Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Plano Trienal, elaborado por Celso Furtado e sua equipe para o governo de João Goulart, tinha vários objetivos específicos, dentre os quais NÃO se encontra o dee

  • A. realizar a reforma agrária com finalidade social e de expansão do mercado interno.
  • B. garantir o crescimento real dos salários a uma taxa anual 3% superior ao aumento da produtividade.
  • C. garantir uma taxa de crescimento do PIB de 7% a.a.
  • D. resolver a situação do balanço de pagamentos renegociando a dívida externa.
  • E. reduzir a inflação para 10% a.a. até 1965.

A noção de "Estado do bem-estar" é importante no capitalismo na segunda metade do século XX. Relativamente ao tema, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A noção clássica de Adam Smith de conjugação da ordem econômica à forma política do Estado encontra, na idéia de "Estado do bem-estar", certa hierarquia na qual a primeira se subordina à segunda.

  • C.

  • E.

As verdades da história são sempre parciais, e a história é um conhecimento fundado tanto na objetividade quanto na imparcialidade.

PORQUE

Os objetos da história são construídos por um investigador que está pessoal e subjetivamente implicado em sua investigação, associada, assim, a um ponto de vista que é, em si mesmo, histórico.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmativas são falsas.

No cenário do Brasil colonial, na região nordeste, o engenho desponta como o lugar de produção econômica de maior importância. Composto de grandes propriedades de terras obtidas com as doações de sesmarias pelos donatários e representantes da Coroa a quem se interessasse por esse empreendimento. A este cenário, é atribuída a formação de uma sociedade com características referenciadas abaixo, porém uma alternativa não corresponde à verdade. Deve ser assinalada a alternativa:

  • A.

    No topo daquela sociedade, encontravam-se senhores de engenho, proprietários das unidades agro-exportadoras, que exerciam o controle sobre as demais camadas.

  • B.

    A formação de uma classe camponesa ficou praticamente inibida diante do fato de grande concentração fundiária em poder de senhores, por via de conseqüências, as atividades comerciais e artesanais no interior da colônia foram, em grande parte reduzidas.

  • C.

    Apesar de a mobilidade social não ter sido explicitamente vedada, ela era muito pouco provável de acontecer face à concentração de terras, rendas, escravos com os senhores de engenhos.

  • D.

    Naquela sociedade, constatou-se a presença de homens livres como feitores, capatazes, padres, militares, comerciantes e artesãos, que se dedicavam às atividades complementares nos engenhos e nos poucos núcleos urbanos. Mas, no caso, não se pode perder de vista que a eles competia o poder político, que se explica diante do fato de serem os únicos que tinham o controle da cultura letrada e forte participação nos lucros da empresa colonial.

  • E.

    Os escravos formavam a base econômica da sociedade, sendo os responsáveis por quase todo trabalho executado na colônia, realizando serviços domésticos, trabalhando na lavoura e na produção de açúcar.

Para o surrealista André Breton, "a beleza tem que ser convulsiva para deixar de sê-lo". Uma arte que se concentrava na visão interna é o que se depreende da afirmativa de Picasso de que a arte "não é o que você vê, mas o que você sabe que está lá". Considerando esses pontos de vista e o cenário cultural do Ocidente nas primeiras décadas do século XX, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Ainda que com temas recorrentes, a arte do início do século XX caracterizava-se, entre outros aspectos, pela rapidez com que os estilos se sobrepunham.

  • C.

  • E.

A micro-história italiana não foi rigorosamente definida por meio de textos teóricos. É a pesquisa empírica que permite, caso a caso, identificar princípios de base, por meio dos quais os micro-historiadores podem se reconhecer. Considerando que tais princípios existem, a micro-história NÃO é caracterizada por

  • A.

    propor a redução da escala de análise, por meio da qual é possível recuperar diferentes pontos de vista, valorizando a experiência dos indivíduos e suas relações.

  • B.

    atribuir grande importância à forma da escrita da história, pois é por meio dela que o historiador pode reconstituir a atmosfera de um dado universo social e expor os procedimentos utilizados nessa reconstituição.

  • C.

    demandar que os historiadores evitem utilizar pressupostos externos ao mundo que estudam, de modo a recuperar o ponto de vista dos atores diretamente envolvidos com o problema investigado.

  • D.

    ter relação com a tradição de estudos os quais apresentam o trabalho do historiador como um reflexo objetivo da realidade, reconstituída por meio de suas estruturas sociais, atribuindo importância a classes e grupos politicamente organizados.

  • E.

    redimensionar o valor das biografias e seus respectivos usos para a escrita da história, valendo-se de novos enfoques para as relações entre indivíduos e sociedade e destacando a possibilidade de recuperar as trajetórias de sujeitos comuns.

O primeiro passo na vida políticoadministrativa que a metrópole realizou nas terras do Brasil com vistas a viabilizar a empresa açucareira e, portanto, a colonização no Brasil foi a adoção do sistema de capitanias hereditárias, já utilizado por Portugal nas ilhas colônias do Atlântico. Esse sistema, portanto, familiar aos lusitanos, caracterizava-se por vários aspectos, a que nos referimos a seguir, porém deve ser assinalado aquele incompatível:

  • A.

    Esse sistema tinha por base a doação de largas faixas de terra aos capitães donatários, sendo regulamentadas por Cartas de Doação e Forais.

  • B.

    O amplo poder e a total autonomia do donatário foi ferramenta de fundamental importância para a Corte metropolitana implantar seus projetos de desenvolvimento colonial sob absoluto controle real.

  • C.

    O donatário, figura central na colônia no sistema de donatarias, deveria colonizar a capitania, fundando vilas, bem como proteger a terra e seus colonos dos ataques nativos e de estrangeiros.

  • D.

    O donatário tinha a competência de fazer cumprir o monopólio real do pau- brasil e do comércio colonial.

  • E.

    O donatário respondia por cobranças de impostos sobre o comércio colonial reservando, à Coroa, um quinto do valor obtido na exploração de metais preciosos então descobertos.

Para o surrealista André Breton, "a beleza tem que ser convulsiva para deixar de sê-lo". Uma arte que se concentrava na visão interna é o que se depreende da afirmativa de Picasso de que a arte "não é o que você vê, mas o que você sabe que está lá". Considerando esses pontos de vista e o cenário cultural do Ocidente nas primeiras décadas do século XX, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A preocupação em retratar grandes eventos históricos, seguindo a trilha aberta pelos românticos do século XIX, em vez das cenas da vida quotidiana, marca a pintura do início do século XX.

  • C.

  • E.

No século XVIII foi criado, em terras coloniais brasileiras, novo e importante espaço econômico então superando o nordeste açucareiro. Sobre tal região qual o texto abaixo é completamente desarticulado com os acontecimentos históricos de então:

  • A.

    Na passagem do século XVII para o XVIII, são descobertas ricas jazidas de ouro no centrosul do Brasil. A Coroa portuguesa volta toda sua atenção para as terras brasileiras. A região das minas espalhava-se pelos territórios dos atuais Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Torna-se pólo de atração de migrantes: portugueses em busca de fortuna, aventureiros de todas as regiões do Brasil e escravos trazidos do Nordeste.

  • B.

    Na região do Centro Sul, com a mineração, a Coroa portuguesa autoriza a exportação de ouro mediante o pagamento de um quinto do total explorado. Para administrar e fiscalizar a atividade mineradora, foi criada a Intendência das Minas, vinculada diretamente à metrópole. Para garantir o pagamento do quinto, ocorreu a criação a partir de 1720 das casas de fundição, que transformaram o minério em barras timbradas e quintadas.

  • C.

    Com a economia mineradora, o chamado "ciclo do ouro", ocorreu certa diversificação social para a colônia. A exploração das jazidas não exigia o emprego de grandes capitais, permitiu a participação de pequenos empreendedores e estimulou novas relações de trabalho, inclusive com a mão-de-obra escrava.

  • D.

    Na economia mineira, os escravos trabalhavam por tarefa e, muitas vezes, podiam ficar com uma parte do ouro descoberto. Com isso, tiveram a chance de comprar sua liberdade. O período áureo dura pouco: entre 1735 e 1754.

  • E.

    A exploração do ouro provocou grande impulso na economia colonial e o Brasil começa progressivamente a ganhar novo lugar no concerto das nações no século XVIII. A Corte Portuguesa, temendo a cobiça das potências européias sobre o território brasileiro planeja e realiza sua transferência para as terras do Brasil, assegurando assim seu controle sobre as terras coloniais.

Para o surrealista André Breton, "a beleza tem que ser convulsiva para deixar de sê-lo". Uma arte que se concentrava na visão interna é o que se depreende da afirmativa de Picasso de que a arte "não é o que você vê, mas o que você sabe que está lá". Considerando esses pontos de vista e o cenário cultural do Ocidente nas primeiras décadas do século XX, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Infere-se das citações de Breton e Picasso, acima reproduzidas, que, na visão desses artistas, a arte do século XX deveria ser desafiadoramente realista.

  • C.

  • E.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...