Questões de História

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O estudo da circulação desses produtos, mediante os enfoques propostos pela história da alimentação, permite

  • A.

    compreender que ao longo do processo colonizatório ocorreram significativas trocas culturais, ainda que a relação de forças políticas entre metrópoles e colônias fosse completamente desigual.

  • B.

    verificar que a exportação de produtos tropicais ocorreu em virtude de hábitos culturais já arraigados na Europa, como o consumo de alimentos baratos, tubérculos e frutas.

  • C.

    perceber que os hábitos e costumes do Novo Mundo foram impostos à Europa pelos governos das metrópoles ibéricas.

  • D.

    entender o uso da publicidade no início da Era Moderna, uma vez que o comércio intenso e a propaganda criaram necessidades artificiais, como o consumo de café e especiarias.

  • E.

    constatar que a finalidade da colonização do Novo Mundo se restringia ao plantio de alimentos para a população europeia.

Considere as seguintes afirmações sobre a colonização espanhola no continente americano e a colonização inglesa no território então denominado “Treze Colônias”.

I. Ambas tiveram como base estrutural o sistema de plantation, a produção de gêneros tropicais para exportação e administração local subordinada às respectivas Coroas.

II. A Igreja Batista e a Igreja Anglicana tiveram papel fundamental em ambos os processos colonizatórios.

III. Enquanto o trabalho livre e a servidão por contrato foram frequentes nas regiões norte e central das Treze Colônias, o trabalho compulsório predominou em sua região sul e na América Espanhola.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

Considere os dados estimados:

A interpretação dos dados acima e o conhecimento da história da Conquista da América nos permitem afirmar que

  • A.

    o Império Inca sobreviveu à conquista espanhola, razão pela qual o quéchua figura hoje como uma das línguas oficiais do Peru e da Bolívia.

  • B.

    a grande população que havia na atual região do México e da América Central comprova o grande fluxo migratório da América do Sul para o Norte.

  • C.

    os povos da região da atual Colômbia ofereceram pouca resistência ao processo da conquista, visto que não possuíam riquezas minerais e eram dóceis.

  • D.

    a conquista espanhola, no período em questão, causou um grande massacre dos povos ameríndios, com destaque para a região central do continente.

  • E.

    a mortandade dos ameríndios resultou do contato natural entre as tribos e foi parte inevitável do processo civilizatório.

Atenção: Considere o texto a seguir para responder às questões de números 37 e 38

A transformação mencionada no texto, de que o tempo da fábrica se sobrepôs ao tempo da natureza, decorre, entre outros fatores,

  • A.

    do crescimento urbano decorrente da crise do Feudalismo.

  • B.

    da Segunda Revolução industrial, que possibilitou o desenvolvimento das fábricas.

  • C.

    da divisão e especialização do trabalho, vinculada ao modo de produção industrial.

  • D.

    do controle exercido sobre o proletariado pelos governos fascistas.

  • E.

    do fim da escravidão, que causou a exploração do trabalho remunerado.

Considere a figura.

Um forte símbolo iconográfico associado aos comunistas é o da foice e do martelo cruzados. Essa representação remete a uma concepção de processo revolucionário que, segundo seus formuladores, para ser iniciado, deveria contar com a

  • A.

    união entre proletários e camponeses contra a burguesia.

  • B.

    destruição do Estado pelos trabalhadores oprimidos, de todas as categorias.

  • C.

    ação individual dos trabalhadores rurais e urbanos, sem a mediação de partidos.

  • D.

    aliança internacional de países industrializados e agrários para o desenvolvimento global.

  • E.

    organização de sindicatos rurais e urbanos que assumiriam o lugar do Estado.

Uma das marcas dessa presença foi a vasta reprodução de gravuras provenientes de livros franceses, no material didático brasileiro, entre meados do século XIX até os anos 30 do século XX. Esse fenômeno pode ser historicamente relacionado

  • A.

    à implementação do Enciclopedismo no Brasil, segundo o qual as ilustrações tornariam os livros compreensíveis para o público analfabeto.

  • B.

    à importância mundial que a França adquiriu após sua Revolução, como polo irradiador de conhecimento, caracterizando um imperialismo cultural.

  • C.

    à dependência econômica do Brasil em relação à França, principalmente no século XIX, quando esta passou a ser a mais importante compradora de café.

  • D.

    ao consumo exclusivo de produtos culturais franceses pela elite eclesiástica brasileira, responsável pelo sistema escolar existente.

  • E.

    à Missão Francesa patrocinada por D. Pedro II, com o objetivo de sistematizar um método de ensino francês no Brasil.

Analisando livros didáticos japoneses de História antes e depois da II Guerra, o historiador Marc Ferro (A manipulação da História no Ensino e nos meios de comunicação) constatou que a exaltação nacionalista e a celebração das virtudes militares, antes predominantes nos textos, diminuíram drasticamente após 1945. Essa mudança tem relação com o desfecho da II Guerra Mundial, no qual

  • A.

    os antigos impérios, como o Japão e o Austro-Húngaro, passaram por completa reestruturação para se adequarem ao capitalismo.

  • B.

    a tragédia da bomba atômica resultou no antiamericanismo, na reafirmação de valores tradicionais e na difusão da ideia de que a democracia sempre existiu no Oriente.

  • C.

    a intervenção armada da Organização das Nações Unidas nos países que pertenciam ao Eixo obrigou a que ocorresse a democratização dessas sociedades.

  • D.

    a Guerra Fria pressionou os países derrotados a se aliarem à União Soviética e a cultuarem os valores políticos e culturais caros ao socialismo.

  • E.

    a derrota do Japão, juntamente com os países do Eixo, resultou na reescrita de sua história e na revisão de aspectos de sua identidade.

Sobre a micro-história, gênero historiográfico que emergiu na década de 1970, na Europa, inicialmente associado a estudos de casos de resistência à Inquisição, é correto afirmar que

  • A.

    contribuiu para a história cultural ao enfocar fenômenos sociais amplos, pouco estudados, como o feudalismo.

  • B.

    propôs tratar de fenômenos de curta duração, desconectados de temporalidades mais extensas.

  • C.

    abordou a história a partir da perspectiva de indivíduos letrados, que produziram crônicas e relatos sobre suas comunidades.

  • D.

    conquistou o grande público por abrir mão do uso de documentos e enfatizar a história subjetiva, narrada de forma literária.

  • E.

    foi alvo de algumas críticas, como a deficiente relação entre o local e o global que marcou parte dos estudos publicados.

A respeito da escravidão, uma das características das sociedades coloniais americanas, julgue os itens subsequentes.

No início do século XVIII, a crise da economia açucareira provocou a queda do preço do escravo, reduzindo, consequentemente, o tráfico negreiro para o Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia a letra de música.

O Brazil não merece o Brasil

O Brazil tá matando o Brasil

Estes versos da canção Querelas do Brasil, de Mauricio Tapajós e Aldir Blanc, admitem várias interpretações e foram relacionados, no contexto político de 1978, quando foram gravados, com a denúncia da existência de mortos e desaparecidos no Brasil por motivos políticos. Alguns organismos exerceram importante atuação pressionando para que o governo brasileiro respeitasse os Direitos Humanos. Dentre esses organismos, estão

  • A.

    a Anistia Internacional e a Comissão de Justiça e Paz.

  • B.

    a Organização Mundial do Comércio e a Unesco.

  • C.

    a CIA e as emissoras de televisão, como a Rede Globo.

  • D.

    o Vaticano e o Partido dos Trabalhadores.

  • E.

    a OTAN e a campanha pluripartidária pelas Diretas Já.

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