Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na concepção do historiador Fernando A. Novais, em Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial, a formação social do Brasil colonial tinha intrínsecas relações com o regime de trabalho compulsório imposto pelo colonizador. Para ele, essa formação social fazia parte de um modo de produção que se organizava
com o objetivo de estimular a produção manufatureira nas colônias e elevar a arrecadação de impostos nas mãos da nobreza real metropolitana.
com a finalidade de realizar a apropriação de grandes extensões de terras voltadas quase que exclusivamente para a economia de subsistência.
no intuito de proporcionar as bases para o estabelecimento de colônias de povoamento europeu, visando o escoamento do excedente populacional.
visando desenvolver a industrialização de bens de consumo duráveis e alimentícios, suprindo, dessa forma, o mercado consumidor europeu.
no sentido de promover a primitiva acumulação capitalista e estimular o progresso burguês nos quadros da sociedade ocidental.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a momentos significativos da história brasileira ao longo do século XIX.
O golpe da maioridade, que antecipou a ascensão de D. Pedro II ao trono, buscou colocar um ponto final à turbulência do período regencial, marcado por sucessivos levantes armados em várias regiões do país, a exemplo, entre outros, da Balaiada, Sabinada, Cabanagem e Farroupilha.
Fernando A. Novais afirma que ocorreram no Brasil colonial, no século XVIII, pelos menos dois momentos de tomada de consciência da situação colonial, projetando-se a mudança e intentando-se a tomada do poder. Para o autor, nesses momentos ocorreram
a vinda da família real portuguesa e a abertura dos portos.
a Revolução Pernambucana e a Confederação do Equador.
a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.
a crise do sistema colonial e o fim do tráfico de escravos.
os acordos comerciais ingleses e a Constituição de 1824.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a momentos significativos da história brasileira ao longo do século XIX.
A antecipação da maioridade não foi um ato isolado. Ele foi acompanhado de outras medidas que, em linhas gerais, revigoravam dispositivos da Constituição de 1824, com o fortalecimento do Poder Moderador e a diminuição da autonomia de chefes locais e das províncias.
Considere o texto para responder as questões de números 7 e 8.
O depoimento do artesão inglês
I. expressa, por meio de sua experiência pessoal, um sentimento de satisfação pelo fim da coesão comunitária que existia no interior da Inglaterra antes do século XVIII.
II. deixa claro a sua crítica ao sistema industrial doméstico ou familiar que vigorou em quase todas regiões da Inglaterra até o século XVII.
III. revela sua indignação total com as péssimas condições de vida e de trabalho advindas do sistema manufatureiro inglês do século XVII.
IV. expressa o processo de deterioração das condições de vida e de trabalho engendradas pelo sistema fabril inglês no fim do século XVIII e início do século XIX.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
II e IV.
I e III.
III.
IV.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a momentos significativos da história brasileira ao longo do século XIX.
A Revolução Liberal de 1842, quando setores das elites de Minas Gerais e de São Paulo pegaram em armas contra o governo do Rio de Janeiro, prova que havia consenso entre os defensores do modelo monárquico que se consolidava no país.
Considere o texto para responder as questões de números 7 e 8.
Ao analisar o texto do depoimento do artesão com seus alunos, o professor de história, que tendo assimilado as novas diretrizes curriculares nacionais, deve enfatizar que:
I. o texto deve ser analisado dentro de um contexto espacial e temporal, tendo intrínsecas relações com a história e com outros componentes curriculares.
II. ele pressupõe que os alunos dominem o vocabulário do texto, já que essa competência é de responsabilidade de especialista de outro componente curricular.
III. o tema tratado no texto é importante como ilustração do saber histórico, porém, difícil de ser interpretado pelos alunos, por estar distante do seu imaginário.
IV. o texto tem importância para história local, mas pouca importância para a história geral, por tratarse de um relato sob a ótica individual de um simples artesão.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
IV.
III e IV.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a momentos significativos da história brasileira ao longo do século XIX.
A Revolução Praieira, de 1848, encerrou o ciclo de levantes contra os quais o Império teve de se debater. Nela, chama a atenção o nível de adesão popular, inclusive com a defesa da reforma agrária, atitude, entre outras, que levou os grupos conservadores a denunciarem uma inédita ameaça socialista no Brasil.
Considere a frase.
A máquina libertou o capital da opressão do trabalho.
(Buret, De la Misère, 1840. In: Michelle Perrot. Os Excluídos da História. Trad. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1988. p. 23)
Identifique as afirmações que estão em consonância com a idéia contida na frase.
I. A perfeição do trabalho que se obtém com a nova máquina será um estímulo a se fazer melhor e o operário finalmente entenderá que, quando as máquinas substituem em todos os sentidos o trabalho do homem, produz melhor e mais barato do que ele.
II. O surgimento da máquina a vapor libertou os �operários de ofícios� de suas péssimas condições de trabalho, fato que, ao elevar sua auto-estima, estimulou sua promoção a postos de engenharia mecânica, e, portanto, de sua valorização profissional.
III. O que está em jogo não é apenas o emprego e sim o controle: controle das matérias primas, controle dos produtos em qualidade e quantidade, controle dos ritmos e dos homens.
IV. Os operários adquiriram maior liberdade com o advento da máquina, quando puderam, inclusive, dispor do tempo indispensável para intensificar sua organização sindical e a formação de partidos dos trabalhadores.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a momentos significativos da história brasileira ao longo do século XIX.
A criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, cuja primeira tarefa de vulto foi realizar concurso público para a redação de uma História do Brasil, inscreve-se entre os instrumentos indispensáveis ao esforço de se construir uma nação, como mencionado no texto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...