Questões de História

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O Acre, incorporado ao Brasil pelo Tratado de Petrópolis (1913), tornou-se

  • A.

    município do estado do Amazonas em 1930.

  • B.

    estado associado em 1945.

  • C.

    território federal em 1983.

  • D.

    estado em 1962.

A seguir, temos pequenas citações de textos referentes à Confederação do Equador, porém uma é incompatível com esse importante movimento revolucionário:

  • A.

    "...a dissolução da constituinte de 1823 fez com que, em Pernambuco, se exaltassem os ânimos contra a tirania do Imperador Pedro I...".

  • B.

    "...Cipriano Barata , com seu Sentinela da Liberdade, jornal que denunciava a tirania real e o abandono das províncias do Norte...".

  • C.

    "...O Imperador nomeou um governador para Pernambuco Francisco Paes Barreto. Em resposta, os liberais de Pernambuco elegeram um novo governador Manoel de Carvalho Paes de Andrade...".

  • D.

    "...Contrário à determinação do Imperador, Frei Joaquim do Amor Divino Caneca deu início a publicação do jornal semanal Typhis Pernambucano...".

  • E.

    "...O choque de idéias de liberais e conservadores teve como campo a pequena imprensa, como Diário de Pernambuco, Revista o Progresso e o Diário Novo...".

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir. O Império não conferiu estabilidade à nação em formação, pois o Estado imperial visou favorecer as elites locais em detrimento da centralização do poder.

  • C. Certo
  • E. Errado

A república do Acre, proclamada em 14 de julho de 1899, resultou

  • A.

    de movimento popular, composto basicamente por trabalhadores brasileiros e bolivianos dos seringais, que pleiteava a independência do território tanto em relação à Bolívia quanto ao Brasil.

  • B.

    da expedição militar peruana, comandada por José Paravicini, que objetivava desmembrar o território da Bolívia e anexá-lo ao Peru.

  • C.

    da expedição comandada pelo espanhol Luis Gálvez Rodríguez de Arias e apoiada pelo governo do Amazonas.

  • D.

    de ato do Bolivian Syndicate, que desejava a autonomia do território para melhor explorá-lo.

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir. Pensadores políticos do período inicial do Brasil independente, como José Bonifácio, deixaram como legado um pensamento centrado na formação da unidade nacional, até hoje apreciado pelo povo e pelas elites.

  • C. Certo
  • E. Errado

O projeto de transformação econômica a que se refere o texto caracterizou-se por

  • A.

    estabelecer em Rio Branco o modelo de zona franca adotado em Manaus.

  • B.

    estabelecer incentivos fiscais e créditos subsidiados para investidores do centro-sul brasileiro.

  • C.

    propor uma industrialização autóctone, visando os mercados consumidores acreano e boliviano.

  • D.

    incentivar a transformação do estado em produtor de cereais para a exportação.

As várias teorias da história são construídas a partir de um corpus advindo das inter-relações entre a formação de seus propositores, os objetos e períodos de interesse e, também, do acesso às fontes historiográficas. Acerca dessas teorias, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Uma teoria perde a validade quando é refutada. Feito isso, tal teoria deixa de ter importância para os processos históricos.

  • B.

    Uma fonte historiográfica serve apenas a uma teoria. Daí a importância de a construção teórica se valer das diversas fontes.

  • C.

    Uma teoria pode valer-se de leis mais gerais que não se aplicam somente à história, mas que dialogam com outras áreas do conhecimento humano.

  • D.

    Para a construção teórica, uma postulação deve se valer de fontes confiáveis e já validadas. Em Historiografia, como nas demais ciências, é importante que essas fontes permitam a reprodução de mecanismos para sua validação, como acontece com a Física e a Química, por exemplo.

  • E.

    Um estudo histórico, para tornar-se teoria, deve ser original e considerar a fonte mais importante da Historiografia: os produtos culturais das sociedades letradas.

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir. As regências se caracterizaram por paz política e equilíbrio entre o poder central do imperador e as elites das diferentes partes do Brasil, que nascia integrado.

  • C. Certo
  • E. Errado

As consequências do projeto de transformação econômica referido no texto incluem

  • A.

    o surgimento de divergências entre os governos acreano e amazonense, devido à concorrência com a Zona Franca de Manaus.

  • B.

    o êxodo rural, além do agravamento dos problemas urbanos.

  • C.

    o fracasso da industrialização, devido à recusa do governo boliviano em constituir uma zona de livre comércio na fronteira acreano-boliviana.

  • D.

    a redução da pobreza e das desigualdades sociais graças à dinamização da economia acreana.

As alternativas abaixo discorrem acerca dos significados da História. Assinale aquela que apresenta informações inconsistentes.

  • A.

    A História, como experiência humana do passado, permite indagar se, com o que se aprende acerca do passado, é possível encontrar e reconhecer certos padrões na estrutura do desenvolvimento dessas sociedades em consonância com acontecimentos contemporâneos.

  • B.

    Pode-se enunciar certas leis mais gerais que não se aplicam somente à história de outras sociedades, mas também à evolução geral da espécie humana.

  • C.

    A partir da análise dos modos como as sociedades passadas se comportavam e se relacionavam com outras sociedades, podem-se levantar informações importantes acerca da atividade comunicacional do homem, por exemplo.

  • D.

    Como disciplina que discorre acerca dos processos de conhecimento do passado, a História tem uma tradição rica que, desde cedo, estabeleceu raízes profundas em várias civilizações.

  • E.

    Como ciência, a História é uma disciplina ainda jovem, pois só nas primeiras décadas do Século XX é que a História se organizou como campo independente de pesquisa e conhecimento.

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