Questões de História

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Acerca da República Velha e do Estado Novo, julgue os itens subsequentes. A República Velha fez coincidir, no seu sistema políticoeleitoral, uma legislação eleitoral liberal e moderna com um sistema político tradicional, marcado por instituições como a “política do café com leite” e o “voto do cabresto”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa incorreta acerca de espaço, território e territorialidade nos processos historiográficos.

  • A.

    O território pode ser considerado uma representação coletiva, uma ordenação social do espaço. É, também, essência para a formulação coletiva da identidade social.

  • B.

    A transformação do espaço em território é, basicamente, um fenômeno de representação, pelo qual os grupos humanos constroem sua relação com a materialidade.

  • C.

    A noção de território, sem dúvida, é formada pelo dado imediato da materialidade, mas esse é apenas um componente, já que todas as demais representações sobre o território são abstratas.

  • D.

    O conceito que interrelaciona espaço, território e territorialidade é originário do Realismo Histórico Alemão e está frequentemente relacionado ao século XIX. Nessa concepção, o espaço historiográfico ligase, conscientemente, às relações do homem com a natureza.

  • E.

    Os sujeitos constroem suas identidades baseando-se na sua localização com relação a um grupo e na relação que possuem com a totalidade, de tal forma que o território passa a ser determinado e vivido por meio do conjunto das relações institucionalmente estabelecidas pela sociedade.

Acerca da República Velha e do Estado Novo, julgue os itens subsequentes. O golpe que levou Vargas ao poder refletiu o cisma das elites oligárquicas e a elevação de novos atores políticos na vida nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com o auxílio do texto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os sentidos do sincretismo na formação da identidade brasileira consideram a contribuição primeira dos portugueses, a existência dos produtos culturais africanos e, por fim, a contribuição da cultura indígena pela sua unicidade.

  • B.

    A formação da identidade brasileira dista-se da formação do povo brasileiro. Instâncias que se divergem pelo aparato cultural, uma sobrepõe à outra em vários pontos.

  • C.

    Dentro da formação do povo brasileiro, a convivência pacífica dos vários povos resultou em um produto cultural homogêneo que dá conta de descrever a diversidade da identidade nacional.

  • D.

    Acerca de gestação étnica, pode-se fazer referências às diversas formas de miscigenação e trocas de informações de cunhos social, cultural, religioso. Dessa gestação, nasce uma identidade plural que se reinventa a cada dia.

  • E.

    Da pluralidade cultural brasileira, surgem debates sobre etnia, multiculturalismo, que, na esfera pública, promove diálogos intensos entre populações tradicionais e novas comunidades, como as indígenas, que, cada vez mais, inserem elementos de outras culturas em seu convívio.

Acerca da República Velha e do Estado Novo, julgue os itens subsequentes. Pode-se afirmar que Vargas era neófito em política nacional por ter ficado restrito, na República Velha, aos temas gaúchos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Etimologicamente, o termo história, na língua portuguesa — como nas neolatinas, de modo geral —, discorre em torno de três sentidos distintos, articulados de acordo com as abordagens historiográficas. A respeito desses sentidos, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O primeiro, e mais generalizado, refere-se ao conjunto das ações humanas no tempo, cuja efetuação se deve a razões e a decisões. Considera, também, períodos, espaços geográficos e contextos cronológicos.

  • B.

    Os três sentidos, embora distintos, dão consistência às abordagens históricas e, grosso modo, um sobrepõese ao outro. Assim, uma história pode ser ou não verdadeira, a partir da abordagem etimológica. Logo, a partir do neologismo, estória e história adquirem o mesmo significado.

  • C.

    O segundo sentido diz respeito ao procedimento formal de constituição do conhecimento científico relativo a partes desse conjunto. Também aqui se usa o termo história, embora se tenha registrado mais recentemente o uso crescente das expressões ciência histórica e história como ciência.

  • D.

    O terceiro sentido do uso do termo história tem a ver com o acervo produzido pela ciência histórica sob a denominação de historiografia. Também a esse conjunto de documentos, majoritariamente em forma escrita (mas não exclusivamente, pois inclui, por exemplo, as diversas variações do documento visual composto, como os filmes, notadamente os documentários), se chama história.

  • E.

    Enquanto ciência social, a história apresenta a construção de um esforço metódico com intenção de distinguir o caráter científico (controlável) do conhecimento obtido por procedimentos específicos de investigação da acepção de senso comum. Assim, as fontes historiográficas corroboram para a validação de um fato histórico.

Acerca da República Velha e do Estado Novo, julgue os itens subsequentes. A chegada de Vargas ao poder foi fato que facilitou a mudança do modelo econômico agroexportador para o modelo mais industrial que o Brasil veio a adotar nas décadas seguintes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa incorreta acerca da importância do historiador no panorama dos eventos historiográficos.

  • A.

    O historiador não cria personagens nem fatos. No máximo, os descobre, fazendo-os sair da sua invisibilidade. Tal descoberta se dá de várias formas: um registro escrito, pinturas, fotografias etc.

  • B.

    As diversas teorias alavancadas pelo historiador também permitem que exista um trânsito entre os acontecimentos, os espaços e os recortes históricos, pois o historiador não tem certeza absoluta de reconstruir um fato na tal temporalidade já escoada, irremediavelmente perdida e não-recuperável, do acontecido.

  • C.

    Historiadores podem, de vários modos, reconstruir o recorte histórico. Para isso, munem-se de várias ferramentas e procedimentos. Os historiadores também mediatizam mundos, conectando escrita e leitura e dando sentido aos fatos.

  • D.

    A formação de um historiador é determinante para sua atuação. Isso porque ele está incumbido de dar conta de esclarecer todos os eventos históricos, filtrando o que é ficcional e deixando evidente apenas aquilo que está no entendimento verdadeiro. Uma tese apresentada por um historiador não pode ser refutada.

  • E.

    O historiador precisa lançar olhares diversificados para os sujeitos do processo historiográfico. A título de exemplo, tem-se o caso do negro, recuperado como ator e agente da história desde algumas décadas, embora sempre tenha estado presente. Apenas não era visto ou considerado, tal como as mulheres ou outras tantas ditas minorias.

Com relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos do Brasil pós-1945, incluindo-se o período do processo democrático que se inicia em 1985, julgue os itens que se seguem. O Brasil assistiu, com o fim do Estado Novo, o ocaso de regimes fortes e autoritários na história brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da mediação tempo/temporalidade e História, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Para historiadores, tempo é tanto o elemento de articulação da narrativa historiográfica como é vivência civilizacional e pessoal. É, também, elemento essencial que articula as possibilidades entre o que é real e o que é ficcional.

  • B.

    Tempo, além de palavra, é um conceito de muitos significados, e, em alguns deles, empregado como sinônimo de passado, ciclos, duração, eras, fases, momentos ou mesmo história, o que contribui para o obscurecimento das discussões teóricas dos historiadores acerca dele e acaba confundindo o público leitor.

  • C.

    Para cada civilização e cultura, há uma noção de tempo, cíclico ou linear, presentificado ou projetado para o futuro, estático ou dinâmico, lento ou acelerado, forma de apreensão do real e do relacionamento do indivíduo com o conjunto de seus semelhantes, ponto de partida para a compreensão da relação homem/ natureza e homem/sociedade na perspectiva ocidental.

  • D.

    A relação entre o Tempo e a História é tema inesgotável, com questões, problemas e propostas analíticas, campo de conflito insolúvel entre filósofos e historiadores, que pode ser explorada sob múltiplos aspectos, cada um deles aparentemente encerrado em si mesmo, e, na prática, inter-relacionado com todos os outros.

  • E.

    Em História, tempo pode ser analisado como confronto entre a reflexão abstrata e o manejo empírico da construção documental; é questão ainda sem conclusão, parte integrante das reflexões filosóficas e das historiográficas, que se colocam em termos divergentes e opostos, mas que podem e devem ser complementados.

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