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"O mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário".
A afirmativa acima exprime o pensamento dialético de um filósofo pré-socrático grego. Este filósofo é
Avicena.
Tomás de Aquino.
Epicuro.
Heráclito.
Édipo.
"(...) se procura fazer a colônia de Mato Grosso tão forte e poderosa que contenha os vizinhos em respeito e organize a administração." (Conselho Ultramarino)
A partir do texto acima, pode-se afirmar que a criação da capitania de Mato Grosso, em 1748, está ligada ao interesse português em:
garantir a posse da região que pertencia a Portugal desde a assinatura do Tratado de Tordesilhas (1494), mas que fora relegada a segundo plano durante os séculos XVI e XVII;
afirmar o poderio da Coroa portuguesa na região após o fracasso do empreendimento do donatário da capitania de Minas Gerais que englobava a região matogrossense;
consolidar o domínio no território a oeste da linha de Tordesilhas, conquistado e ocupado pelos colonos portugueses, evitando o avanço das missões jesuíticas espanholas sobre essas terras;
combater os sucessivos conflitos entre colonos portugueses e os comerciantes espanhóis que desde meados do século XVII pretendiam explorar as riquezas da floresta;
neutralizar a ação dos comerciantes franceses, pois desde o fim da França Equinocial faziam investidas sobre a região mato-grossense com o objetivo de aí instalar uma nova colônia.
Assinale a alternativa incorreta.
Dentre os povos da Antigüidade, os Hebreus distinguiram-se pelo monoteísmo, baseado na crença em Iavé.
O Cristianismo incorporou grande parte das tradições religiosas dos hebreus, que nos foram transmitidas através do Antigo Testamento.
Os Hebreus resolveram deixar o Egito durante o Reinado de Salomão, porque o regime de perseguição, imposto pelos Juízes e o Faraó, tornou-se insustentável
Moisés conduziu o povo hebreu do Egito à Palestina, no episódio conhecido como Êxodo.
Os hebreus celebravam Três grandes festividades, entre as quais a Páscoa, na qual se comemorava a saída do Egito.
A formação da nacionalidade apresentou-se como uma problemática complexa para as camadas letradas do Brasil entre meados do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Algumas obras redigidas neste período, de cunho historiográfico ou sociológico, buscando responder à questão da diversidade étnica, formularam uma interpretação em que tal pluralidade não se mostrava um empecilho à construção identitária. Segundo tais escritos, embora tivesse resultado da confluência de elementos portugueses, indígenas e africanos, o Brasil, por ter conferido hegemonia cultural e política ao legado europeu, portaria uma feição progressista, em conformidade aos modernos Estadosnações do hemisfério norte. Marque a alternativa referente ao formulador inicial desta tese, tornada clássica no IHGB e nos meios acadêmicos:
Carl F. P. von Martius, com a obra Como se Deve Escrever a História do Brasil, 1844.
Francisco Adolfo de Varnhagen, com a obra História Geral do Brasil, 1854.
Capistrano de Abreu, com a obra Capítulos de História Colonial, 1907.
Gilberto Freyre, com a obra Casa Grande e Senzala, 1933.
Sérgio Buarque de Holanda, com a obra Raízes do Brasil, 1936.
Nas décadas de 80 e 90, as áreas de Cerrado, do estado de Mato Grosso, passaram por um grande crescimento agrícola. A cultura que teve maior destaque nesse período foi:
o algodão;
o milho;
a laranja;
o arroz;
a soja.
Das alternativas seguintes, assinale aquela que não constitui característica do feudalismo.
Na sociedade feudal, a mobilidade social praticamente inexistia. Presas a uma estrutura rígida e estática, as pessoas eram agrupadas em estamentos, nos quais permaneciam por toda a vida.
Observa-se uma forte influência religiosa no comportamento social e na valorização das idéias Teocêntricas.
A cavalaria foi uma instituição característica da sociedade feudal, constituída pelos nobres que seguiam um código de honra e de conduta.
O poder político sofreu um processo de descentralização, espalhando-se pelas mãos dos grandes proprietários de terras.
Uma das questões contemporâneas na pesquisa histórica ou das ciências sociais é a ampliação do conceito de documento. Assinale a alternativa que estabelece uma relação apropriada entre documento e monumento:
monumento é a marca material e concreta do passado e documento é unicamente o registro oficial deste mesmo passado;
monumento é um conjunto de indícios materiais do passado e documento é todo tipo de registro do passado;
monumento é um sinal e uma herança do passado e documento é a escolha que o historiador faz do que restou do passado de acordo com o seu interesse;
monumento é o conjunto de todos os registros passados e documento é a prova do que existiu de fato;
monumento é a memória viva do que já não existe e documento é a invenção de um passado possível através dos registros efetuados.
A desagregação do mundo medieval pode ser percebida nos diversos níveis da realidade social. A economia, a sociedade, a política, a religião e a cultura sofrem profundas transformações. O Renascimento, a manifestação cultural desse processo de transformações, se opõe ao/às/à
desenvolvimento do racionalismo e experimentalismo.
manifestações da cultura pagã da Antigüidade clássica.
espírito criativo e à diversidade das idéias.
cultura leiga, ao humanismo e ao antropocentrismo.
cultura teocêntrica da Idade Média.
A respeito da história oral, assinale a alternativa INCORRETA:
a utilização da história oral como fonte desperta grande interesse na atual geração de historiadores e cientistas sociais, pois comporta novas possibilidades metodológicas;
a entrevista de história oral registra não apenas as visões de mundo do entrevistado, mas também as intenções do pesquisador em reelaborar o passado;
a história oral apresenta um campo vasto de trabalho, porém de forma centrada no conhecimento das visões de mundo e experiências das classes populares;
a história oral é uma fonte valiosa para compreender as circunstâncias em que as memórias são objeto de disputa;
a história oral fornece uma possibilidade de trabalho ímpar para o entendimento do enquadramento da memória.
Não podemos atribuir a Calvino
a condenação do sucesso econômico e da conquista de riquezas, na medida em que se tinham, por base, a ganância e a ambição, vícios que se opunham à ética cristã.
o estabelecimento, em Genebra, de um regime de governo de caráter teocrático, em que se confundiam princípios religiosos e políticos.
a crítica severa ao jogo, ao culto a imagens, à dança e ao adultério.
a noção de que o ser humano estava predestinado, de forma absoluta, a merecer o céu ou o inferno.
a ganância pelo lucro que era justificada pela ética religiosa, na medida em que o sucesso econômico e a conquista de riqueza eram sinais da predestinação divina do Paraíso.
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