Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O século XVII representa a culminação de um processo em que se subverteu a imagem do ser humano e do mundo que o cerca. Sobre essa revolução, assinale a alternativa incorreta.
A ousadia e a necessidade levaram os homens a novos conhecimentos que modificaram suas relações com a natureza, destruíram alguns preconceitos e redefiniram sua posição diante do universo.
A ciência se converteria numa nova espécie de religião, seus sacerdotes seriam os cientistas, muitas vezes tão intransigentes na defesa de suas verdades quanto o dogmático católico.
O homem busca desvincular o conhecimento das necessidades do cotidiano para utilizá-lo, diretamente na tentativa de minimizar os problemas espirituais.
Saber e poder estão vinculados. Quem consegue controlar as relações de poder exerce forte influência sobre o saber assim como a imposição de um saber é uma forma de poder.
As mudanças que ocorreram na visão de mundo afetaram profundamente as gerações seguintes
Durante o período conhecido como "Grande Imigração", a utilização de mão-de-obra estrangeira no Brasil pode ser associada, em relação aos contextos externo e interno, aos seguintes fatores:
crescimento demográfico em fins do século XIX no contexto externo e falta de trabalhadores em função da abolição da mão-de-obra escrava no contexto interno;
rearranjo social com transformação de estruturas fundiárias no contexto externo e valorização do trabalhador estrangeiro, visto como mais racional e produtivo em comparação com o escravo liberto, no contexto interno;
disputas religiosas e/ou econômicas no contexto externo e baixa densidade populacional de algumas regiões no contexto interno;
desenvolvimento de uma cultura do trabalho associada a uma ética racionalista no contexto externo e necessidade de mão-de-obra livre objetivando o aumento da produtividade no contexto interno;
elaboração de uma prática de concentração fundiária expulsiva de mão-de-obra no contexto externo e prática de desconcentração fundiária receptiva de mão-de-obra no contexto interno.
"As mudanças ocorridas no pensamento europeu contribuíram decisivamente, para a construção das concepções de mundo da modernidade. Na arte, um novo conceito se firmou". Sobre o estilo barroco, considere as seguintes proposições:
I. No primeiro momento, prevaleceu o realismo, com destaque para os pormenores da pintura";
II. A arquitetura inspirou-se nas construções da Roma antiga;
III. A grandeza excessiva, a artificialidade, A ornamentação extravagante e o amplo uso de elementos clássicos, como a coluna, a cúpula e as representações escultóricas de cenas mitológicas são características da arquitetura;
IV. A música caracterizou-se pela grande variedade instrumental, Utilizando-se, inicialmente de polifônicos, que depois foram substituídos pelo canto individual. Estão corretas as proposições
Somente I, II e III.
Somente I, II e IV
Somente I, III e IV.
Somente II, III e IV.
I, II, III e IV
A pesquisa histórica no Brasil tem diversificado as fontes utilizadas em sua investigação. Desta maneira, a produção de artistas plásticos, destacadamente de pintores, vem sendo inquirida acerca das representações do Brasil através delas configurada e veiculada. Assinale a alternativa cuja imagem, ao retratar os grupos populares dos séculos XIX e XX, atentou para o registro de suas especificidades culturais – constituindo-se, assim, num importante documento para a abordagem das identidades sociais –, mas de maneira diretamente subordinada à premissa iluminista-civilizatória:
Aldeia de Tapuias, Rugendas.
Os Invasores, Antônio Parreiras.
Caipira Picando Fumo, Almeida Júnior.
Criança Morta, Cândido Portinari.
Baile Popular, Di Cavalcanti.
Analisando-se a construção do processo de civilização, não é correto afirmar que
as sociedades humanas criaram as mais diversas maneiras de explicar como surgiram o mundo e as coisas, construindo culturalmente mitos, lendas e deuses
a história do ser humano é marcada por uma luta constante para se manter como espécie e assegurar sua reprodução
os grandes impérios da Antigüidade tiveram governos centralizados e sofreram grande influência da religião.
entre os povos da Mesopotâmia, a religião desempenhava importante papel na vida cotidiana, com maior intensidade que no Egito, por serem teocêntricos, teocráticos, monoteístas e pacifistas.
nas primeiras civilizações, o homem era diretamente dependente da natureza, para ele, fonte inesgotável de mistérios.
A concepção de "tradição", circulante no imaginário brasileiro em associação ao ideário de nacionalidade, esteve perpassada, até um período bastante recente, por acentuada desqualificação, que sobrepunha traços de ausência de desenvolvimento econômico aos de atraso cultural. Em várias ocasiões, o poder público referendou esta concepção, interferindo com determinações legais e recursos financeiros para extirpação dos marcos do passado, em nome da modernidade. Indique a alternativa que exprime a atuação do Estado neste sentido:
O incêndio no Senado da Câmara, Rio de Janeiro, em 1790, com perda de grande parte da documentação existente.
A demolição do antigo prédio da Igreja da Candelária, erigido em 1630, Rio de Janeiro, com a inauguração de novo edifício, ainda inconcluso, em 1811.
O aterro da lagoa da Sentinela e dos pantanais de São Diogo, com a construção do Canal do Mangue, Rio de Janeiro, iniciado em 1857.
O fechamento do Cassino da Urca, Rio de Janeiro, em 1946, sendo o prédio ocupado a partir de 1950 pela TV Tupi.
A remoção da favela da Catacumba, próxima à Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, em 1969.
Sobre a história do trabalho, considere as seguintes proposições:
I. "O trabalho escravo instalou-se no Brasil de maneira efetiva, por ocasião do estabelecimento da grande empresa monocultora da cana-de-açúcar";
II. "A escravidão moderna foi a única e mais importante base do desenvolvimento da economia da Europa";
III. "Na produção colonial de natureza mercantil, o escravo era explorado como força de trabalho e como mercadoria de grande valor comercial";
IV. "A opção pela escravidão da raça negra é explicada pela submissão e adaptação do negro a qualquer condição de trabalho". Estão corretas as proposições
I e II somente
I e III somente.
I e IV somente.
II e III somente.
As alternativas abaixo, relacionadas à Confederação do Equador, estão corretas, exceto uma. Assinale-a.
Os rebeldes pernambucanos procuraram apoio de outras províncias e conseguiram adesão quase imediata da Paraíba, Rio Grande do Norte e do Ceará.
A Confederação tinha como modelo a constituição da Colômbia.
A intenção era criar um governo republicano e federativo, em que o poder legislativo fosse soberano.
Todos os líderes do movimento foram condenados à morte, com exceção de Frei Caneca.
Inglaterra foi o país que mais contribuiu com recursos financeiros e militares para reprimir a Confederação.
Sobre a formação da força de trabalho, considere as proposições abaixo.
I. "A automatização dos métodos artesanais de produção diminuiu o emprego da mão-de-obra".
II. "A divisão do trabalho em múltiplas operações deu origem às linhas de montagem, conduzindo o trabalhador à especialização e à alienação em relação ao processo produtivo global".
III. A Revolução industrial teve como conseqüência a humanização imediata das relações de trabalho principalmente no que se refere a salários, condições de higiene e jornada de trabalho.
IV. A mecanização nivelava por baixo a habilidade necessária dos trabalhadores, tornando possível incorporar, com facilidade, trabalho feminino e infantil.
Estão corretas
Das afirmações seguintes, assinale aquela que NÃO está relacionada com o Renascimento.
"A retomada da filosofia grega e, em especial, das idéias de Platão e Aristóteles levou os renascentistas a buscarem explicar o mundo com base na razão".
"A turbulência política convivia com prosperidade econômica. Instalava-se uma sociedade mais competitiva, individualista, distante do coletivismo medieval".
"Dentre as características da arte renascentista, está o uso da perspectiva, a exploração de cenas do cotidiano e a exaltação do corpo humano".
"O desenvolvimento comercial deu origem a uma burguesia, que se fortalecia com a concentração de riqueza e ambicionava a participação política".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...