Questões de História

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Análise de texto.

Num debate em sala de aula, o professor de História trabalhou com seus alunos o ponto de vista dos liberais e dos keynesianos em relação ao papel do Estado no domínio econômico. Após a leitura do texto de Hobsbawm, os alunos perceberem, após a orientação do professor, que

  • A.

    o governo dos Estados Unidos optou pelo ideário liberal enquanto o britânico preferiu a defesa do chamado Estado do Bem-estar social.

  • B.

    os dirigentes das duas potências hegemônicas foram coerentes em suas ações políticas com os fundamentos elementares do livre mercado.

  • C.

    os dois governantes tomaram decisões contraditórias em relação ao ideário defendido, por imposições da realidade ou pressões políticas.

  • D.

    os governantes, além de adotarem medidas intervencionistas, defenderam arduamente a cartilha ditada pelos monetaristas keynesiamos.

  • E.

    a primeira ministra de Grã-Bretanha manteve-se fiel aos princípios liberais, contrariando o governo dos EUA que se tornou intervencionista.

Reflita sobre o texto.

A partir da análise do texto, é possível concluir que o autor

  • A.

    concorda com a concepção marxista quando defende a idéia da existência de diferentes modos de produção.

  • B.

    critica os defensores do etnocentrismo quando adota implicitamente a tese da evolução histórica marxista.

  • C.

    concorda com a visão eurocêntrica quando critica veementemente os teóricos do marxismo-leninismo.

  • D.

    discorda dos marxistas-leninistas quando diz que eles não possuíam critérios para demarcar o tempo histórico.

  • E.

    discorda da periodização marxista quando critica a idéia de universalização da história da humanidade.

A respeito da transição gradual do sistema internacional de matriz européia para um sistema mundial bipolar, julgue os itens subseqüentes.

O Japão encerrou a Primeira Guerra Mundial envolvendo-se duramente nos assuntos da Europa pela via da expansão de suas indústrias e de seu comércio sobre as economias esgarçadas da Europa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Leila Leite Hernandez, em A África na Sala de Aula, o período entre guerras repôs na África o velho problema da resistência à opressão. Nesse contexto histórico, a independência da Etiópia representou uma quebra em um dos primeiros grilhões da África acorrentada, tendo um papel decisivo na constituição do imaginário africano. Ela destaca ainda outros fatores que tiveram um peso decisivo para o processo que deu impulso às lutas de independência, dentre os quais,

I. a experiência adquirida por muitos africanos que participaram diretamente das duas guerras mundiais.
II. as perdas materiais e humanas sofridas pelos países europeus em razão das guerras mundiais.
III. a influência dos movimentos fascistas que estimulavam a descolonização dos países africanos.
IV. o movimento revolucionário soviético que representou um modelo para países do terceiro mundo.
V. a invasão dos Estados Unidos nos países de origem islâmica que provocou revoltas em massa.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

A respeito da transição gradual do sistema internacional de matriz européia para um sistema mundial bipolar, julgue os itens subseqüentes.

A Primeira Guerra Mundial deixou um legado importante para a Europa: a ordem de Versalhes se revelou viável para administrar a herança da guerra e as novas leis se fizeram suportáveis para os vencidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere o texto.

A análise do texto permite afirmar que a autora

  • A.

    estuda as diferentes sociedades africanas baseada numa visão etnocentrista, na qual prevalecem as teorias de "civilização" e de "povos primitivos".

  • B.

    reforça a visão de que na África, antes da chegada dos europeus, havia grupos de indivíduos incapazes de assimilar a cultura dos povos civilizados.

  • C.

    desconsidera, em suas reflexões, a história dos africanos muçulmanos que conviveram pacificamente nas regiões onde missionários europeus atuavam.

  • D.

    aponta fatores comuns sobre determinados aspectos da história dos africanos, sem deixar de considerar as especificidades de cada um dos povos da África.

  • E.

    rejeita a tese de que os africanos possuem sua própria identidade cultural, pois enfatiza demasiadamente o ponto de vista dos povos colonizadores.

Analise o texto de um livro didático para alunos africanos escrito, em meados do século XX, por Georges Hardy, inspetor-geral da África Ocidental Francesa.

 

Tendo como referencial a abordagem teórica de Marc Ferro, pode-se afirmar que esse texto didático

  • A.

    revela o trabalho dos educadores europeus na formação intelectual dos africanos.

  • B.

    reproduz uma concepção eurocentrista de legitimação dos direitos do colonizador.

  • C.

    mostra que os africanos sentiam-se engrandecidos por estudar a cultura francesa.

  • D.

    traduz o sentimento de igualdade que os colonizadores tinham pelos africanos.

  • E.

    enaltece o direito de o povo africano lutar contra os dominadores estrangeiros.

O movimento das idéias que proclama a liberdade de todos os homens, em todos os níveis e em torno da razão, denomina-se

  • A.

    Iluminismo.

  • B.

    Absolutismo.

  • C.

    Materialismo.

  • D.

    Metafísica.

  • E.

    Mecanicismo.

O Bairro do Recife é o marco inicial da história da cidade e o seu principal pólo de animação noturna. Todos abaixo são pontos turísticos do Recife, EXCETO.

  • A.

    Parque de Esculturas Francisco Brennand.

  • B.

    Museu do Homem do Nordeste.

  • C.

    Mercado Eufrásio Barbosa.

  • D.

    A Praça Rio Branco ou do Marco Zero.

  • E.

    Observatório Cultural Malakoff.

Os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao litoral do atual estado do Espírito Santo em 1635. O início do povoamento ocorreu em Vila Velha. Vitória foi fundada a seguir, após combates entre portugueses e indígenas da região. A presença de religiosos europeus, como jesuítas e franciscanos, foi marcante na colonização desse território.

 O povoamento do Espírito Santo ocorreu de forma gradual, no litoral sul. Por mais de três séculos, a cana-de-açúcar comandou a economia local, substituída pelo café em meados do século XIX, com o Brasil já independente. A atração exercida pelo café, especialmente junto a fluminenses e mineiros, possibilitou a ocupação do interior, do sul para o norte.

A partir dessas informações e considerando também aspectos marcantes da história do Espírito Santo, julgue os itens que se seguem.

Diferentemente de outras áreas do Brasil colonial, no Espírito Santo, não há monumento histórico de cunho religioso, como igrejas e conventos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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