Questões de História

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Um mundo profundamente transformado e dilacerado por guerras colossais contextualiza a nova estética que o século XX faz desenvolver. A arte de vanguarda expressa, entre inúmeras outras possibilidades, os sentimentos contraditórios da modernidade. Percorrendo os múltiplos caminhos assumidos pela arte, aparecem o Fauvismo, o Futurismo, o Cubismo, o Construtivismo, o Expressionismo, o Surrealismo, o Dadaísmo, o Abstracionismo, o Concretismo, o Minimalismo, entre outros. Sinteticamente, o Abstracionismo trabalha com a

  • A. imitação da realidade.
  • B. máxima objetividade para retratar a vida.
  • C. descrição natural da paisagem e dos personagens.
  • D. autonomia em relação à figura e ao real.

Práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, bem como instrumentos, objetos, artefatos e lugares, comunidades e pessoas que lhes são associados, correspondem ao que modernamente se entende por

  • A. sítios arqueológicos.
  • B. monumentos arquitetônicos de expressão histórica.
  • C. patrimônio cultural imaterial.
  • D. mitos e lendas do folclore.

As sucessivas oligarquias que, a partir do século XIX, dominavam a sociedade maranhense, a despeito das disputas entre elas, podem ser designadas pelas seguintes características:

  • A. promoviam o facciosismo e a divisão política provincial e, dessa forma, impediam o funcionamento partidário bem como buscavam ocupar os postos oficiais para exterminarem seus adversários e implantarem com exclusividade seus projetos políticos.
  • B. eram de origem urbana e instruídas, aglutinadoras das diversas correntes nacionais de opinião, além de intermediarem as relações entre a Corte imperial e a província.
  • C. no âmbito regional, aglutinavam facções e permitiam o jogo partidário, mediando as relações entre a Corte imperial e a província; eram oriundas de famílias de grandes proprietários rurais, além da utilização patrimonial do Estado.
  • D. de origem rural, provinham, sobretudo, da pequena agricultura e buscavam trazer para a província recursos do governo central, visando ao desenvolvimento agrícola para o Estado.
  • E. no âmbito regional, aglutinavam facções e correntes de opinião, tornando possível o jogo partidário; eram oriundas tanto do meio rural quanto urbano, sendo comandadas por intelectuais que tinham grandes dificuldades de acesso à Corte imperial e aos postos oficiais na província.

A forma que o crescimento econômico assumiu a partir da Revolução Industrial colocou em risco a sobrevivência humana, em razão do seu caráter predatório. Por isso, hoje se pensa em nova estratégia de crescimento que:

  • A. preserve a natureza de uma maneira geral, permitindo não só o seu uso pela presente geração, mas igualmente pelas gerações futuras.
  • B. diminua sistematicamente o ritmo do crescimento econômico e, dessa forma, contenha a pressão sobre os recursos naturais.
  • C. intensifique o uso dos recursos naturais, considerando que o desenvolvimento tecnológico é capaz de solucionar o problema.
  • D. privilegie acordos entre diversos governos no âmbito internacional, levando em conta os interesses nacionais.
  • E. delegue aos grandes grupos econômicos internacionais a escolha do melhor uso para os recursos naturais.

Regime de trabalho que foi implantado no Brasil no século XVI e perdurou durante quase quatrocentos anos:

  • A.

    Operariado.

  • B.

    Escravidão.

  • C.

    Colonato.

  • D.

    Trabalho volante.

  • E.

    Parceria.

A formação política de Sergipe, bem como seu peso econômico, social e cultural, da emancipação aos dias atuais, acompanhou o compasso da história nacional. A respeito desses temas, julgue os itens a seguir.

O algodão, especialmente depois da Guerra de Secessão nos Estados Unidos da América, passou a ocupar papel importante na economia sergipana nos fins do século XIX.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Governo de Itamar Franco que desindexou a economia brasileira, livrou o Brasil do vício da correção monetária e abriu o caminho para a estabilização, cujos efeitos positivos são sentidos até hoje, tinha como Ministro da Fazenda:

  • A. Delfin Neto;
  • B. Pedro Simon;
  • C. Ciro Gomes;
  • D. Fernando Henrique Cardoso.

Com base nos documentos, assinale a alternativa correta.

I) Excelentíssimo Sr. Deputado Ranieri Mazzilli. DD. Presidente da República em exercício. Senhor Presidente: Em face da próxima chegada do Sr. Doutor João Belchior Marques Goulart a Brasília, com o fito de prestar compromisso perante o Congresso Nacional e indicar à aprovação dele o nome do Presidente do Conselho e a composição do Primeiro Conselho de Ministros, bem como para receber em sessão do Congresso Nacional posse, juntamente com aquele Conselho e o seu Presidente, tudo nos termos do Artigo 21, parágrafo único da Emenda Constitucional nº 4 ( Ato Adicional de 02/09/1961), venho, na minha condição de Presidente do Congresso , solicitar de Vossa Excelência as indispensáveis garantias ao desembarque, permanência em Brasília e investidura na Presidência da República do Senhor Doutor João Goulart. (..) Auro de Moura Andrade. ( Presidente do Congresso Nacional , em 03/09/1961)

II) Excelentíssimo Senhor Senador Auro de Moura Andrade: Senhor Presidente: Nos termos e para os efeitos do Ato Adicional, tenho a honra de comunicar a Vossa Excelência e ao Congresso Nacional que indico para o Cargo de Primeiro-Ministro o Senhor Tancredo de Almeida Neves, que, por meu intermédio, submete à patriótica consideração desse plenário o seguinte Gabinete: ( segue-se a lista dos Ministros) (...) João Belchior Marques Goulart. ( Presidente da República, em 08/09/1961)

  • A.

    Os dois documentos contêm indícios que revelam ser presidencialista o sistema de governo na ocasião.

  • B.

    Estes documentos não contêm informações que permitam saber se o sistema de governo, na ocasião, era presidencialismo, ou o parlamentarismo.

  • C.

    O primeiro documento - e somente ele - revela que era parlamentarista o sistema de governo na ocasião.

  • D.

    Os dois documentos contêm informações que revelam ser parlamentarista o sistema de governo na ocasião.

  • E.

    O segundo documento - e somente ele - revela que era parlamentarista o sistema de governo da ocasião.

Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

A Revolução Francesa assinala, sob o ponto de vista político, o início da contemporaneidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

" Expedições reunindo às vezes milhares de índios lançaram-se pelo sertão, aí passando meses e às vezes anos, em busca de indígenas a serem escravizados e metais preciosos. Não é difícil entender que os índios já cativos participassem dessas expedições, pois a guerra � ao contrário da agricultura " era uma atividade própria do homem das sociedades indígenas. O número de mamelucos e índios sempre superou o dos brancos.

Por exemplo, a grande bandeira de Manuel Preto e Raposo Tavares, que atacou a região de Guairá em 1629, era composta por 69 brancos, 900 mamelucos e 2 mil indígenas.� (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1991, p. 51)

Esse texto faz referência a um dos mais importantes movimentos de expansão territorial da época colonial - as bandeiras. Nele, o autor:

  • A.

    critica a visão tradicional, que acusa o bandeirante de extermínio indígena, apontando a relação pacífica que se estabeleceu entre brancos e índios durante as bandeiras.

  • B.

    Justifica a presença de silvícolas nas expedições bandeirantes, argumentando que a guerra não era uma atividade desconhecida dessas comunidades, ao contrário do que ocorria com atividade agrícola.

  • C.

    Mostra a participação do ameríndio nas bandeiras organizadas no século XVI, comandadas e lideradas por chefes tribais, como Raposo Tavares.

  • D.

    Aponta o movimento bandeirante como responsável pela expansão territorial do Brasil, uma vez que ocupou terras de comunidades indígenas envolvidas em fortes disputas internas.

  • E.

    Aponta os objetivos do movimento bandeirante e suas formas de atuação, que envolviam a catequização de indígenas e sua voluntária participação no movimento.

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