Questões de História

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O neoliberalismo tem como característica

  • A.

    maior intervenção do Estado na economia e no atendimento social, programa de nacionalização e grandes investimentos nos serviços públicos.

  • B.

    o extremismo conservador contra posições progressistas e individualistas e a elaboração de políticas de combate às injustiças sociais.

  • C.

    a valorização do talento, da força, da capacidade individual e a negação dos valores coletivos e sociais.

  • D.

    a recuperação econômica dos países pobres, buscando soluções conjuntas para os problemas sociais, políticos e educacionais nesses países.

  • E. intervenção do Estado na coordenação e na implementação de projetos nacionais de desenvolvimento, incentivo aos trabalhadores com investimento na educação e programas de estabilidade no emprego.

Julgue os seguintes itens, relativos a aspectos que marcam a inserção regional e nacional do estado de Sergipe.

A situação de estado híbrido — com sua geografia voltada para o mar, mas também para o sistema hídrico do São Francisco — e sua matriz sertaneja conferem condição bastante diversificada da cultura, da sociedade e da economia de Sergipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das vertentes do fazer histórico que mais vem sendo desenvolvida nos últimos anos reporta-se à reconstituição dos indícios de resistência sócio-política, culturalmente inscritos. Com base nestes estudos, é possível afirmar, a respeito do regime ditatorial instaurado em 1964, que:

I- Com a vigência do AI-5, a partir de 1968, intensificouse a violência repressiva e a censura a qualquer manifestação cultural tornou-se cotidiana.

II- O regime ditatorial estabeleceu uma ordem autoritária pouco institucionalizada, com regras cambiantes, mantendo distorcidas instituições e liturgias próprias do sistema democrático.

III- O regime buscou estabelecer sua legitimidade através de uma intensa propaganda do crescimento econômico, com uma linguagem técnica que exaltava a modernização.

A(s) afirmativa(s) historicamente correta(s) é/são somente:

  • A. I;
  • B. I e II;
  • C. II e III;
  • D. I e III;
  • E. I, II e III.

Analise as proposições que estão relacionadas ao processo de globalização.

I. "A globalização desvaloriza o ser humano em favor do lucro."

II. "A globalização é criticada por não favorecer a distribuição da riqueza entre os países, agravando a exclusão social."

III. "É um processo que tende a transformar o mundo em um grande e único mercado e uniformizar as economias de todos os países, segundo o modelo imposto pelo neoliberalismo."

IV. "A globalização tem como característica a formação de gigantescos grupos econômico, a partir da fusão de várias empresas ou de companhias líderes do mercado."

Estão corretas

  • A. somente I e II.
  • B. somente II e III.
  • C. somente III e IV.
  • D. somente II, III e IV.
  • E. I, II, III e IV.

Julgue os seguintes itens, relativos a aspectos que marcam a inserção regional e nacional do estado de Sergipe.

A juventude urbana e de classe média de Aracaju não escapa aos parâmetros gerais da pesquisa mencionada no texto, o que os identifica como preocupados com o seu futuro profissional e com a insegurança do mundo do trabalho e da educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A música e a literatura foram duas expressões relevantes para a configuração identitária dos afro-descendentes no Brasil. Algumas dessas manifestações, por denunciarem as condições de vida cotidianamente enfrentadas por esses segmentos, em paralelo à valorização dos elementos não-brancos da sociedade, suscitaram, ainda que implicitamente, uma leitura política da realidade. Pode(m) ser considerada(s) como exemplo desta cultura política de contornos afro-brasileiros a(s) seguinte(s) produção(ões) musical(is):

I- O maxixe, que dançado nos cabarés do Rio de Janeiro ao final do século XIX, estendeu-se com sucesso aos palcos do teatro de revista.

II- O lundu, citado no oitocentos como uma dança licenciosa, mas que neste mesmo século disseminou-se em saraus e bailes das casas grandes e dos sobrados.

III- A polca, que bastante apreciada nos salões imperiais, foi apropriada por diferentes camadas sociais, chegando a compor o repertório de sociedades carnavalescas.

  • A. I;
  • B. II;
  • C. III;
  • D. I e II;
  • E. I e III.

Sobre a relação homem e natureza, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A evolução orgânica do homem foi suficiente para lhe garantir as condições de enfrentar os desafios da natureza com absoluto sucesso.

  • B.

    Quando o homem começou a transformar a natureza, ele deu início à história e criou os alicerces fundamentais da cultura".

  • C.

    Com habilidade e inteligência, o homem procurou inventar instrumentos capazes de aumentar suas possibilidades de uma existência social mais segura.

  • D.

    Um dos aspectos mais importantes para compreendermos as diferentes trajetórias dos homens é a relação entre história e cultura.

  • E.

    Ao assumir a postura ereta, o homem pôde desenvolver suas habilidades manuais, as quais estimularam o aumento da capacidade cerebral para armazenar e associar informações.

Com o fim do Estado Novo, a intelligentsia brasileira buscou novas interpretações para a realidade. O Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), fundado em 1955, tornou-se um dos mais destacados pólos deste debate intelectual. Assinale a alternativa que melhor define a matriz do pensamento isebiano:

  • A.

    a formulação de alternativas econômicas para a questão da produção agrícola, numa reafirmação da vocação agrária do Brasil;

  • B.

    a ponderação acerca do potencial industrial do Brasil e a necessidade de uma produção cultural que sustentasse um projeto nacional de longo alcance;

  • C.

    a reiteração acerca da necessidade de conciliação dos variados setores produtivos, numa perspectiva integradora da vida material e cultural da nação;

  • D.

    a reflexão acerca das contradições presentes na sociedade brasileira, consolidando uma visão dualista da questão nacional, entendida como a luta entre o setor arcaico e o setor moderno;

  • E.

    a afirmação da necessidade da construção de um Estado nacionalista, em que o engajamento político domina a produção cultural, cuja missão pedagógica é de conscientização e organização dos trabalhadores.

Com relação à construção da modernidade, observa-se no mundo das idéias e das invenções que

I. as transformações históricas não decorrem apenas da necessidade que os homens têm de melhorar suas condições materiais de existência.

II. os homens questionam as relações sociais e sua organização política, buscam respostas para suas dúvidas e querem entender os mistérios da natureza.

III. em qualquer sociedade, existem concepções de mundo baseadas em valores morais, costumes, sentimentos, inquietações religiosas ou científicas, além das descobertas materiais.

IV. no século XVII, o contraponto às verdades eternas dos dogmas religiosos era o entendimento de que os homens mudam, e com eles a sociedade e sua maneira de compreender o mundo em que vivem. Estão corretas as proposições

  • A.

    I e III somente.

  • B.

    I e IV somente.

  • C.

    I, II e III somente.

  • D.

    I, II e IV somente.

  • E.

    I, II, III e IV.

No estudo das ideologias constitutivas do pensamento social brasileiro da Primeira República, os discursos que entrecruzam religiosidade e poder têm sido elencados como novas fontes de investigação. Assim, com base nas pesquisas realizadas nos três últimos decênios, é possível afirmar que a maioria dos intelectuais católicos, geralmente recémconvertidos, assumiu uma postura político-cultural de cunho dogmático e proselitista, desdobrada numa concepção hierarquizante de ordem social. Contudo, um pequeno grupo de letrados mostrou-se favorável à discussão da questão social, abordada nas encíclicas de Leão XIII. Entre os autores representativos desta segunda tendência, pode ser citado:

  • A.

    Padre Júlio Maria, que em suas Conferências, proferidas desde 1895, afirmava ser possível a coexistência entre catolicismo e liberalismo civil e político

  • B.

    Jackson de Figueiredo, fundador da revista A Ordem, em 1921, na qual preconizava a "restauração" de uma sociedade idealizada, com culto ao passado e rejeição da mudança;

  • C.

    Alceu Amoroso Lima, que a partir de meados da década de 30, privilegiou a idéia de "liberdade" à "ordem", ainda que conferisse àquele vocábulo um sentido universalista;

  • D.

    Padre Leonel Franca, integrante do Conselho Nacional de Educação desde os anos 30, onde defendia o papel da religião na constituição de uma ética social;

  • E.

    Pandiá Calógeras, que tendo assumido os Ministérios da Guerra, da Agricultura e da Fazenda, foi indicado para presidente da Liga Eleitoral Católica em 1933.

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