Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na segunda metade da década de 50 do século XX, durante o governo de Juscelino Kubitschek, o Brasil vivia uma onda de otimismo na economia, que se revela, por exemplo, na construção da nova capital, Brasília. Sobre esse período, é correto afirmar:
Após a crise gerada com a morte de Getúlio Vargas, o otimismo foi retomado, principalmente a partir da entrada do Brasil no seleto grupo de países que compunham o chamado Primeiro Mundo, resultado do salto de desenvolvimento de 50 anos em 5 anos do governo de Juscelino.
Com o Plano de Metas de Juscelino, o Brasil deixou de ser uma nação rural, doente e analfabeta, tornando-se um país plenamente desenvolvido.
Juscelino, na busca de demarcar sua posição exatamente inversa ao seu antecessor Getúlio Vargas, acelerou o processo de nacionalização das empresas brasileiras, restringindo a atuação da indústria estrangeira no país.
A produção industrial nacional em grande escala de aparelhos domésticos e de automóveis, durante o governo de Juscelino, possibilitou nas casas da grande maioria dos brasileiros a presença de utensílios como liquidificador, vitrola, geladeira, enceradeira, televisor e, principalmente, o automóvel.
A construção de hidrelétricas durante o governo de Juscelino, necessária para produzir energia e abastecer as casas e as novas indústrias, e a expansão industrial faziam crescer o endividamento externo do país e a inflação, acentuando a concentração de renda.
Um, dois, três, Brizola no xadrez! E se tiver lugar, põe também o João Goulart". (Palavra de ordem das Marchas da Família com Deus pela Liberdade, em 1964.)
Com base nos conhecimentos sobre o período que antecede o governo militar de 1964, considere as afirmativas a seguir:
1. Os grupos conservadores, que incluíam a organização Tradição, Família e Propriedade, mostram sua força contra o que chamavam de "esquerdismo" e "comunismo" do governo de João Goulart, realizando manifestações contrárias ao governo e apoiando o golpe militar de 1964.
2. Sob o argumento da ameaça de uma guerra civil ou de um golpe militar, o Congresso votou a instauração do parlamentarismo, medida que na prática visava limitar os poderes de Jânio Quadros e de Goulart.
3. A proposta de reforma agrária do governo Goulart, dada a sua urgência para solucionar esse recorrente problema nacional, recebeu amplo apoio dos mais variados setores representados no Congresso Nacional.
4. O discurso de João Goulart no comício da Estação Central do Brasil, que anunciou as medidas das Reformas de Base e pretendia mobilizar os trabalhadores e estudantes a seu favor, foi utilizado para justificar o golpe militar de 1964.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4. são verdadeiras.
Sobre o regime militar instituído com o golpe de 1964, considere as afirmativas a seguir:
1. Com a obtenção do chamado "milagre econômico", baseado nos elevados índices de crescimento da economia brasileira, o governo militar promoveu a abertura política.
2. O contexto político do golpe possibilitou a existência de duas diretrizes claras para o governo dos militares: a defesa da abertura da economia ao capital externo e a necessidade da repressão sistemática aos movimentos sociais.
3. O regime militar caracterizou-se por uma forte centralização política, tendo sido o seu caráter autoritário intensificado após a decretação do AI-5.
4. A participação dos trabalhadores foi decisiva para o processo de transição democrática, sobretudo com as greves no ABC paulista entre 1978 e 1979.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
A legislação brasileira de controle de armas de fogo nasceu há mais de 70 anos – no Governo Getúlio Vargas, em 1934 –, com o objetivo específico de garantir a segurança nacional. Tal concepção se tornou forte durante o regime militar, o que fortaleceu a indústria de armas para o mesmo fim.
(Adaptado de Carolina Dias, Legislação para o controle de armas leves no Brasil: de Vargas a Lula. In: Rubem César Fernandes (coord). Brasil: as armas e as vítimas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a controvérsia da utilização de armas no Brasil, é correto afirmar:
As armas de fogo sempre foram controladas pela Polícia Civil no Brasil.
No Brasil, a aquisição e o registro das armas por civis sempre foi livre, até a aprovação do Estatuto do Desarmamento.
As armas de fogo produzidas, importadas e vendidas no país estavam isentas de qualquer restrição normativa até a última década.
O Estatuto do Desarmamento foi aprovado após intenso debate público sobre a importância da criação de um sistema mais rigoroso e centralizado de controle de armas.
Os brasileiros, de modo geral, sempre se mostraram contra o comércio e a posse de armas de fogo pelos civis, como vimos no resultado do Referendo sobre o Desarmamento.
Entre os anos de 1986 e 1990, o Brasil assistiu a sucessão de planos econômicos, ajustes, alterações e complementações nas políticas monetárias, fiscal, salarial e cambial. Esses Planos e medidas tinham sempre o objetivo de:
Os fatos abaixo apresentam acontecimentos significativos na política, economia e sociedade brasileira nos últimos 25 anos. Assinale a seqüência cronológica CORRETA.
Os jesuítas estiveram presentes no Brasil desde o início da colonização até 1759, quando foram expulsos por ordem do Marquês de Pombal. Com base nessa afirmativa e em seus conhecimentos, analise as proposições a seguir e assinale, abaixo, a alternativa correta:
I- Expansão territorial do Brasil sofreu influência dos jesuítas.
II- As missões eram locais onde os jesuítas reuniam certo número de índios para realizar a catequese.
III- Os jesuítas, através da catequese ou do sistema moral, pedagógico e de organização e divisão do trabalho, contribuíram para o despovoamento, degeneração e degradação da população indígena.
IV- Os padres jesuítas tornaram-se os maiores protetores dos índios, impedindo sua escravização pelos colonizadores e por isso eram muito combatidos nas colônias.
V- Os jesuítas possuíam os melhores propósitos humanistas e acreditavam que sua cultura fosse superior a dos índios e, por isso, achavam-se no direito e dever de transformar os indígenas.
Ninguém mais segura este país.
Brasil: Ame-o ou Deixe-o.
Ontem, hoje, sempre, Brasil.
Até 1964 o Brasil era apenas o país do futuro. E então o futuro chegou.
As frases anteriores tornaram-se símbolo de uma fase da História do Brasil e estão relacionadas com o:
As denúncias de seu irmão publicadas pela imprensa fez o país saber da existência de um grande esquema de corrupção envolvendo o Presidente da República e seus aliados. Tal esquema gerou uma instabilidade política no Brasil, forçando o Congresso Nacional a instalar uma CPI ( Comissão Parlamentar de Inquérito) e votar a cassação do mandato do Presidente da República em exercício.
O texto acima refere-se :
Assinale abaixo a alternativa que apresenta características do governo Fernando Henrique Cardoso (1995 2002).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...