Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre fins do século XVIII e a primeira metade do século XIX, a Era Revolucionária anuncia a chegada da Idade Contemporânea. Sob o ponto de vista material, a Revolução Industrial praticamente sepultava o anterior modelo de produção, subvertendo radicalmente o sistema produtivo e os padrões de vida da sociedade. Com ela, começava o processo de consolidação do capitalismo e sua expansão em escala planetária. Politicamente, as Revoluções Liberais Burguesas substituíam as arcaicas instituições do Antigo Regime por um novo tipo de regime político e de Estado. A expansão capitalista não se faz de maneira homogênea nem pacífica. Atritos e rivalidades marcam a corrida imperialista. Em larga medida, as duas guerras mundiais que explodem na primeira metade do século XX refletem esse cenário de acirrada disputa entre os países.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos ao quadro histórico do mundo contemporâneo.

Ao consolidar o capitalismo, a Revolução Industrial forjou um novo tipo de sociedade, crescentemente urbana e basicamente dividida em duas grandes classes sociais — a burguesia e o proletariado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre fins do século XVIII e a primeira metade do século XIX, a Era Revolucionária anuncia a chegada da Idade Contemporânea. Sob o ponto de vista material, a Revolução Industrial praticamente sepultava o anterior modelo de produção, subvertendo radicalmente o sistema produtivo e os padrões de vida da sociedade. Com ela, começava o processo de consolidação do capitalismo e sua expansão em escala planetária. Politicamente, as Revoluções Liberais Burguesas substituíam as arcaicas instituições do Antigo Regime por um novo tipo de regime político e de Estado. A expansão capitalista não se faz de maneira homogênea nem pacífica. Atritos e rivalidades marcam a corrida imperialista. Em larga medida, as duas guerras mundiais que explodem na primeira metade do século XX refletem esse cenário de acirrada disputa entre os países.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos ao quadro histórico do mundo contemporâneo.

Enquanto o liberalismo foi a bandeira política e ideológica esgrimida pela burguesia ao longo do século XIX, os trabalhadores não conseguiram se organizar e, por isso mesmo, não puderam construir um movimento operário a partir de doutrina própria. Foi preciso esperar pela chegada do século XX para que as idéias socialistas fossem conhecidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre fins do século XVIII e a primeira metade do século XIX, a Era Revolucionária anuncia a chegada da Idade Contemporânea. Sob o ponto de vista material, a Revolução Industrial praticamente sepultava o anterior modelo de produção, subvertendo radicalmente o sistema produtivo e os padrões de vida da sociedade. Com ela, começava o processo de consolidação do capitalismo e sua expansão em escala planetária. Politicamente, as Revoluções Liberais Burguesas substituíam as arcaicas instituições do Antigo Regime por um novo tipo de regime político e de Estado. A expansão capitalista não se faz de maneira homogênea nem pacífica. Atritos e rivalidades marcam a corrida imperialista. Em larga medida, as duas guerras mundiais que explodem na primeira metade do século XX refletem esse cenário de acirrada disputa entre os países.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos ao quadro histórico do mundo contemporâneo.

O neo-colonialismo foi uma das faces — provavelmente a mais visível — da expansão imperialista da segunda metade do século XIX. A necessidade de evitar guerras dispendiosas levou as principais potências européias a serem bastante prudentes na exploração da África, fixando as fronteiras de suas colônias de acordo com as culturas locais e tendo o cuidado de nelas desenvolver o mercado interno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre fins do século XVIII e a primeira metade do século XIX, a Era Revolucionária anuncia a chegada da Idade Contemporânea. Sob o ponto de vista material, a Revolução Industrial praticamente sepultava o anterior modelo de produção, subvertendo radicalmente o sistema produtivo e os padrões de vida da sociedade. Com ela, começava o processo de consolidação do capitalismo e sua expansão em escala planetária. Politicamente, as Revoluções Liberais Burguesas substituíam as arcaicas instituições do Antigo Regime por um novo tipo de regime político e de Estado. A expansão capitalista não se faz de maneira homogênea nem pacífica. Atritos e rivalidades marcam a corrida imperialista. Em larga medida, as duas guerras mundiais que explodem na primeira metade do século XX refletem esse cenário de acirrada disputa entre os países.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos ao quadro histórico do mundo contemporâneo.

A Grande Guerra de 1914 foi, antes de tudo, um conflito europeu. Ao chegar ao fim, no entanto, permitiu que dois acontecimentos começassem a conduzir a História do século XX: a emergência dos EUA e a Revolução Russa de 1917, que inaugurou um novo modelo econômico, político e social, o qual, por muitas décadas, sobreviveu como alternativa ao capitalismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

"A transversalidade, atrelada aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), publicados pelo Ministério da Educação, apresenta temas que devem nortear a elaboração dos objetivos, programas e conteúdos que serão desenvolvidos por professores e alunos nas escolas brasileiras." Entre o conjunto de temas transversais propostos, assinale a seguir a alternativa que NÃO é citada explicitamente nessa proposta.

  • A.

    Saúde e Meio Ambiente.

  • B.

    Orientação Sexual; Trabalho e Cultura.

  • C.

    Ética e Pluralidade Cultural.

  • D.

    Meios de Comunicação e Movimentos Sociais.

 

Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.

Vargas chegou ao poder à frente de um movimento armado, comumente chamado de Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, marcada pelo amplo domínio das oligarquias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre fins do século XVIII e a primeira metade do século XIX, a Era Revolucionária anuncia a chegada da Idade Contemporânea. Sob o ponto de vista material, a Revolução Industrial praticamente sepultava o anterior modelo de produção, subvertendo radicalmente o sistema produtivo e os padrões de vida da sociedade. Com ela, começava o processo de consolidação do capitalismo e sua expansão em escala planetária. Politicamente, as Revoluções Liberais Burguesas substituíam as arcaicas instituições do Antigo Regime por um novo tipo de regime político e de Estado. A expansão capitalista não se faz de maneira homogênea nem pacífica. Atritos e rivalidades marcam a corrida imperialista. Em larga medida, as duas guerras mundiais que explodem na primeira metade do século XX refletem esse cenário de acirrada disputa entre os países.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos ao quadro histórico do mundo contemporâneo.

A vitória do Eixo na Segunda Guerra Mundial explica a razão pela qual, após o conflito, as relações internacionais mergulharam em rígida bipolaridade, cenário de permanentes crises e de elevada tensão conhecido como Guerra Fria.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Sabendo que o ensino é algo dinâmico e necessita adaptar-se às diversas realidades dos alunos, o professor pode e deve renovar o ensino da História, tanto numa abordagem tradicional como na implantação de eixos temáticos." (Freitas Neto, 2003). Para que isso se realize, o professor de História deve estar atento, entre outros tantos pontos, para o constante da alternativa:

  • A.

    O professor poderá alcançar sempre seus objetivos, desde que consiga cooptar seus alunos para desenvolver o conteúdo que mais se enquadra com seu preparo teórico e prático.

  • B.

    A inovação representada pela transversalidade já garante por si só a articulação dos conteúdos históricos divididos de forma tradicional ou dentro de propostas inovadoras.

  • C.

    Refletir com os alunos sobre o que se ensina, porque se ensina e onde quer se chegar, para que eles sejam partícipes desse processo de aprendizagem.

  • D.

    O reduzido número de aulas para o ensino de História nas séries do ensino fundamental, impede a realização de mudanças no trabalho do professor.

 

Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.

Na República Velha, em larga medida, predominou a Política dos Estados ou Política dos Governadores, pela qual as elites das unidades da Federação economicamente mais poderosas — São Paulo e Minas — se revezavam no poder central. Não por outra razão, popularizou-se a expressão política do cafécom- leite para caracterizar o quadro político brasileiro desse período.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Estamos assistindo, na sociedade moderna, à crise dos modelos: a crise do modelo de Estado, do emprego, da família, enfim, a crise do homem moderno." Diante de tantos desafios, o papel do educador, do professor de História é:

  • A.

    levar o aluno a entender que somente pelo estudo da História ele poderá pensar as crises que o homem contemporâneo enfrenta.

  • B.

    dar receitas e fórmulas prontas e repetir modelos com base na experiência dos que já viveram mais.

  • C.

    auxiliar os seus alunos a compreender melhor esse mundo repleto de tantas variáveis e significados.

  • D.

    ressaltar que todas essas crises são fruto do desenvolvimento dos modernos meios de comunicação, que cada vez invadem mais os espaços privados do homem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...