Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As figuras abaixo referem-se às questões de números 35 e 36.

A comparação de ilustrações reproduzidas em momentos diferentes são importantes para que os alunos possam

  • A.

    concretizar as noções altamente abstratas de tempo histórico.

  • B.

    estabelecer relações históricas de permanências e mudanças.

  • C.

    assimilar outras experiências históricas do presente e do passado.

  • D.

    memorizar as explicações e os textos históricos estudados na aula.

  • E.

    compreender o presente através do estudo do passado histórico.

Na sala de aula, um aluno questiona o professor se o estudo da história da mulher tem importância para a sociedade. Baseado nos fundamentos das novas diretrizes curriculares nacionais, o professor deve responder que

  • A.

    os historiadores desprezam a história das mulheres por considerarem os operários das indústrias dos grandes centros urbanos os sujeitos das transformações sociais.

  • B.

    os historiadores brasileiros são pioneiros no estudo da história das mulheres em razão da massificação publicitária que os meios de comunicação fazem sobre o corpo da mulher.

  • C.

    os estudos sobre a mulher refletem a necessidade de romper a visão esteriotipada sobre os diferentes, fundada na negação dos papéis históricos representados pelos agentes sociais.

  • D.

    a história das mulheres é mera ficção, uma vez que, por serem vítimas de seus próprios corpos, elas são vulneráveis à dominação masculina e ao poderes políticos.

  • E.

    não é possível resgatar a história das mulheres haja vista a pequena participação delas nas lutas sociais e políticas, em razão do seu papel como reprodutora e doméstica.

Sobre o tema Leitura e Escrita na História, de Fernando Seffner, considere os itens abaixo.

I. A leitura de textos que estabeleçam correlação entre acontecimentos, em diferentes locais e tempos, possibilita ao aluno incorporar a história passada da humanidade em seu repertório de vida e na construção de sua vida social.

II. A leitura é também uma chave para a integração política do jovem, no sentido grego do termo, a integração à pólis, aos códigos de discussão da comunidade política. A leitura e a escrita constituem um caráter público para o indivíduo.

III. Os conhecimentos históricos podem servir de apoio na leitura de qualquer outra modalidade de texto, em qualquer outra área, na medida em que o texto é datado historicamente, vinculado a determinada visão de mundo ou conjuntura.

IV. As atividades de leitura e escrita associadas ao ensino de história devem possibilitar ao aluno elaborar seu projeto social a partir da análise de outros projetos. Fazer do aluno um agente social é ensiná-lo a reconhecer diferentes projetos sociais embutidos nas diferentes falas sociais, e ajudá-lo a construir sua trajetória a partir destes referenciais.

Para o autor é correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

Considere os itens abaixo.

I. A relação com o passado deve ser cultivada, desde que se tenha uma compreensão do tempo como algo dinâmico, mas não simplesmente linear e seqüencial.

II. Nada mais significativo e importante, para a construção da cidadania, do que a compreensão de que a cultura não existiria sem a socialização das conquistas humanas.

III. O sujeito anônimo é, na verdade, o grande artesão dos tecidos da história.

IV. A produção do conhecimento está diretamente associada à dimensão da razão objetiva, desvalorizando-se outros tipos de experiências ou mesmo expressões outras da sensibilidade.

V. O resgate do passado histórico deve ser realizado priorizando-se o utilitarismo das experiências passadas, evitando-se considerar as possibilidades afetivas, lúdicas e estéticas de entender o mundo.

VI. Em nome da velocidade do progresso, deveriam ser criados valores únicos e universais necessariamente aceitos por todos os povos para o desenvolvimento da sociedade.

Os itens que NÃO estão de acordo com a concepção histórica presente nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais são APENAS

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II, IV e VI.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    IV, V e VI.

Segundo os autores, o pressuposto básico a que o texto se refere revela o potencial educativo de um museu, pois o discurso museográfico permite

  • A.

    coletar informações sobre os critérios de seleção dos objetos adotados pelos museólogos da época.

  • B.

    reviver a história do passado de um povo; valorizar a construção da memória do Estado Nacional.

  • C.

    demonstrar aos alunos a importância de se rememorar ou glorificar o passado de grupos dominantes.

  • D.

    concretizar mensagens e idéias, comunicar os resultados da produção de um certo conhecimento.

  • E.

    reforçar a concepção de que a museologia está voltada para o estudo de objetos produzidos na passado.

 

Considerando o texto acima, as características gerais da Antiguidade Clássica e aspectos significativos do feudalismo medieval europeu, julgue os itens a seguir.

O escravismo foi a base de sustentação da economia grecoromana, inexistindo, na prática, outras formas de relações de produção. No caso de Roma, isso se deu, sobretudo, nas duas primeiras etapas de sua evolução histórica — monarquia e república.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1984, a sociedade brasileira realizou uma extraordinária mobilização política – o movimento das "Diretas já" – para pressionar o Congresso Nacional a votar a reforma constitucional que permitiria:

  • A. a diminuição do mandato presidencial para 5 anos;
  • B. a promulgação de uma nova Constituição;
  • C. a revogação da legislação do período autoritário;
  • D. a posse dos candidatos eleitos por votação indireta;
  • E. a eleição direta para a Presidência da República.

 

Considerando o texto acima, as características gerais da Antiguidade Clássica e aspectos significativos do feudalismo medieval europeu, julgue os itens a seguir.

Na Grécia Clássica, a existência da polis configura a formação de um Estado nacional centralizado, conquanto tenha sido permitida a relativa autonomia religiosa e cultural das cidadesestado.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima, as características gerais da Antiguidade Clássica e aspectos significativos do feudalismo medieval europeu, julgue os itens a seguir.

O expansionismo romano ocorreu em duas etapas. De início, ele correspondeu à unificação da península itálica e, com as guerras púnicas, encerradas com a destruição de Cartago, prosseguiu externamente, conquistando a bacia mediterrânica.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima, as características gerais da Antiguidade Clássica e aspectos significativos do feudalismo medieval europeu, julgue os itens a seguir.

A crise do escravismo, claramente presente nos séculos finais do Império Romano, levou grande parte da Europa a se reorganizar em um novo modelo econômico, político, social e cultural que, gradativamente, se impôs %u2014 o feudalismo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...