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O Acre, incorporado ao Brasil pelo Tratado de Petrópolis (1913), tornou-se
município do estado do Amazonas em 1930.
estado associado em 1945.
território federal em 1983.
estado em 1962.
A seguir, temos pequenas citações de textos referentes à Confederação do Equador, porém uma é incompatível com esse importante movimento revolucionário:
"...a dissolução da constituinte de 1823 fez com que, em Pernambuco, se exaltassem os ânimos contra a tirania do Imperador Pedro I...".
"...Cipriano Barata , com seu Sentinela da Liberdade, jornal que denunciava a tirania real e o abandono das províncias do Norte...".
"...O Imperador nomeou um governador para Pernambuco Francisco Paes Barreto. Em resposta, os liberais de Pernambuco elegeram um novo governador Manoel de Carvalho Paes de Andrade...".
"...Contrário à determinação do Imperador, Frei Joaquim do Amor Divino Caneca deu início a publicação do jornal semanal Typhis Pernambucano...".
"...O choque de idéias de liberais e conservadores teve como campo a pequena imprensa, como Diário de Pernambuco, Revista o Progresso e o Diário Novo...".
Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir. O Império não conferiu estabilidade à nação em formação, pois o Estado imperial visou favorecer as elites locais em detrimento da centralização do poder.
A república do Acre, proclamada em 14 de julho de 1899, resultou
de movimento popular, composto basicamente por trabalhadores brasileiros e bolivianos dos seringais, que pleiteava a independência do território tanto em relação à Bolívia quanto ao Brasil.
da expedição militar peruana, comandada por José Paravicini, que objetivava desmembrar o território da Bolívia e anexá-lo ao Peru.
da expedição comandada pelo espanhol Luis Gálvez Rodríguez de Arias e apoiada pelo governo do Amazonas.
de ato do Bolivian Syndicate, que desejava a autonomia do território para melhor explorá-lo.
Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir. Pensadores políticos do período inicial do Brasil independente, como José Bonifácio, deixaram como legado um pensamento centrado na formação da unidade nacional, até hoje apreciado pelo povo e pelas elites.
O projeto de transformação econômica a que se refere o texto caracterizou-se por
estabelecer em Rio Branco o modelo de zona franca adotado em Manaus.
estabelecer incentivos fiscais e créditos subsidiados para investidores do centro-sul brasileiro.
propor uma industrialização autóctone, visando os mercados consumidores acreano e boliviano.
incentivar a transformação do estado em produtor de cereais para a exportação.
As várias teorias da história são construídas a partir de um corpus advindo das inter-relações entre a formação de seus propositores, os objetos e períodos de interesse e, também, do acesso às fontes historiográficas. Acerca dessas teorias, assinale a alternativa correta.
Uma teoria perde a validade quando é refutada. Feito isso, tal teoria deixa de ter importância para os processos históricos.
Uma fonte historiográfica serve apenas a uma teoria. Daí a importância de a construção teórica se valer das diversas fontes.
Uma teoria pode valer-se de leis mais gerais que não se aplicam somente à história, mas que dialogam com outras áreas do conhecimento humano.
Para a construção teórica, uma postulação deve se valer de fontes confiáveis e já validadas. Em Historiografia, como nas demais ciências, é importante que essas fontes permitam a reprodução de mecanismos para sua validação, como acontece com a Física e a Química, por exemplo.
Um estudo histórico, para tornar-se teoria, deve ser original e considerar a fonte mais importante da Historiografia: os produtos culturais das sociedades letradas.
Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir. As regências se caracterizaram por paz política e equilíbrio entre o poder central do imperador e as elites das diferentes partes do Brasil, que nascia integrado.
As consequências do projeto de transformação econômica referido no texto incluem
o surgimento de divergências entre os governos acreano e amazonense, devido à concorrência com a Zona Franca de Manaus.
o êxodo rural, além do agravamento dos problemas urbanos.
o fracasso da industrialização, devido à recusa do governo boliviano em constituir uma zona de livre comércio na fronteira acreano-boliviana.
a redução da pobreza e das desigualdades sociais graças à dinamização da economia acreana.
As alternativas abaixo discorrem acerca dos significados da História. Assinale aquela que apresenta informações inconsistentes.
A História, como experiência humana do passado, permite indagar se, com o que se aprende acerca do passado, é possível encontrar e reconhecer certos padrões na estrutura do desenvolvimento dessas sociedades em consonância com acontecimentos contemporâneos.
Pode-se enunciar certas leis mais gerais que não se aplicam somente à história de outras sociedades, mas também à evolução geral da espécie humana.
A partir da análise dos modos como as sociedades passadas se comportavam e se relacionavam com outras sociedades, podem-se levantar informações importantes acerca da atividade comunicacional do homem, por exemplo.
Como disciplina que discorre acerca dos processos de conhecimento do passado, a História tem uma tradição rica que, desde cedo, estabeleceu raízes profundas em várias civilizações.
Como ciência, a História é uma disciplina ainda jovem, pois só nas primeiras décadas do Século XX é que a História se organizou como campo independente de pesquisa e conhecimento.
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