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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história social e econômica do Brasil e da formação do povo brasileiro, julgue os itens seguintes.
O fim da escravidão, com a Lei Áurea, incorporou plenamente os ex-escravos e seus descendentes na sociedade brasileira como cidadãos plenos em direitos.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história social e econômica do Brasil e da formação do povo brasileiro, julgue os itens seguintes.
Segundo o texto, o Brasil apresenta desigualdades sociais porque não foi capaz de assimilar os diversos grupos étnicos que se dirigiram para o país.
Fundamentalmente, três elementos compõem a cidadania: uma parte civil, que se refere aos direitos considerados necessários à liberdade de cada um; uma parte política, identificada com o direito de participação política; e uma parte social, que conjuga tudo o que vai desde o direito essencial de usufruir de bem-estar social e segurança ao direito de participar, integralmente, da vida em sociedade. Considerando essas informações e a realidade brasileira, julgue os itens de 87 a 95.
Na história republicana brasileira, contextos ditatoriais ou autoritários, a exemplo do Estado Novo de Vargas e do regime militar instaurado em 1964, reduziram ou eliminaram direitos civis e políticos.
Fundamentalmente, três elementos compõem a cidadania: uma parte civil, que se refere aos direitos considerados necessários à liberdade de cada um; uma parte política, identificada com o direito de participação política; e uma parte social, que conjuga tudo o que vai desde o direito essencial de usufruir de bem-estar social e segurança ao direito de participar, integralmente, da vida em sociedade. Considerando essas informações e a realidade brasileira, julgue os itens de 87 a 95.
Caracteriza um Estado de Direito, como o Brasil passou a ter após o fim do regime militar, o respeito aos direitos e garantias individuais e coletivos.
Em Raízes do Brasil, texto publicado em 1936, Sérgio Buarque de Holanda analisa experiências da colonização ibérica na América, realizando, em determinados capítulos, comparações entre valores e práticas que nortearam as iniciativas de conquistadores portugueses e espanhóis. Dentre essas comparações, destaca-se o uso dos conceitos de ladrilhador e semeador por meio dos quais diferenciou- se a(o)
forma de utilização do trabalho indígena.
lógica de criação dos núcleos urbanos.
planejamento das atividades econômicas.
objetivo mercantil da conquista.
caráter predatório de uso dos recursos naturais.
Dentre as ações da Companhia de Jesus na colonização da América portuguesa, entre os séculos XVI e XVIII, a que correspondeu ao sentido de missão, de acordo com o texto, esteve relacionada
criação de aldeamentos indígenas.
fundação de colégios e seminários.
defesa da escravização de africanos.
condenação do bandeirismo paulista.
implantação de Tribunal da Inquisição.
De acordo com o texto, os quilombos constituídos ao longo do processo de colonização na América portuguesa teriam significado a(o)
reificação das hierarquias da sociedade colonial.
explicitação do caráter improdutivo do uso predominante do trabalho escravo.
desestruturação das atividades econômicas instituídas no espaço colonial.
antagonismo às relações socioeconômicas instauradas nas regiões coloniais.
reconhecimento do direito à liberdade das populações escravizadas.
A consciência do viver em colônias manifestou-se em um conjunto de episódios de revolta ou de tentativa de sublevação – Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana, Conspiração do Rio de Janeiro – os quais, a despeito de suas particularidades, explicitaram o crescimento de tensões e confrontos entre colonos, colonizadores e colonizados, em finais do século XVIII.
PORQUE
A conjuntura de crise que afetara a economia mineradora gerou a estagnação do mercado interno colonial de tal forma que a Coroa portuguesa, tendo em vista a compensação de sua receita, ampliou a carga tributária sobre a agroexportação.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda falsa.
a primeira afirmativa é falsa, e a segunda verdadeira.
as duas afirmativas são falsas.
Em 15 de novembro de 1890, foi instalada a Assembleia Nacional Constituinte encarregada de elaborar a primeira Constituição republicana. O tema principal da discussão foi a relação entre o poder central e os estados. Ao fim e ao cabo, a Constituição de 1891 definiu que
as rendas advindas da exportação ficariam com os governos estaduais.
as forças armadas ficariam sob o comando do Congresso Nacional.
o ensino primário deveria ficar a cargo da União.
o sistema de saúde deveria ficar a cargo dos governos estaduais.
o orçamento participativo favoreceria a representação municipal.
Ao longo da república, na sociedade brasileira, o exercício da cidadania sofreu transformações associadas a ações estatais promotoras de maior inclusão política e social, dentre as quais cita-se o(a)
voto feminino, a partir de 1934.
seguro desemprego, por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
direito de voto para os analfabetos, a partir de 1946.
reconhecimento da liberdade sindical, a partir de 1937.
proteção dos direitos indígenas, a partir de 1891.
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