Questões de História

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Com relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos do Brasil pós-1945, incluindo-se o período do processo democrático que se inicia em 1985, julgue os itens que se seguem. A força do vetor industrial que se desenvolvera na era Vargas manteve-se como modelo e desejo de setores importantes das elites econômicas e políticas do Brasil no período pós-1945.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do panorama historiográfico universal, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Com o advento da Idade Média, a historiografia sofre um retrocesso ao reapresentar relações teológicas que lhe imprimem um caráter providencialista, apocalíptico e pessimista. Deus passa a estar no centro das preocupações humanas. Ao resgatar as influências religiosas das sociedades do Oriente Médio, reproduz o Teocentrismo e o objeto principal do historiador passa a ser a relação do homem com o Filho de Deus e o mundo.

  • B.

    Com a chegada do Renascimento, mais precisamente no século XV, são percebidas grandes alterações na historiografia, tornando-se de novo o homem o objeto de estudo. Assiste-se a um ressurgimento da herança cultural da Antiguidade Clássica, acompanhado de um desenvolvimento muito sensível das ciências auxiliares da História, como, por exemplo, a Museologia, a Arqueologia, a Numismática ou a Biblioteconomia, por exemplo. É um novo tempo para a historiografia.

  • C.

    O século XXI apresenta uma nova abordagem para a História: a historiografia digital. Trata-se de uma possibilidade de abordar e analisar a historiografia utilizando as novas tecnologias de comunicação e informação (NTIC). Trata-se, também, de um novo estudo da escrita da História valendo-se dos recursos tecnológicos advindos com a Informática aplicados às Ciências Humanas. O historiador, ao valer-se dessa ferramenta, pode trabalhar de variados pontos sem a necessidade efetiva do deslocamento geográfico, pois, a partir da possibilidade dos dispositivos online, constrói seu trabalho utilizando como ferramenta básica um computador com acesso à Internet.

  • D.

    A Historiografia Liberal e Romântica surge na sequência do movimento liberal que ecoou a Europa em pleno século XIX. Sua grande intenção é estudar o homem, as sociedades e as cidades. Centrada em uma história de cunho regionalista, insere a subjetividade na narrativa histórica. Trata-se de um novo cenário para a divulgação cultural e há uma ampliação de diálogos entre os diversos públicos e os historiadores. Surgem novas narrativas de cunho historiográfico e o resgate de valores da Idade Média com vista à recriação de uma Nova História.

  • E.

    O século XVIII, influenciado pelo Neoclassicismo — movimento que norteia a Revolução Francesa — vai ser caracterizado pela atuação de grandes filósofos, tais como Voltaire, Montesquieu e Jean Jacques Rousseau, que lançariam as bases filosóficas para a Nova Historiografia. Essa, por sua vez, começa a preocupar-se em uma orientação do sentido dos estudos dos fatos, atribuindo-se mais importância ao estudo das sociedades do que propriamente das grandes personalidades.

Com relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos do Brasil pós-1945, incluindo-se o período do processo democrático que se inicia em 1985, julgue os itens que se seguem. A gradual migração das populações do campo para as cidades foi fenômeno de grande importância na história brasileira de 1950 a 1980, transformando-se o Brasil, nesse período, em um país eminentemente urbano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com o auxílio da ilustração a seguir, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Na contemporaneidade, cada vez mais se torna importante perceber, no conhecimento historiográfico, diálogos com outras áreas do conhecimento ou aspectos delas oriundos. Assim, Geografia, Economia e Urbanismo, por exemplo, tecem uma teia de cunho interdisciplinar.

  • B.

    As relações entre o meio ambiente e a história do homem estão presentes desde os mais remotos tempos. Entretanto, é no século XXI que os olhares se voltam para a concepção de um mundo diverso e passível de reconstrução.

  • C.

    Pela figura, percebe-se a homogeneidade do espaço ocupado pelo homem. Para o historiador, a concepção do espaço cria a necessidade desse olhar único para os desdobramentos dos processos historiográficos.

  • D.

    O mundo concebido a partir do olhar historiográfico coexiste com a concepção singular do espaço do homem, e é nesse espaço que uma teoria de cunho historiográfico se constitui.

  • E.

    Em uma visão interdisciplinar, as várias formas de pensar a coexistência dos espaços geográficos e históricos advêm dos modos como se dá tal coexistência: o espaço social, onde se dão os desdobramentos históricos, pela sua singularidade, exige a transformação do espaço geográfico pela do homem e da natureza.

Com relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos do Brasil pós-1945, incluindo-se o período do processo democrático que se inicia em 1985, julgue os itens que se seguem. As disputas políticas pelo controle do poder do Estado estiveram quase sempre, no período imediatamente após 1945, entre setores nacionalistas — de esquerda ou mesmo de direita — e grupos que propunham certa integração liberal do Brasil ao mundo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A história do espaço é marcada pela contradição, pois, até a oralidade, não existiam formas de delimitação do espaço e, também do tempo. Nesse sentido, a construção do espaço das sociedades pré-escrita é denominada por suposições.

  • B.

    Ao passar a estudar o espaço de uma sociedade, o historiador precisa estar consciente de que a cultura dessa sociedade só passa a ter sentido se analisada por um ângulo que permita a observação das representações das práticas nesse espaço e, também, o entendimento da importância desse espaço para a manutenção dessa cultura. Em síntese: não existe história sem espaço.

  • C.

    Para as civilizações primitivas, as relações com o espaço eram diferentes, pois, frente às intempéries e deslocamentos, o espaço nem sempre era percebido. Ele simplesmente existia.

  • D. A indiferença do homem em relação ao espaço pode ser percebida nas sociedades ágrafas: a desvinculação com o espaço e o tempo determinou a não-existência de técnicas, tecnologias ou aparatos que permitissem mensurar o tempo ou o espaço.
  • E.

    Existem formas materiais específicas para relacionar o homem ao espaço: a delimitação por muros, fronteiras, por exemplo. Existem, também, formas imaginárias para esse registro. A fotografia, o desenho (a partir da cartografia, por exmplo) dão conta dessa diversidade. O espaço é a razão da história, pois o homem se exterioriza de um único modo: a partir de sua presença no espaço.

Com relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos do Brasil pós-1945, incluindo-se o período do processo democrático que se inicia em 1985, julgue os itens que se seguem. O governo de Jânio Quadros, homem do povo, de posses modestas e com educação limitada, foi caracterizado pelo conservadorismo dos setores da direita internacionalista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relevância do museu no tocante ao diálogo mantido com a historiografia, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Ao promover o diálogo entre tais áreas, a ideia de participar ativamente da produção de conhecimento por meio da interação com o público precisa levar o monitor ou supervisor das visitas não apenas a saber o que cada obra ou peça exposta representa em si, mas como ela pode estar inserida na vida do público e(ou) na sua percepção acerca da sociedade.

  • B.

    Ao imaginar a interação entre museu e historiografia, deve prevalecer a ideia primeira que o museu tem como objetivo preservar os objetos de interesse historiográfico. Esses objetos (mapas, documentos, móveis, obras de arte) refletem a noção de passado e, para tanto, os projetos de acesso às informações advindas desses objetos só podem ser atestadas com o aval do historiador.

  • C.

    Para tornar seu acervo significativo, o projeto educativo precisa visar à diversidade de seu público. Nesse sentido, ao privilegiar a pluralidade das informações que as pessoas têm acerca do acervo, as experiências no espaço do museu poderão ser mais intensas.

  • D.

    Deve-se pensar o museu não mais como um ambiente em que se guardam apenas coisas antigas, mas como um ambiente em que as experiências do público, por exemplo, têm papel fundamental para a dinâmica do próprio museu.

  • E.

    No espaço museal, é importante considerar que o público pode não adquirir um conhecimento imediato. As informações adquiridas podem ser acionadas em outros momentos, fortalecendo as ligações entre o acervo apresentado e os fatos que se constituem história.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Pelo texto, percebe-se a presença de um caráter historiográfico linear no sentido de construir um percurso cíclico que antecede a chegada dos portugueses.

  • B.

    A necessidade de mostrar-se denota aspectos de inserção no mundo globalizado.

  • C.

    As metáforas advindas com os diálogos possíveis entre real e imaginário, passado e futuro ou moderno e contemporâneo fogem dos limites da historiografia.

  • D.

    A importância de uma mostra dessa amplitude é, justamente, conscientizar-se para a diversidade do patrimônio que colabora para a riqueza dos registros historiográficos.

  • E.

    Os registros historiográficos de uma sociedade ou cultura, ao serem mostrados ao público, refletem, de vários modos, as relações entre a preservação, a manutenção e o acesso à história.

Acerca das inter-relações no campo da historiografia brasileira, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I A disseminação de atividades industriais no espaço urbano brasileiro ao longo de diferentes décadas vem oferecendo uma nova fisionomia, tanto do ponto de vista geográfico como da repartição de atividades econômicas. Para a historiografia, as relações entre as mudanças advindas com novas ocupações do espaço e novas ordenações sociais fazem parte de uma grande engrenagem que move um processo histórico.

II Para o historiador, as mudanças devem considerar os entraves políticos, sociais, econômicos ou culturais, por exemplo, que acabam levando o Estado a repensar seu novo papel de gestor da reestruturação socioespacial. Assim, a economia brasileira, em especial o setor industrial, sofre transformações típicas do processo de globalização e universalização do capital, adaptando-se às novas exigências mercadológicas.

III Para a Nova Historiografia, ao adentrar nos estudos de cunho econômico e social, em consonância com as novas realidades históricas, faz-se necessário considerar que o velho começa a dar lugar ao novo, e um novo cenário em plena transformação vai sendo desenhado, com base nas influências do mundo globalizado.

IV O papel do historiador brasileiro, assim como daqueles que estão em países subdesenvolvidos, está atrelado a todos os aspectos acima descritos; no entanto, sua limitação, enquanto cientista social, não permite reflexões ou interferências nos cenários entrevistos, uma vez que seu principal papel é descrever os fatos, sem jamais emitir opiniões que possam vir a desfigurar as características de um acontecimento.

  • A.

    Nenhum item está certo.

  • B.

    Há apenas um item certo.

  • C.

    Há apenas dois itens certos.

  • D.

    Há apenas três itens certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

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