Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir das argumentações presentes no texto, pode-se dizer que o autor defende a idéia de que

  • A.

    o sistema fabril teve o seu desenvolvimento ligado aos interesses da classe operária.

  • B.

    a revolução industrial engendrou e moldou a formação da classe operária.

  • C.

    as condições materiais determinaram o surgimento da classe operária.

  • D.

    a classe operária formou-se a si própria tanto quanto foi formada.

  • E.

    a consciência da classe operária foi uma dádiva da "vigorosa raça de seres".

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a momentos significativos da história brasileira ao longo do século XIX.

A Lei de Terras, de 1850, foi, sob vários aspectos, revolucionária, a começar por abrir a simples trabalhadores rurais a oportunidade de se tornarem pequenos proprietários pela via da legalização da posse de áreas por eles ocupadas havia bastante tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Michelle Perrot, em Os Excluídos da História, ao analisar o movimento ludita (luddismo) na França, do século XIX, conclui que as mulheres trabalhadoras

  • A.

    se insurgiram por si mesmas contra a máquina destruidora de um modo de produção doméstico a que estavam particularmente apegadas.

  • B.

    foram cúmplices dos patrões na adoção da maquinaria de alto padrão, pois elas viam nesta medida a diminuição de suas tarefas mais árduas.

  • C.

    tornaram-se aliadas dos patrões ao impedirem que os operários destruíssem as máquinas modernas, que ofereciam a elas oportunidades de ascensão profissional.

  • D.

    criticavam esse movimento porque, ao quebrarem e queimarem as máquinas, os trabalhadores provocavam aumento do desemprego.

  • E.

    se revoltaram contra seus maridos, pois estes destruíam as máquinas e, dessa forma, minavam as possibilidades de estabilidade no emprego.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a momentos significativos da história brasileira ao longo do século XIX.

A existência de um Gabinete da Conciliação, na década de 50 do século XIX, confirma a quase intransponível dificuldade de acomodação dos interesses de conservadores e liberais no regime parlamentar vigente no Segundo Reinado, o que tornava miragem o sonho daquilo que o texto chama de “arranjo” político entre as elites.

  • C. Certo
  • E. Errado

O atual Município de São José foi fundado em 1750, pelos:

  • A.

    alemães

  • B.

    italianos

  • C.

    vicentistas

  • D.

    açorianos

O filme Carlota Joaquina mostra uma versão sobre o contexto histórico que culminou com a independência do Brasil. Nesse contexto, o filme destaca

  • A.

    o papel de D. João VI como um rei estrategista e democrático, cuja liderança política levou-o à condução do processo de independência do Brasil de forma pacífica e harmoniosa.

  • B.

    o papel da esposa de D. João VI pela sua feminilidade e lealdade ao marido e aos súditos, e cuja determinação política acabou influenciando seu filho Pedro a conduzir, sem oposições, a independência do Brasil.

  • C.

    a participação dos ingleses nas decisões que culminaram com a fuga da família real portuguesa para o Brasil, assim como de seu interesse no processo de independência do Brasil.

  • D.

    o papel que Napoleão Bonaparte, rei da França, teve no processo de independência do Brasil, haja vista os acordos comerciais entre franceses e D. João VI para garantir a importação/exportação de açúcar e café.

  • E.

    a participação decisiva dos franceses no processo de independência do Brasil, uma vez que a França arquitetou a invasão de Portugal com o objetivo de tornar-se metrópole da colônia portuguesa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a momentos significativos da história brasileira ao longo do século XIX.

A “transição lenta do sistema escravista”, a que o texto alude, em verdade não ocorreu. A intransigência dos setores mais retrógrados da sociedade brasileira impedia que a legislação abolicionista fosse adotada gradualmente, o que explica o caráter drástico da Lei Áurea, de 1888.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao trabalhar em sala de aula o filme Carlota Joaquina – a princesa do Brasil, dirigido por Carla Camurati, o professor deve explicitar aos seus alunos que

  • A.

    o filme, por ser uma ficção, pode ser utilizado como um recurso audiovisual para ilustrar as aulas sobre a independência do Brasil, mas que as imagens, distorcem a verdade dos fatos históricos.

  • B.

    a diretora do filme, mesmo produzindo uma comédia, acabou revelando aspectos significativos da história política do Brasil, adotando inclusive uma versão desvinculada da necessidade de criar heróis.

  • C.

    a diretora do filme, ao enfatizar o papel da esposa de Dom João VI, chamando-a inclusive de princesa do Brasil, camuflou os verdadeiros fatos históricos relacionados às razões da fuga da família real.

  • D.

    o filme pode ser utilizado como uma fonte de conhecimentos históricos mais apropriada para alunos do ensino fundamental do que o livro didático, já que a diretora do filme analisa a história com mais imparcialidade do que os autores de livros.

  • E.

    o filme revela exclusivamente o ponto de vista da diretora sobre fatos da história do Brasil, sendo pouco valorizados pelos historiadores em razão da exaltação que ela faz do governo de Dom João VI, visto como um herói nacional.

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos à trajetória republicana brasileira.

Infere-se do texto que, sem embargo de algumas discrepâncias pontuais, havia homogeneidade — no sentido de consenso político — entre as forças políticas que se aproximaram para derrubar a “carcomida” ordem oligárquica que caracterizava a República Velha.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme Alfredo Bosi, em Dialética da colonização, nos últimos decênios do Império no Brasil, as tendências progressistas circulam pelo Partido Liberal e pelo Republicano, mas não coincidem perfeitamente nem com um nem com outro. Houve resistências conservadoras, e até escravistas, em ambos os grêmios. Para esse autor, a história desse novo liberalismo, pode ser apreendida na relação que se faz entre a

  • A.

    ideologia intra-oligárquica, visível desde os anos 20, e o entrosamento do país em uma rígida divisão internacional de produção já nos anos de 1825.

  • B.

    nova doutrina liberal, manifesta desde os anos 40, e o processo político de interferência estatal que garantia os lucros da classe exportadora nos anos de 1830.

  • C.

    doutrina neoconservadora, visível desde os anos 30, e o liberalismo moderno e reformista que implantou o trabalho livre já nos anos de 1880.

  • D.

    nova ideologia ultraliberal, presente nos anos 50, e o crescimento de atividades industriais que os movimentos abolicionista propiciou já nos anos de 1870.

  • E.

    nova corrente ideológica, visível desde os anos 60, e o dinamismo econômico e social que a extinção do tráfico instaurou no país já nos anos de 1850.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...