conquistou o grande público por abrir mão do uso de documentos e enfatizar a história subjetiva, narrada de forma literária.
foi alvo de algumas críticas, como a deficiente relação entre o local e o global que marcou parte dos estudos publicados.
A respeito da escravidão, uma das características das sociedades coloniais americanas, julgue os itens subsequentes.
No início do século XVIII, a crise da economia açucareira provocou a queda do preço do escravo, reduzindo, consequentemente, o tráfico negreiro para o Brasil.
Leia a letra de música.
O Brazil não merece o Brasil
O Brazil tá matando o Brasil
Estes versos da canção Querelas do Brasil, de Mauricio Tapajós e Aldir Blanc, admitem várias interpretações e foram relacionados, no contexto político de 1978, quando foram gravados, com a denúncia da existência de mortos e desaparecidos no Brasil por motivos políticos. Alguns organismos exerceram importante atuação pressionando para que o governo brasileiro respeitasse os Direitos Humanos. Dentre esses organismos, estão
a Anistia Internacional e a Comissão de Justiça e Paz.
a Organização Mundial do Comércio e a Unesco.
a CIA e as emissoras de televisão, como a Rede Globo.
o Vaticano e o Partido dos Trabalhadores.
a OTAN e a campanha pluripartidária pelas Diretas Já.
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