Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.

Desfraldando a bandeira das mudanças e da moralização da vida pública, o movimento tenentista foi a última tentativa de fôlego que a República Velha utilizou para tentar prolongar sua existência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A História (como das humanidades em geral), tem suma relevância nos dias atuais e o professor de História deverá estar preparado para ocupar o seu espaço dentro desse contexto. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO condiz com a afirmação anterior. Assim, o professor precisa:

  • A.

    ter um pensamento crítico, sustentado por muita leitura, que o deixará preparado dentro das limitações que lhe são determinadas, a liberdade de optar e exercitar a "inclusão histórica" e social.

  • B.

    ter um conhecimento sólido do patrimônio cultural da humanidade, para poder interagir com o universo sócio-cultural de seus jovens educandos.

  • C.

    ter claro o quê e como ensinar os conteúdos por ele planejados.

  • D.

    ter a convicção de que para educar, preparar os jovens de hoje, é suficiente estar bem informado.

 

Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.

Liberal e bastante democrática em seus primeiros anos, a Era Vargas (1930-1945) somente adquiriu feições centralizadoras e autoritárias com o advento do Estado Novo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de apropriação e produção do conhecimento, o professor de História torna-se ou é o responsável por:

  • A.

    explicitar ao aluno que a sala de aula é apenas um espaço onde se transmite informações.

  • B.

    constatar com seu aluno que a construção histórica é apenas um eco do que os outros já disseram.

  • C.

    dar condições para que o aluno possa participar do processo do fazer, do construir a História.

  • D.

    levar o aluno a entender que o conhecimento histórico é adquirido como um dom.

 

Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.

Nos anos 30, o clima de efervescência ideológica que varria a Europa, ajudando a compor o cenário da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), também se manifestou no Brasil, com os embates entre forças da direita (Ação Integralista Brasileira) e da esquerda (Aliança Libertadora Nacional).

  • C. Certo
  • E. Errado

"A questão do tempo é fundamental no ensino da História. Para os estudiosos que se dedicam a entendê-lo, existe uma série de questões a serem consideradas", entre elas destacamos:

  • A.

    A convivência com a natureza e as relações sociais não interferem na apreensão da categoria tempo pelas pessoas.

  • B.

    A compreensão da categoria tempo acha-se comprometida na medida em que se disseminam as narrativas orais e cinematográficas.

  • C.

    O tempo é uma categoria histórica construída apenas na memória individual do homem no lugar e no momento em que existiu.

  • D.

    Dependendo do ponto de vista de quem o concebe, o tempo pode abarcar concepções múltiplas.

 

Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.

A “reação paulista”(l.5) foi a Revolução Constitucionalista de 1932. Embora vitorioso em termos militares, Vargas se viu obrigado a convocar eleições, das quais emergiu uma assembléia constituinte.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Os debates historiográficos contemporâneos têm proporcionado ao longo dos anos uma série de controvérsias, dilemas e confrontos de paradigmas ao se percorrer os caminhos e descaminhos da História". (Vainfas, 1997) Entre as afirmações abaixo, todas são consideradas corretas, com EXCEÇÃO da alternativa:

  • A.

    Na história da historiografia ocidental muitas propostas de investigação foram se sucedendo, tendo hoje especial destaque a chamada Nova História Cultural.

  • B.

    Nos últimos anos, o questionamento dos modelos explicativos de caráter totalizante foi acompanhado da valorização de sujeitos históricos geralmente excluídos das narrativas históricas tradicionais.

  • C. "A macro-história e a micro-história não são necessariamente excludentes. São apenas modos distintos de conceber e de fazer História".
  • D.

    As constantes oscilações e mudanças nas correntes historiográficas, levaram ao colapso de idéias e degradação de opiniões entre os intelectuais, perdidos no emaranhado de escolas demográficas estabelecidas.

 

Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.

Para efetivar o golpe de 1937 e manter-se no poder com poderes ditatoriais, Getúlio fez uso de um pretexto: anunciou ao país a descoberta de um plano audacioso de tomada do poder pelos comunistas, com o indispensável apoio de Moscou, contido em famoso — e falso — documento, o Plano Cohen.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de avaliação é importante considerar uma série de critérios, mais abrangentes ou mais específicos, e dentre eles assinalamos

  • A. Questionar sobre o domínio de conteúdos vivenciados pelos alunos durante um determinado ciclo ou séries, sem considerar os procedimentos e atitudes como conquistas dos estudantes.
  • B. Cuidar na preparação de conteúdos, para que novas intervenções didáticas e outras possibilidades pedagógicas, não possam interferir no processo de aprendizagem dos alunos.
  • C.

    Considerar o conhecimento prévio, as hipóteses e os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem com os mesmos.

  • D.

    Mensurar, com base no processo de avaliação, simplesmente fatos e conceitos assimilados durante o desenvolvimento do tema proposto e estudado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...