Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
Em termos econômicos, o mundo contemporâneo foi forjado pelas transformações trazidas pela Revolução Industrial.
O general Góis Monteiro, Ministro da Guerra de Getúlio Vargas, afirmava em uma carta dirigida ao presidente em 1934: " O desenvolvimento das idéias sociais preponderantemente nacionalistas e o combate ao estadualismo ( provincialismo, regionalismo, nativismo) exagerado não devem ser desprezados, assim como a organização racional e sindical do trabalho e da produção, o desenvolvimento das comunicações, a formação das reservas territoriais e milícias cívicas, etc., para conseguir-se a disciplina intelectual desejada e fazer desaparecer a luta de classes, pela unidade de vistas e a convergência de forças para a cooperação geral, a fim de alcançar o ideal comum à nacionalidade."
No trecho dessa carta estão expressos pontos centrais do regime instalado após a Revolução de 1930, entre eles:
Centralização política, regulamentação das relações trabalhistas e nacionalismo.
Organização de milícias estaduais, regulamentação das relações trabalhistas e educação.
Estímulo à autonomia dos Estados, organização de milícias estaduais e nacionalismo.
Organização de milícias estaduais, centralização política e educação.
Estímulo à autonomia dos Estados, regulamentação das relações trabalhistas e educação.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
Deduz-se do texto que, historicamente falando, o século XIX teve duração menor que o século XX.
A efêmera aliança de D. Pedro com os brasileiros não resultara senão do ódio comum, que com eles partilhava, às cortes constituintes de Portugal. Mas realizada a independência, desperta nele a natural solidariedade com os compatriotas, que ainda lhe ofereciam um poder absoluto, diferente do papel decorativo do soberano constitucional que lhe queriam emprestar os aliados de véspera.
O texto retrata a situação do Brasil após a independência e a única alternativa incorreta sobre o período é:
no processo de formação do Estado brasileiro, chocaram-se o " Partido Brasileiro", representado pela elite local, e o " Partido Português", representando os interesses, principalmente, de comerciantes portugueses.
A Independência do Brasil aliou a elite agrária e D.Pedro I que, no entanto, pretendia centralizar o poder em suas mãos.
D.Pedro I teria um papel considerado decorativo, caso fosse aprovado o projeto constitucional dos irmãos Andradas, que fortalecia o Legislativo em detrimento do Poder Executivo.
A postura autoritária do Imperador, outorgando a Constituição e utilizando o Poder Moderador, determinou uma grande revolta , assim como a oposição da elite agrária, que o levaria à abdicação.
D. Pedro I utilizou as divergências entre os dois grupos, colocando-se acima das disputas, garantindo para si tanto o apoio dos "portugueses" como dos "brasileiros", preservando-se no poder por nove anos.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
Em geral, os historiadores identificam na Primeira Guerra Mundial o início do século XX.
História - Louveira - SP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Embora Louveira tenha se tornado município em 1965, os registros iniciais de sua ocupação datam de
Não corresponde ao período imperial da História do Brasil:
A entrada de imigrantes, a partir da segunda metade do século XIX, esteve relacionada à expansão da cultura cafeeira no oeste paulista e às medidas legais que conduziram à abolição do trabalho escravo.
A "Missão Francesa", que chegou ao Brasil em 1816, trazendo artistas plásticos como Debret e Taunay, contribuindo para a transformação da fisionomia cultural do país.
Segundo a organização político-administrativa, as províncias eram administradas por governadoresgerais eleitos pelos membros dos Conselhos Municipais.
Durante o Segundo Reinado, paralelamente à existência do Poder Moderador e do conselho de Estado, predominou um regime de governo nos moldes parlamentaristas, no qual o Gabinete era liderado pelo primeiro ministro.
A organização do Estado brasileiro que se seguiu à independência resultou no projeto do grupo liberalconservador, que defendia a monarquia constitucional, a integridade territorial e o regime centralizado.
Localizado no centro geodésico do país, o estado do Tocantins possui uma área de quase 280.000 km² e faz divisa com seis estados: Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso e Goiás. Situado em uma área de transição, apresenta características climáticas e físicas da região amazônica e do Centro-Oeste. O cerrado cobre quase 88% da área do estado. A maior bacia hidrográfica totalmente brasileira, a do Tocantins-Araguaia, está localizada no estado, que também conta com a maior ilha fluvial do mundo, a do Bananal, localizada na região sudoeste do estado.
A partir dessas informações e considerando a realidade histórico-geográfica do estado do Tocantins, julgue os itens seguintes.
O Tocantins faz fronteira com estados brasileiros situados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"Positivismo: Doutrina de Auguste Comte (v. comtiano), caracterizada, sobretudo (...) por preconizar como válida unicamente a admissão de conhecimentos baseados em fatos e dados da experiência". (Dicionário Aurélio)
"Marxismo: Doutrina dos teóricos do socialismo, os filósofos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), fundada no materialismo (...) [o marxismo] se desenvolveu através das teorias da luta de classes e da elaboração do relacionamento entre o capital e o trabalho, do que resultou a criação da teoria e da tática da revolução proletária". (Dicionário Aurélio)
As duas definições acima caracterizam o positivismo e o marxismo, doutrinas nascidas no século XIX, mas muito diferentes entre si. Sobre estas doutrinas é correto afirmar que o (a):
marxismo pregava que a história era fruto do consumo material de bens, e o positivismo acreditava que esta vinha da transformação social dos bens de fato em bens de consumo.
marxismo se opunha ao positivismo, porque a primeira doutrina era socialista de tendência comunista e a segunda era socialista de tendência liberal católica.
positivismo acreditava que os fatos em si eram a história, e o marxismo pregava que a história era materialmente construída pelos homens, através da luta de classe.
história positivista era a história dos grandes homens de Estado, e a marxista dos grandes homens da economia comunista soviética.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
O período entre-guerras foi marcado por crises profundas, inclusive do liberalismo político e econômico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...